Últimas notícias

Fique informado
TSE debaterá abertamente pela primeira vez as falhas de segurança da urna eletrônica

TSE debaterá abertamente pela primeira vez as falhas de segurança da urna eletrônica

14/09/2018

Pesquisadores e especialistas em segurança da informação que encontraram falhas na Urna eletrônica durante testes conduzidos pelo próprio órgão federal farão um debate aberto ao público abordando cada uma das vulnerabilidades e as maneiras de corrigi-las

O Mind The Sec, maior e mais qualificado evento de Segurança da Informação do Brasil, irá acontecer nos dia 18 e 19 de Setembro em São Paulo e reunirá pela primeira vez – e em um momento crítico – o Tribunal Superior Eleitoral, órgão responsável pela programação e manutenção das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas próximas eleições, com especialistas de segurança da informação e pesquisadores para um debate sobre as falhas de segurança encontradas no equipamento por meio de testes avaliados pelo próprio TSE.

O assunto será abordado abertamente de forma exclusiva onde o público poderá acompanhar ao vivo e participar com perguntas.

O Chefe de Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, irá debater os processos eleitorais brasileiros e os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas, que envolvem o registro de eleitores e candidatos, a preparação da urna, a votação, apuração, totalização e divulgação de resultados, e explicar, a partir dos dados e resultados apresentados pelos pesquisadores, quais são os caminhos e soluções para evitar que exista a possibilidade de interferência no processo eleitoral.

Diego de Freitas Aranha – Foto de arquivo

Como contraponto na discussão, Diego F. Aranha, professor brasileiro que coordenou a primeira equipe de investigadores independentes capaz de detectar e explorar vulnerabilidades no software da urna eletrônica em testes controlados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, apontará os resultados encontrados.

Aranha recebeu em 2015 e 2016 os prêmios Google Latin America Research Awards para pesquisa em privacidade e Inovadores com Menos de 35 Anos Brasil da MIT Technology Review por seu trabalho com o voto eletrônico. Aranha é Professor Assistente na Universidade de Aarhus, Dinamarca, desde 2018. Tem experiência na área de Criptografia e Segurança Computacional, com ênfase em implementação eficiente de algoritmos criptográficos e análise de segurança de sistemas reais.

A mediação será conduzida pela especialista em segurança da informação, Anderson Ramos, fundador do Mind The Sec e profissional com mais de 20 anos de experiência no setor. Hoje, Ramos é o principal elo entre a comunidade hacker e as equipes de segurança no  Brasil. Responsável por encontrar jovens talentos do hacking Brasil a fora e aprender e destrinchar as novas tendências de fraudes e comportamentos de mercado. Com esse conhecimento, ele faz a ponte entre as empresas que precisam treinar suas equipes de segurança e mudar o comportamento dos seus funcionários, mas também ajuda no recrutamento de jovens talentos para as principais companhias do país.

Os especialistas em segurança e participantes do evento terão espaço para perguntas e discussões com os painelistas. O debate acontecerá no dia 19 às 17h.

Sobre o Mind The Sec

O Mind The Sec é a maior e mais qualificada conferência corporativa brasileira sobre Segurança da Informação e Segurança Cibernética.

Promovido pela Flipside – Security Beyond Technology, o evento reúne os mais consagrados palestrantes e executivos nacionais e internacionais do tema para debates em um formato que privilegia o relacionamento de alto nível e a troca de conhecimento entre especialistas, empresas e fornecedores de soluções.

18set(set 18)08:0019(set 19)18:00MIND THE SEC SÃO PAULO 2018O maior e mais qualificado evento de Segurança da Informação do Brasil08:00 - 18:00 (19) São Paulo Grand Hyatt Hotel, Avenida das Nações Unidas, 13.301