O setor de alimentos e bebidas, passaram a atribuir atenção às tecnologias para potencializarem as suas vendas
O ano de 2021 ficou marcado pela aceleração da tecnologia por conta das medidas de segurança impostas pela pandemia do Coronavírus.
Essa potencialização atingiu em cheio os comércios físicos, em especial os sistemas de gestão do setor A&B, que por conta do distanciamento social, foram remodelados para que houvesse o mínimo de contato possível entre os clientes e colaboradores e, mesmo assim, as compras fossem concluídas de forma rápida e efetiva.
Nos últimos meses, uma recente pesquisa realizada pela Gartner, líder mundial de pesquisas e consultoria empresarial, mostrou que 24% das empresas aumentaram os seus investimentos em aplicações relacionadas à Inteligência Artificial (IA), mesmo com as adversidades causadas pela pandemia, números estes que continuaram crescendo no decorrer de 2021 e tendem a permanecer/aumentar em 2022.
Implementação de novas tecnologias de finalização de compras
Um bom exemplo é o self checkout ou autoatendimento, aplicação que permite que o cliente tenha mais autonomia para realizar a compra de um produto, contratação de um serviço ou a busca por soluções.
Também conhecido como o atendimento inteligente, ele já agrada porcentagens superiores a 60,4% dos brasileiros que optam por utilizar o autoatendimento sempre que possível, de acordo com a Croma Marketing Solutions.
Este recurso se tornou uma tecnologia muito atrativa para diversos varejos, em especial os supermercados, que geralmente, contam com uma longa fila de espera.
Mais agilidade e automação na gestão do que entra e sai
Um outro sistema que atraiu a atenção dos empreendedores foi o PDV (ponto de venda), que consiste em equipamentos e/ ou sistemas que são implementados em um estabelecimento para fazer com que ele organize toda a gestão do estoque, formas de pagamentos, entrada e saída de mercadorias etc.
Com essa tecnologia foi possível acompanhar de forma mais estratégica o andamento do negócio e evitar imprevistos, como a falta de produtos.
A Zettle by Paypal, por exemplo, oferece um sistema PDV completo, com diversas funcionalidades que simplificam as vendas e a gestão: sistema bluetooth premium que facilita e agiliza as transações, realiza pagamentos por aproximação (NFC), sistema de segurança inviolável e boa usabilidade e resistência.
Recursos práticos que auxiliam na configuração e administração do negócio de forma otimizada e dinâmica.
De modo geral, o perfil de compra e exigência dos consumidores mudou e com isso as demandas de aperfeiçoamento das empresas na jornada de compra e satisfação do cliente.
O setor de alimentos e bebidas, seja de consumo imediato ou entregas, passaram a atribuir uma maior atenção às tecnologias para acompanhar essa transformação, permanecer com a qualidade de seus produtos e administração, e potencializarem as suas vendas.
Em 2022, estes ensinamentos deverão continuar valendo já que a tendência é que os clientes estejam cada vez mais atentos às novidades e, assim, exigentes.
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