Últimas notícias

Fique informado

Tribunais de Justiça realizam atendimento online. Ouça

04/08/2020

Spotlight

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

Começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado .

18/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Número de Certificados Digitais emitidos no País já passa de 9 milhões

O número de Certificados Digitais ativos no País já supera os 9 milhões. Os dados são do ITI, autarquia do governo federal que tem como missão manter e executar as políticas da ICP-Brasil.

22/06/2020

Saiba o que é a “Estratégia de Governo Digital”. Ouça

Uma das mais recentes novidades na legislação referente à certificação

03/06/2020

Peticionamento eletrônico pode ser realizado por meio de certificado digital. Documento também possibilita outros atos nos Tribunais de Justiça

Por Serasa Experian

O uso da certificação digital é um poderoso aliado da advocacia, que há alguns anos tem apostado no uso de recursos tecnológicos para aumentar a eficácia dos trabalhos.

Uma resolução estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no dia 19/03/2020 determina a todos os tribunais do País a suspensão do atendimento presencial a partes processuais.

Com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Justiça Eleitoral. Permitindo, no entanto, o atendimento remoto. O Decreto nº 10.282/2020 engloba, entre os serviços essenciais, os relativos à Certificação Digital de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Nesse sentido, em São Paulo, por exemplo, o Tribunal de Justiça (TJSP) publicou dois provimentos regulamentando a norma e estabelecendo, entre outras questões, a manutenção do peticionamento eletrônico – este realizado por meio de certificação. 

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) também regulamentou a norma do CNJ mantendo as petições eletrônicas.

O certificado digital tem garantia por ser protegido por duas chaves criptográficas, sendo uma pública e outra privada. Elas são únicas para cada documento e, assim, uma tem o papel de decifrar a outra. Inclusive, caso um documento seja assinado com a tecnologia, o sistema não permite que ele seja alterado ou modificado.

Uso da Certificação Digital nos Tribunais de Justiça e mais

Para realizar a petição eletrônica, o advogado precisa possuir um certificado digital no padrão ICP-Brasil. Além da petição, em si, o profissional do Direito titular do documento pode ainda realizar uma série de outros atos jurídicos, como por exemplo, assinar pareceres e procurações e acessar os processos remotamente, sem o uso de papel.

Além disso, possibilita o peticionamento de forma eletrônica, o acompanhamento da evolução dos casos à distância e a assinatura desses materiais com total valor e autenticidade.

Fonte: Blog da Serasa Experian

Serasa Experian possibilita renovação, portabilidade e compra de certificado digital 100% pela internet. Ouça

OAB-PE é a primeira a implementar uma Central de Alvarás Digital. Ouça

Como digitalizar documentos com validade jurídica? Ouça

Continue lendo mais sobre acessando a coluna sobre certificação digital do Crypto ID!

  Explore outros artigos!