Últimas notícias

Fique informado

Uma nova perspectiva para a certificação digital no Brasil

06/01/2020

Spotlight

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

Começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado .

18/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

O mercado de reconhecimento facial

A Acuity Market Research divulgou recentemente um relatório sobre o mercado global de soluções de reconhecimento facial, indo além do Brasil.

04/02/2020

A simplificação do processo de emissão do certificado digital aprovada pelo CG ICP-Brasil, em sua última reunião, no dia 3 de dezembro de 2019, traz um desafio de adaptação significativo para os players deste mercado, sejam eles AC, AR, ACT, PSS, PSC ou PSBio

Por Igor Rocha

certificado-digital-em-2020

Igor Rocha – Pioneiro no mercado de certificado digital e consultor independente. 

Se por um lado há risco para a sustentação do negócio caso nada seja feito, existe também oportunidade, talvez a maior na história recente desta indústria, para players, antes coadjuvantes, assumirem posições de protagonismo, pois as mudanças promoverão uma alteração no equilíbrio de forças entre os concorrentes.

Para aqueles que pretendem preservar a prosperidade de seus negócios ou ainda mais, anseiam assumir uma posição de destaque neste novo cenário da certificação digital, é fundamental entender o movimento que tem desencadeado as mudanças, o que esperar do novo cenário e como estabelecer uma estratégia para um bem-sucedido reposicionamento de seu negócio.

As mudanças promovidas por esta iniciativa podem parecer simples, quando observadas superficialmente, mas elas trazem novos conceitos de negócio e novas tecnologias, alguns de aplicação imediata e outros que necessitam ser entendidos, como preparação para outras mudanças, que em breve virão.

Os empresários e executivos das entidades que compõem o mercado de certificação digital precisam, rapidamente, obter uma visão abrangente deste novo cenário, proceder uma análise imparcial da situação e estabelecer um plano de adaptação adequado ao seu negócio.

A decisão anterior de tornar-se, por exemplo, uma AC ou AR, pela adesão a um dos modelos oferecidos pelos players dominantes, precisa ser revisitada. As mudanças trazidas pelo CG ICP-Brasil (e as outras ainda por vir) apontam para uma transição, do modelo atual para uma estrutura mais “flat”, abrindo novas possibilidades.

Em transições de mercado como esta é importante reunir conhecimento especializado e experiência. Um trabalho bem executado amplia o entendimento dos riscos e oportunidades e assegura uma tomada de decisão bem fundamentada.

O que foi construído até agora pelos empreendedores deste mercado é digno de reconhecimento e constitui um ativo importante que, se bem usado, moldará um futuro promissor do negócio.

*  Igor Rocha – Pioneiro no mercado de certificado digital e consultor independente.

Marcelo Buz publica vídeo em que fala sobre a modernização do certificado digital no Brasil

Entrevista exclusiva com a diretora de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Ângela Maria de Oliveira

Colaboração de Renato Martini na DigitalSign

Veja as alterações da Resolução 154 do Comitê Gestor da ICP Brasil

Publicada no DOU RESOLUÇÃO Nº 151 que regulamenta a simplificação dos processos da ICP-Brasil

Confira as emissões de certificados digitais ICP-Brasil em 2019

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar!

  Explore outros artigos!