Últimas notícias

Fique informado

TRF 3ª Região inicia implantação do processo eletrônico | DNT – Alexandre Atheniense

27/05/2011

Ações previdenciárias poderão ingressar na Justiça Federal em São Paulo por meio eletrônico 

A partir do dia 15 de junho de 2011, o Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) será realidade na Justiça Federal da 3ª Região.

A principio, o PJ-e será implantado nas Varas Previdenciárias da cidade de São Paulo e gradativamente na 3ª Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que julga processos previdenciários em grau de recurso. Nessa fase inicial, toda a operação ocorrerá de forma controlada, progressiva e não será obrigatória.

A implantação do PJ-e decorre de uma parceria entre o TRF3, o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho da Justiça Federal. Trata-se de um sistema desenvolvido pelo CNJ, que pretende que todos os tribunais do país utilizem o PJ-e como sistema único de processo eletrônico.
Os advogados que queiram ingressar com uma ação em ambiente virtual poderão utilizar o serviço a partir da data estipulada. Para isso, é necessário o cadastramento prévio no site do TRF3 – www.trf3.jus.br – no ícone PJ-e, com a utilização do Certificado Digital (ICP-Brasil). Os feitos e ações destinados ao Plantão Judiciário não poderão ser recebidos por esse sistema.
Confira as regras para utilização do PJ-e: resolução 250, de 20 de maio de 2011
O novo sistema trará inúmeros benefícios como a redução no tempo de trâmite do processo; melhor controle de tarefas e prazos; redução de custos; melhoria na qualidade de trabalho dos servidores; maior segurança em termos de localização e acesso dos processos; possibilidade de realizar o trabalho a distância; disponibilidade do sistema 24 horas, durante sete dias por semana; e um melhor aproveitamento da mão-de-obra.

Siga o DNT no Twitter: @dnt_atheniense

Curta página do DNT no Facebook: clique aqui

Fonte: TRF 3ªRegião/ DNT

O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<