Pesquisadores e especialistas em segurança da informação que encontraram falhas na Urna eletrônica durante testes conduzidos pelo próprio órgão federal farão um debate aberto ao público abordando cada uma das vulnerabilidades e as maneiras de corrigi-las
O Mind The Sec, maior e mais qualificado evento de Segurança da Informação do Brasil, irá acontecer nos dia 18 e 19 de Setembro em São Paulo e reunirá pela primeira vez – e em um momento crítico – o Tribunal Superior Eleitoral, órgão responsável pela programação e manutenção das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas próximas eleições, com especialistas de segurança da informação e pesquisadores para um debate sobre as falhas de segurança encontradas no equipamento por meio de testes avaliados pelo próprio TSE.
O assunto será abordado abertamente de forma exclusiva onde o público poderá acompanhar ao vivo e participar com perguntas.
O Chefe de Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, irá debater os processos eleitorais brasileiros e os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas, que envolvem o registro de eleitores e candidatos, a preparação da urna, a votação, apuração, totalização e divulgação de resultados, e explicar, a partir dos dados e resultados apresentados pelos pesquisadores, quais são os caminhos e soluções para evitar que exista a possibilidade de interferência no processo eleitoral.
Como contraponto na discussão, Diego F. Aranha, professor brasileiro que coordenou a primeira equipe de investigadores independentes capaz de detectar e explorar vulnerabilidades no software da urna eletrônica em testes controlados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, apontará os resultados encontrados.
Aranha recebeu em 2015 e 2016 os prêmios Google Latin America Research Awards para pesquisa em privacidade e Inovadores com Menos de 35 Anos Brasil da MIT Technology Review por seu trabalho com o voto eletrônico. Aranha é Professor Assistente na Universidade de Aarhus, Dinamarca, desde 2018. Tem experiência na área de Criptografia e Segurança Computacional, com ênfase em implementação eficiente de algoritmos criptográficos e análise de segurança de sistemas reais.
A mediação será conduzida pela especialista em segurança da informação, Anderson Ramos, fundador do Mind The Sec e profissional com mais de 20 anos de experiência no setor. Hoje, Ramos é o principal elo entre a comunidade hacker e as equipes de segurança no Brasil. Responsável por encontrar jovens talentos do hacking Brasil a fora e aprender e destrinchar as novas tendências de fraudes e comportamentos de mercado. Com esse conhecimento, ele faz a ponte entre as empresas que precisam treinar suas equipes de segurança e mudar o comportamento dos seus funcionários, mas também ajuda no recrutamento de jovens talentos para as principais companhias do país.
Os especialistas em segurança e participantes do evento terão espaço para perguntas e discussões com os painelistas. O debate acontecerá no dia 19 às 17h.
Sobre o Mind The Sec
O Mind The Sec é a maior e mais qualificada conferência corporativa brasileira sobre Segurança da Informação e Segurança Cibernética.
Promovido pela Flipside – Security Beyond Technology, o evento reúne os mais consagrados palestrantes e executivos nacionais e internacionais do tema para debates em um formato que privilegia o relacionamento de alto nível e a troca de conhecimento entre especialistas, empresas e fornecedores de soluções.