Para habilitar o suporte 5G a esta nova geração de produtos e serviços, a Thales desenvolveu uma plataforma
Com o surgimento de novas tecnologias e dispositivos cada vez mais sofisticados, as operadoras de rede móvel precisam endereçar novas demandas de pessoas, empresas e órgãos públicos. Isso inclui o interesse crescente em multimídia de banda larga, veículos autônomos e cidades inteligentes.
O Cloud OTA (Over-The-Air), da Thales, permite a gestão remota e com segurança de SIMs Cards e eSIMs, e a Service-IQ é uma solução analítica de dados que possibilita entender o comportamento dos usuários e propor ações de marketing e rede.
“As expectativas para o 5G nunca foram tão altas. Os usuários estão ansiosos pelas novas possibilidades de adesão de tecnologia que a rede vai permitir. E para garantir esse avanço, a Thales está investindo em soluções para que essa infraestrutura seja segura e mantida em escala global; e, claro, a longo prazo”, afirma Juan Pablo Zuluaga, Head de Solutions Sales da Thales América Latina.
Para habilitar o suporte 5G a esta nova geração de produtos e serviços e otimizar a experiência do usuário, a Thales desenvolveu uma plataforma que permite a gestão segura e eficiente de SIM, eSIM e elementos de segurança em todas as gerações de rede (2G, 3G, 4G e 5G).
O Cloud OTA também fornece melhor experiência em diferentes canais (SMS, HTTP, NAS), assim como oferece uma estrutura única para implantações flexíveis e evolução de serviço.
A tecnologia da Thales protege a identidade do usuário, criptografando credenciais de ponta a ponta; permite o direcionamento imediato do assinante na rede preferencial; ativa o 5G Multi-IMSI com privacidade; protege redes contra violações de segurança com rotação de chaves; atualiza remotamente o sistema operacional de acordo com os padrões mais recentes; e gerencia remotamente e dinamicamente os pontos de acesso do aplicativo do dispositivo.
A solução permite à operadora introduzir novos serviços SIM ou modificar o conteúdo dos cartões remotamente, ou seja, sem precisar interromper o uso do sistema pelos clientes ou ter a necessidade de deslocamento até um ponto de venda.
Já o Service-IQ DMA (Device Management Analytics), desenvolvido pela Guavus, empresa da Thales pioneira em real time big data analytics, aborda os desafios de negócios e operações de empresas de telecomunicações por meio de análises comportamentais de ponta a ponta, desde a coleta massiva de eventos de rede até casos de uso de análises de alto valor.
Com esta solução, as operadoras podem planejar atualizações de rede considerando as capacidades dos dispositivos; mensurar a distribuição dos dispositivos na rede (radio, bandas, etc.); alinhar a oferta de dispositivos e possibilidades de upsell, de acordo com a segmentação e perfil de audiências; abordar as audiências certas com as ofertas de produto certas.
Além disso, a ferramenta permite identificar e medir comportamentos suspeitos na rede que podem levar a padrões de segurança ou fraude (clonagem de IMEI e IMSI, portabilidade de SIM, etc.).
Sobre a Thales
A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas especializadas em três domínios de negócios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço e Segurança Cibernética e Identidade Digital. Ela desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais verde e mais inclusivo. O Grupo investe perto de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave de inovação, como IA, segurança cibernética, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G. A Thales tem perto de 81.000 funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de € 18,4 bilhões.
Leia outros artigos da Thales aqui no Crypto ID!
Thales desenvolve tecnologia de transação de pagamentos em nuvem para SWAP