Você fala direto com o Banco Central e controla investimentos e movimentos de todas as suas contas.
Registrato – Extrato do Registro de Informações do Banco Central é um sistema que fornece gratuitamente para o cidadão informações disponíveis em dois cadastros:
Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro – CCS: mostra todos os bancos com as quais o cliente possui algum relacionamento (como conta corrente, poupança, empréstimos).
Sistema de Informações de Crédito – SCR: contém informações do conjunto dos empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito que o cliente tiver obtido em cada instituição financeira, acima de R$ 1.000,00 (mil reais).
O cliente bancário pode extrair suas informações do sistema e em seguida apresentá-las, por exemplo, em um banco antes de tomar um empréstimo. Com isso, as instituições financeiras avaliam melhor o risco de crédito de seus clientes. Assim, o Registrato pode ajudar o cliente a adquirir empréstimos e financiamentos em condições mais favoráveis.
[alert color=”FF2450″ icon=”Select a Icon” title=”Como acessar o Registrato”]Para quem possui o certificado digital ICP-Brasil o acesso ao sistema é bem simplificado, basta inserir o certificado, cartão ou token, e fazer o cadastro para obter a senha de acesso ao Registrato. Há também outras opções para quem não possui certificado. Basta acessar o site do BC e fazer uma gincana comparado ao acesso via certificados digitais. [/alert]
As informações do cliente só podem ser consultadas por ele mesmo ou por quem ele autorizar.
Embora os relatórios do Registrato sejam produzidos pelo Banco Central, os dados apresentados são de inteira responsabilidade das instituições financeiras.
O sistema do Banco Central – BC permite ao cidadão ter acesso de forma rápida e segura, pela internet, às informações sobre suas operações de crédito e outros relacionamentos com o sistema financeiro.
Com a plataforma os cidadãos não precisarão mais se deslocar às representações do BC ou remeter pelos correios solicitação com firma reconhecida em cartório e cópias de documentos pessoais também autenticadas, para ter acesso a informações.
Para garantir o sigilo dos dados pessoais dos requerentes, o novo sistema incorpora padrões de segurança de identificação eletrônica do cliente bancário desenvolvidos nos serviços de internet banking utilizados pelos bancos.
Para quem possui o certificado digital ICP-Brasil o acesso ao sistema é bem simplificado, basta inserir o certificado, cartão ou token, e fazer o cadastro para obter a senha de acesso ao Registrato.
Há também outras opções para quem não possui certificado. Basta acessar o site do BC e fazer uma gincana comparado ao acesso via certificados digitais.
O Banco Central disponibilizou um vídeo explicativo com as funcionalidades do Registrato. É interessante. dê uma olhada!