Últimas notícias

Fique informado

UAE Pass: a solução de identidade digital que atende mais de 5 mil serviços governamentais nos Emirados Árabes Unidos

25 de novembro de 2020

Spotlight

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova emissão primária por videoconferência

A aprovação cria o amparo jurídico necessário para a edição da Instrução Normativa que regulamentará e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

22 de janeiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Brasil vence pela 4ª vez o ExcelGob, prêmio internacional apoiado por OEA e BID

Ainda em outubro, o Brasil superou a meta de transformação digital de mil serviços no biênio 2019-2020; com a pandemia, houve aceleração da digitalização

25 de novembro de 2020

Desde que o governo dos Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) lançou a iniciativa mGovernment em 2013, ele tem liderado a transformação digital integrando e coordenando diferentes entidades governamentais e outros setores para obter um governo sem papel e fornecer canais mais rápidos, fáceis e seguros para serviços públicos digitais atualizados.

UAE PASS, a solução nacional de identidade digital e assinatura digital do país, é um desses serviços.

Inspirado na Visão 2021 , um plano que prevê alta qualidade de vida construído em infraestrutura pública de classe mundial, o UAE PASS também faz parte do Centenário 2071 dos Emirados Árabes Unidos, outro plano que visa construir um governo voltado para o futuro.

Lançado em 2018 durante a GITEX Technology Week como uma iniciativa conjunta entre a Autoridade Reguladora de Telecomunicações (TRA), a Autoridade Digital de Abu Dhabi e a Smart Dubai, o UAE PASS também é apoiado por parceiros estratégicos importantes, incluindo a Autoridade Federal para Identidade e Cidadania, a Segurança Eletrônica de Dubai Center e as autoridades digitais de todos os sete emirados dos Emirados Árabes Unidos.

O que é UAE PASS?


UAE PASS é a solução de identidade digital e assinatura digital nacional dos Emirados Árabes Unidos. O serviço é gratuito e está disponível para cidadãos e residentes dos Emirados Árabes Unidos. 

Os indivíduos podem começar a usá-lo depois de se registrar no aplicativo móvel UAE PASS, que está disponível na App Store e no Google Play.

O aplicativo permite que todos os indivíduos registrados acessem mais de 5.000 serviços de entidades governamentais, semigovernamentais e do setor privado por meio de seus respectivos sites e aplicativos, e permite que assinem e autentiquem digitalmente documentos e transações.

Cidadãos e residentes podem usar o UAE PASS para se identificarem com o governo ou provedores de serviços do setor privado nos Emirados Árabes Unidos por meio de autenticação baseada em smartphone. 

O aplicativo também permite que os usuários solicitem uma versão digital de documentos oficiais emitidos em seu nome.

Uma experiência de usuário aprimorada

Antes do lançamento do UAE PASS, os cidadãos e residentes precisavam ir a cada entidade separadamente para verificar sua identidade e tinham que estar fisicamente presentes junto com um oficial do governo para concluir as transações e assinar documentos. Com o passe dos Emirados Árabes Unidos, os usuários só precisam fazer o login uma vez, sem ter que se registrar para cada entidade separadamente.Oficialmente, as assinaturas digitais UAE PASS são válidas e equivalentes às assinaturas manuscritas.

A adoção do UAE PASS e das assinaturas digitais apoiou o lançamento do Bashr eService pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, por meio do qual empresas podem ser registradas nos Emirados Árabes Unidos em apenas 15 minutos. 

Além disso, ao eliminar as transações em papel e reduzir o consumo de combustível para realizar esses serviços administrativos, o UAE PASS contribui para a redução das emissões de CO2.

Segurança de última geração


Toda a infraestrutura do UAE PASS depende de um ambiente seguro com várias medidas de segurança implementadas para proteger as identidades e assinaturas dos usuários. O UAE PASS depende da infraestrutura de chave pública nacional (PKI) que utiliza certificados de assinatura padrão da indústria. 

O armazenamento seguro das chaves é feito por meio de elemento seguro (SE) e ambiente de execução confiável (TEE) no próprio telefone móvel do usuário, bem como por meio de um módulo de segurança de hardware baseado em nuvem (HSM).

Como prova da segurança do aplicativo, várias entidades do setor financeiro dos Emirados Árabes Unidos usam o UAE PASS não apenas como um método de autenticação, mas também como uma plataforma de compartilhamento de documentos baseada em blockchain que atende a novos clientes e facilita as atualizações do know your customer (KYC)

Permitir a abertura de contas bancárias sem ter que visitar os centros de serviço fisicamente foi um avanço bem-vindo, especialmente durante a pandemia COVID-19.

Prestação de serviços ininterrupta em meio a COVID-19

No início de 2020, quando a primeira onda de COVID-19 emergiu nos Emirados Árabes Unidos, o governo confiou no UAE PASS para continuar prestando serviços públicos a residentes socialmente distantes durante o bloqueio.

Antes do surgimento do COVID-19, o número de contas verificadas do UAE PASS era de 79.000 e a taxa de satisfação do usuário com o serviço do UAE Pass era de 70 por cento. Depois que a pandemia atingiu, 30 parceiros adicionais foram integrados ao UAE PASS.Em setembro de 2020, o número de usuários aumentou para 243.970 contas verificadas.

O UAE PASS continua a servir como um trampolim na jornada de transformação digital segura dos Emirados Árabes Unidos

Com informações do site https://selfcare.uaepass.ae/

Brasil vence pela 4ª vez o ExcelGob, prêmio internacional apoiado por OEA e BID

Governo brasileiro é referência mundial no desenvolvimento em Plone

Cidadãos poderão assinar documentos e validar transações com o governo de forma simples e eletrônica

VI Reunião Ministerial de Governo Digital das Américas e Caribe será virtual de 18 a 20 de novembro