As grandes novidades em tecnologia para o setor bancário estarão em exposição em mais de 180 estandes do CIAB FEBRABAN
Pagamentos com QR Code pelo celular, nova arquitetura para caixas eletrônicos e serviços para combater fraude financeira são alguns dos destaques da feira.
A 29ª edição do CIAB FEBRABAN – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que acontecerá na semana que vem, entre os dias 11 e 13 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, virá recheada de novidades.
Considerado o maior e mais importante fórum de tecnologia para o setor financeiro da América Latina, o evento contará com uma área de exposição de 36 mil m² e reunirá mais de 180 expositores, 52 patrocinadores, além de mais de 250 palestrantes que realizarão debates sobre as principais inovações tecnológicas que estão chamando a atenção das instituições financeiras e pautando suas decisões de negócios.
Trazendo como tema central “Conectado com o Cliente, Contribuindo para a Sociedade”, o evento tem como objetivo colocar o cliente no centro da discussão, que tem como condutor a forma como os melhores produtos do mercado contribuem para o desenvolvimento da sociedade por meio da inovação.
Também estarão em discussão temas como blockchain, open banking, inovação, fintechs e startups, serviços de tecnologia, regulação, meios de pagamentos, seguros, futurismo, segurança e cibersegurança, a jornada do cliente e os provedores de soluções e negócios.
Como nos anos anteriores, um dos destaques do congresso será o CIAB Fintech Day, dia totalmente dedicado a debater sobre as inovações no setor e a incentivar negócios entre bancos e startups que trabalham com serviços financeiros.
Esse ano, a FEBRABAN também promoverá o Hackathon CIAB FEBRABAN, que tem como objetivo incentivar empreendedores a desenvolverem soluções para o mercado bancário brasileiro. Em sua terceira edição, a ação acontecerá nesse fim de semana, entre os dias 8 e 9 de junho.
No ano passado o CIAB FEBRABAN bateu recorde de público, com mais de 23 mil pessoas circulando pela área de exposição e auditório.
Para 2019, a expectativa é manter o mesmo número de visitantes, que terão a oportunidade de conhecer novidades como pagamentos por QR Code, propostas de “agências do futuro”, que prometem atuar num sistema de cobanking, sistemas de realidade virtual, além de soluções mobile, tendências que tem como objetivo central facilitar a relação dos clientes com as instituições e torná-las ainda mais eficazes.
Confira a seguir algumas das principais novidades que serão apresentadas pelos mais de 180 expositores previstos:
[toggles title=”Amazon Web Services (AWS)”] A AWS apresentará soluções voltadas ao Open banking, Blockchain, Data & Analytics, Core bancário na nuvem, Segurança, Inteligência Artificial e Machine Learning.
Além do seu amplo portfólio de mais de 165 serviços, o estande da AWS contará ainda com os seguintes parceiros de negócio que farão a demonstração de ofertas específicas para o setor financeiro: FICO, sobre analytics, credit scoring e aplicações antifraude; Mambu, com soluções de core bancário no modelo software como serviço; GFT, com serviços de open banking, blockchain, migração de aplicações para nuvem e lançamento de uma nova solução em parceria com a AWS.
A AWS é pioneira no mercado de computação em nuvem e tem ajudado empresas de todos os segmentos a se beneficiar da tecnologia.
No setor financeiro, a AWS ajuda seus clientes a transformar, inovar e modernizar seus sistemas de TI, partindo desde as fintechs, até as grandes corporações do setor bancário, que migram seus sistemas próprios para a nuvem da AWS.[/toggles]
[toggles title=”BMC Sortware”]A BMC levará para o CIAB soluções que atendem às grandes tendências do mercado financeiro: Chatbots, Analytics, Inteligência Artificial, IoT e Banco Digital.
Entre as soluções que a BMC apresentará no evento, estão BMC Helix para a área de Digital Service Management (gerenciamento de serviços digitais); TrueSight e Control-M para a área de Digital Business Automation (automação de negócios digitais).
O BMC Helix permite o gerenciamento de serviço cognitivo com o IBM Watson de maneira rápida, precisa, com um excelente custo-benefício e que pode ser utilizado na nuvem escolhida pelo cliente, em um modelo híbrido ou no datacenter que preferir. Destacamos o Digital Workplace e o Chatbot como os lançamentos mais recentes.
Já o TrueSight é uma plataforma AIOps que ajuda empresas a reinventar como a operação de TI presta serviços às áreas internas. É uma solução que aumenta a agilidade com segurança e baixo custo.
Destacamos o Truesight Vulnerability Management, que proporciona visibilidade dos ambientes; o Truesight Orchestration, que permite a criação de workflows entre aplicações, plataformas e softwares; e o Truesight Cloud Cost Control, que permite o gerenciamento de custos das várias nuvens utilizadas.
Agora, o Control-M, simplifica a orquestração do workflow das aplicações. A solução ajuda a definir, programar, gerenciar e monitorar o workflow, garantindo visibilidade e confiabilidade em todas as etapas do processo de TI.
Destacamos o CONTROL-M AUTOMATION API, solução voltada para atender a metodologia DevOps e que torna ágil a integração entre os times de Dev e Ops.[/toggles]
[toggles title=”Cielo”]A Cielo levará ao evento o QR Code™ Pay para e-commerce. A empresa introduziu esse tipo de pagamento nos terminais POS em outubro do ano passado.
Desde então, foram realizadas mais de 250 mil operações. O QR Code™ no e-commerce é uma evolução dessa tecnologia, em especial por proporcionar mais uma alternativa para os consumidores e atacar uma das principais preocupações dos lojistas: a segurança nas transações.
Atualmente, em uma operação de compra e venda convencional no e-commerce, cabe ao vendedor arcar com o custo quando há fraude.
A partir da utilização do QR Code dinâmico, as possibilidades dessas irregularidades caem de forma considerável, o que garante tranquilidade tanto para os comerciantes como para seus clientes.[/toggles]
[toggles title=”Cinnecta”]A tecnologia desenvolvida pela Cinnecta se baseia na capacidade de extrair conhecimento estratégico dos canais digitais móveis.
Empresas de diferentes segmentos têm enxergado nos dados um ativo importante para conhecer melhor o comportamento do seu consumidor e, também, para manter a lucratividade e a segurança de seu negócio. Será que você realmente conhece o comportamento do seu cliente?
A Cinnecta surgiu para gerar valor nesta lacuna existente entre a quantidade de informações geradas diariamente e o que realmente te ajuda a compreender o comportamento da sua audiência.
“Os algoritmos nos ajudam a fazer de forma mais ampla e eficaz o que anteriormente era desenvolvido por pesquisas de mercado quase manualmente. A diferença é que agora a produção de informações evoluiu, e é gerada em tempo real ajudando a criar valor para negócios a partir da oportunidade do conhecimento do público-alvo e de seu padrão de comportamento que interferem nas decisões de compra e de negócios”, explica Ricardo Ferreira, COO da Cinnecta.
“Privacidade de Dados é uma prioridade para nós”, completa o COO falando da importância da Lei Geral de Proteção de Dados para o negócio.[/toggles]
[toggles title=”Dell EMC”]A Dell levará para o CIAB 2019 a Dell Technologies Cloud, plataforma de Multi-Cloud com interoperabilidade que se integra as principais nuvens públicas e aos Data Centers dos clientes corporativos; o VMware on AWS São Paulo, um ambiente hospedado dentro dos Data Centers da AWS em São Paulo, onde os clientes podem integrar o seu ambiente VMware aos Data Centers diretamente com a nuvem pública AWS.
Além da Unified Workspace, solução mais abrangente do setor para implementar, proteger, gerenciar e dar suporte a seus dispositivos, transformando a experiência da força de trabalho; e a Família PowerProtect para Proteção de Dados, uma nova família para a proteção de dados em qualquer ambiente, nuvem e datacenter, além de possibilitar as organizações ficarem de acordo com a LGPDP; e a Dell EMC Unity XT, a nova família de produtos para armazenamento e proteção de dados em ambientes Multi-Cloud.[/toggles]
[toggles title=”Embratel”]A Embratel lançará no CIAB a solução SD-WAN Embratel (Rede Definida por Software) para o segmento financeiro.
O SD-WAN Embratel (Rede Definida por Software) permite aos clientes do setor financeiro o uso de uma rede corporativa baseada em Nuvem para troca de informações entre os escritórios de instituições financeiras localizados em diferentes regiões do País.
A oferta possibilita efetuar uma composição híbrida por meio da interligação de acessos à Internet com redes MPLS tradicionais.
A solução reconhece as diversas conexões à Internet utilizadas por um banco, seguradora ou empresa de crédito, por exemplo, e direciona o tráfego de acordo com a qualidade dos links e a prioridade do que é transmitido: voz, vídeo, dados, e-mails, entre outros.
Com essa funcionalidade, o SD-WAN Embratel possibilita mais agilidade na troca de informações, ampliando a eficiência e a produtividade, demandas crescentes no mercado financeiro.
O SD-WAN Embratel avalia constantemente a qualidade da conectividade das financeiras, verificando indicadores de desempenho essenciais para o bom fluxo das transmissões, como latência, jitter, perda de pacotes e a disponibilidade.
A otimização do tráfego entre diferentes localidades é feita pela oferta, que verifica e corrige, em tempo real, possíveis falhas na transmissão dos pacotes de dados.
A solução também possui atributos de segurança integrados, como Firewall, responsável por filtrar o fluxo de dados e bloquear conteúdos maliciosos.
Criptografia fim a fim do tráfego torna a troca de informações segura. Essas medidas de segurança são fundamentais para o segmento financeiro, responsável por transmitir diariamente milhões de informações de risco e sigilosas de clientes.[/toggles]
[toggles title=”Equinix”]A empresa vai apresentar o Equinix Cloud Exchange Fabric™(ECX Fabric™), a evolução da Plataforma Equinix, que agora oferece conexões diretas e privadas sob demanda por meio de um portal entre os 37 mercados de sua plataforma que ofertam o ECX Fabric™, distribuídos entre os cinco continentes.
As opções de conectividade ampliadas ajudam empresas de qualquer segmento, provedores de cloud, TI e de telecom, a interconectarem seus negócios globais perto dos clientes, parceiros e fornecedores, seja como uma conexão principal entre os datacenters da Equinix ou como um complemento às suas redes existentes.
Já o Equinix SmartKey™ é uma nova solução global de gerenciamento de chave e de criptografia, que simplifica a proteção dos dados hospedados na nuvem, permitindo aos profissionais de segurança alcançar uma estratégia de criptografia de ponta a ponta consistente e com controle central sobre acesso, latência, conformidade e performance.[/toggles]
[toggles title=”E-VAL Tecnologia em Informática LTDA”]As soluções da EVAL funcionam adicionando segurança para os sistemas bancários e protegendo os dados.
Além disso, nossas soluções atendem a uma diversidade de padrões nacionais e internacionais, assim como, legislações com o Sistema de Pagamentos Brasileiro, COMPE, Assinatura Digital para contratos de Câmbio, LGPD, Resolução nº 4658, dentre outras.
Por fim, as soluções que fornecemos são pioneiras e maduras e são amplamente utilizadas pelo setor bancário em diversas aplicações que demandam assinatura digital, autenticação e proteção de dados.
Na ocasião a companhia também apresentará o EVALCryptoSFN, um produto maduro que já está no mercado desde 2003/2004 no qual agrega proteção às transações bancárias, como por exemplo, transações de TED/DOC, nas mensagens STR/Selic, dentre outras, provendo assim uma segurança para todas as partes envolvidas na transação bancária e agora também pode agregar as transações de pagamento instantâneo que está em definição.
Já para proteção de dados, seja da instituição financeira como de seus clientes, temos o EKM e HSM que adicionam uma camada de proteção de dados aos sistemas bancários.[/toggles]
[toggles title=”Everis”]A everis destacará em seu estande Soluções de Inteligência Artificial (IA) e como elas podem auxiliar as instituições financeiras a utilizar diferentes ferramentas de IA para aperfeiçoar seus processos de atendimento e de gestão.
Atualmente, os bancos têm adotado novas capacidades de IA só com foco em soluções de processamento de linguagem natural, com a implementação de assistentes virtuais, que conversam de forma mais natural com os usuários, e o reconhecimento de imagens para automação de processos, junto com a utilização de técnicas de deep learning para segurança e detecção de fraudes.
O desafio agora é escalar as capacidades de IA, utilizando-as não só para projetos específicos, mas para grande parte dos processos estratégicos das entidades financeiras, incluindo desde a seleção de colaboradores até a criação de novos negócios.
A empresa realizará também três painéis: “InsurTech Outlook – edição 2018”, no dia 12/6, das 11h05 até 12h05, no Auditório C, com apresentação de estudo sobre novo ecossistema de seguros; “Human Centered Design: Desenvolvendo a Tecnologia Tipo Humana”, no 12/6, das 13h30 às 14h, no Auditório Arena, que abordará a emoção como linguagem para o design tecnológico, destacando como o setor financeiro deve trabalhar com a tecnologia aplicada à economia comportamental; “Realidade aumentada e a nova dimensão da UX (User Experience)”, dia 13/6, das 14h45 às 15h15, no Auditório C, no qual será apresentado o conceito – Phygital, que consiste na adequação dos ambientes físicos (agências) às expectativas dos clientes, tornando os cada vez mais eficientes, interativos e amigáveis, assim como os websites.[/toggles]
[toggles title=”Feedzai”]Para o CIAB 2019, a Feedzai irá apresentar produtos tecnológicos de combate à fraude financeira e lavagem de dinheiro.
As soluções são baseadas em inteligência artificial, os clientes fornecem os dados sobre as transações efetuadas em suas plataformas e o motor tecnológico da Feedzai analisa toda a informação associada como localização, destinatário, origem, histórico de valor, email associado, padrão de consumo, entre muitos outros dados, em menos de 3 milissegundos.
Depois dessa informação ser analisada em tempo real, o motor de inteligência artificial toma a decisão de bloquear (ou não) a transação se considerar que ela não é legitima.
A solução da Feedzai poupa aos seus clientes centenas milhões de dólares todos os anos em operações que são fraudulentas e seriam um grande prejuízo para as instituições e seus clientes.[/toggles]
[toggles title=”Função Informática”]A empresa levará para a CIAB deste ano soluções para integração entre as diferentes Instituições para oferta, gestão e cessão de crédito.
Abrangendo todo o processo de registro, contabilização e regulatórios característicos da operação, conferindo assim segurança e alta performance.
Contando com uma equipe especializada com grande conhecimento do mercado financeiro, a Função investe constantemente em atualização tecnológica dos produtos e de seus profissionais.
Além de realizar a entrega de uma solução completa, modularizada e personalizada, que viabilizará a integração entre os diferentes parceiros digitais dos clientes.[/toggles]
[toggles title=”Gorila”]Para o CIAB 2019, a Gorila trará solução de controle de portfólio otimizada, segura e escalável para Corretoras, Profissionais de Investimento e Investidores em geral.
A ferramenta possibilita que cliente e consumidor final fiquem conectados em tempo real, com todas as informações disponíveis em um só lugar para a melhor tomada de decisões, sejam elas aplicações, resgates, movimentações, cálculo de imposto, entre outros.
A infraestrutura de mercado da companhia proporciona tudo isso com segurança, escalabilidade e confiabilidade, de uma forma moderna e intuitiva de se relacionar com seus investimentos ajudando a melhorar o retorno médio das carteiras dos investidores. O Gorila proporciona inclusão financeira com transparência e credibilidade.[/toggles]
[toggles title=”Grupo New Space”]O Grupo New Space apresentará ao mercado a sua nova unidade de negócios, chamada de New Space Cloud Services, o 4º Relatório Anual de Riscos e Fraudes no Cenário Cibernético, além de duas soluções: o Scodge e o Fluxo de Retenção.
A New Space Cloud Services é uma unidade de negócios especializada em ofertas de serviços de migração, gerenciamento e otimização de Nuvem.
O Relatório Anual de Riscos e Fraudes no Cenário Cibernético já está em sua 4ª edição e mostrará números e tendências de cibercrimes no Brasil, bem como modus operandi e vulnerabilidades.
O Scodge, um software que auxilia na implementação do programa Falcon nas empresas que trabalham com cartão, uma demanda já antiga do mercado tendo em vista que o Falcon é de dificílima implementação.
Já o Fluxo de Retenção, como próprio nome sugere, é um produto voltado para empresas que ofertam crédito consignado para reterem clientes que solicitarem portabilidade do contrato, tudo de forma 100% digital, inclusive via WhatsApp e assinatura de contrato digital.[/toggles]
[toggles title=”IBM”]A IBM leva ao CIAB soluções para que as empresas conheçam seus dados e extraiam valor para o seu negócio, com ética e transparência.
O Open Banking para um modelo bancário aberto e inteligente é um deles. A IBM ajuda as instituições financeiras a passar de sistemas centrais para a nuvem, sem ter que recomeçar do início.
Além disso, habilita as instituições financeiras a colaborar e a inovar entre si, além de possibilitar às fintechs construir um ecossistema mais amplo.
Ciência dos dados também é uma das soluções que serão apresentadas. No caso das instituições financeiras, Ciência dos dados é usada nas áreas de atendimento ao cliente, detecção de fraude, previsão e compreensão dos sentimentos e comportamentos do consumi dor, criação de perfis de clientes, ações direcionadas de marketing, entre outros.
A IBM oferta soluções de softwares, infraestrutura e serviços para auxiliar os clientes do setor bancário na curadoria de dados proprietários, arquiteturas de dados adaptáveis e flexíveis, integração de dados continuamente evoluídos e ecossistemas tecnológicos.
Backoffice Cognitivo: automação de ponta a ponta otimiza os processos de negócios, os aplicativos e a infraestrutura subjacentes, com modelos de processos pré-treinados, habilitados cognitivamente e alinhados à indústria, que aprendem e melhoram de forma contínua.
A IBM ajuda as empresas a implementar uma estratégia de automação para, em seguida, integrar recursos cognitivos por meio de suas soluções, como a IBM Cognitive Enterprise Automation (CEA) Offering, uma abordagem de transformação que reúne todas as ofertas de automação da empresa.
Proteção de Dados: é primordial garantir a segurança desses dados, além de se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados que entra em vigor em 2020.
A IBM possui um portfólio completo para suportar sua empresa na jornada de adaptação da lei com consultoria, serviços e soluções de cybersecurity e análise de dados, on premisses ou on cloud.[/toggles]
[toggles title=”Indra|Minsait”]A Indra|Minsait irá levar para o CIAB 2019 uma máquina que interage com aplicativos de open banking, sendo possível sacar dinheiro físico usando o celular.
A solução chamada TAPP é focada no mercado de Banco Digital (representando uma evolução aos ATMs tradicionais), cuja vantagem financeira é ter o custo de aproximadamente 1/3 de um ATM tradicional.
Além disso, é mais seguro do que as soluções tradicionais, e mais cômodo, uma vez que o processo todo de saque é feito pelo celular.[/toggles]
[toggles title=”Infineon”]As soluções de chips seguros da Infineon funcionam como novos meios de pagamento, aumentando a conveniência e ao mesmo tempo aprimorando a experiência do usuário.
Por exemplo, nossos chips incorporados em cartões de crédito e débito dual-interface ou dispositivos vestíveis (wearables) permitem a realização de pagamentos por aproximação (no estilo “tap-n-go”) sem a necessidade de introduzir o cartão no terminal, sem mesmo ter que digitar o PIN (obs.: até determinado valor estipulado pela bandeira/banco).
Desta forma pode-se pagar por um lanche, uma água e até mesmo uma viagem no metrô ou pagar o pedágio da rodovia com muita agilidade.
Já os cartões biométricos permitem que os usuários realizem uma transação crédito/débito através da sua própria digital, evitando assim que o mesmo tenha que decorar sua senha/PIN (semelhante ao destravamento da tela do seu smartphone), além disso a biometria incorporada no cartão serve como uma proteção extra ao lojista pois aquela mídia só pode ser transacionada pelo seu próprio usuário (ex: mídia pessoal e intransferível).
Além disso, apresentamos uma solução inovadora para o mercado de fintechs, uma maneira segura e confiável que a Infineon encontrou para armazenar e gerir as chaves de acesso do mundo digital (criptomoedas/blockchain – nuvem) para o mundo real (físico).
Por exemplo, caso o usuário perca sua chave privada que confere acesso a seu patrimônio em bitcoins, é possível recuperar a mesma através da solução da Infineon.[/toggles]
[toggles title=”Inloco”]Um dos momentos mais críticos para uma instituição é o onboarding dos novos clientes. O excesso de informações solicitadas, muitas vezes distribuídas em diversas etapas e as necessárias autenticações acabam por desencorajar diversos futuros clientes a finalizar o processo.
O resultado: uma parcela considerável dos esforços de atração realizados, acabam não se efetivando em resultados. A In Loco mostrará como a evolução da tecnologia de localização tornou possível incrementar substancialmente a experiência do consumidor no onboarding, reduzindo as fricções existentes no processo, com informações que diminuem a possibilidade de fraude e garantindo a privacidade das pessoas.
O resultado é uma redução de até 80% no tempo levado para comprovar o endereço, além de uma taxa de 70% de usuários validados em até 24 horas e de uma redução de 30% do dropoff.[/toggles]
[toggles title=”InovaMind”]No CIAB a InovaMind irá lançar duas soluções: o Full Onboarding, ferramenta de cadastro digital em tempo real com uso de inteligência artificial e big data, para automatizar o início de um relacionamento comercial entre pessoas e empresas.
Geralmente, esse processo possui muitas etapas que hoje são feitas manualmente. O Full Onboarding da InovaMind dá precisão, velocidade e escala, com redução de tempo, custos e riscos operacionais.
Por exemplo, quando um cliente vai fazer seu cadastro em um banco com o Full Onboarding, as únicas ações que precisa fazer são: informar o CPF, tirar uma selfie e uma foto de seu documento.
A partir daí a máquina faz sua parte: levanta e entrega os dados relevantes daquela pessoa automaticamente, e m um processo que leva minutos – e não dias, como costuma ser, por exemplo, aprovação para cartões de crédito.
Já o Checa aí é a mais completa plataforma de verificação rápida de background de pessoas e empresas para coletar e validar informações em minutos.
Com a tecnologia da InovaMind, permite fazer levantamento através do CPF ou CNPJ. A empresa que contrata o serviço irá encontrar: dados pessoais; estado civil; parentes; profissão; antecedentes criminais; composição societária; grupo econômico; situação legal; redes sociais, com algumas consultas disponíveis também para o segundo nível de relacionamento.
Pode ser usado para contratação de pessoas e empresas em larga escala ou em pesquisas individuais a um baixo custo – cerca de R$ 15,00 por pesquisa. O que demoraria meses passa a levar minutos.[/toggles]
[toggles title=”IT.eam”]A empresa apresentará soluções de Segurança da Informação relativas a LGPD e SOC (Monitoramento de Operações de Segurança da Informação) além de seu portfólio de produtos.
Analytics com soluções de anti-fraude, ferramentas de predição mascaramento e gestão de dados e solução de gestão de ativos prediais com foco em ativos de alto valor agregado com o IBM MAXIMO ASSET Management e a plataforma IoT da IBM.
O SOC funciona através da correlação de eventos e fluxos de rede e análise de vulnerabilidades provenientes da infraestrutura de sua organização.
Os principais diferenciais é o trabalho com ferramentas líderes de mercado, customização em relação as necessidades do cliente, processos maduros e certificados além de profissionais certificados.
Nossa consultoria de LGPD divida em 6 etapas é capaz de guiar a organização através da jornada de privacidade de dados de forma eficiente e eficaz.
Nossa solução é capaz de implementar algoritmos avançados através de uso de IA para aprendizagem continua, detectar transações fraudulentas e realizar o bloqueio da transação em tempo real.
A solução de gestão de ativos prediais traz para utilities toda a experiência alcançada com a implementação de soluções de gestão de ativos industriais no conceito da Indústria 4.0.
Os principais diferenciais são, a utilização da tecnologia de IoT para escutar e aprender com as informações capturadas dos seus ativos, a utilização de uma solução de APM (Asset Performance Management) para analisar sobre o quão efetivo estão suas práticas em manutenção e saber onde gastar seu tempo, dinheiro e recursos.[/toggles]
[toggles title=”Logicalis”]A Logicalis apresentará suas soluções para monitoração de agências (incluindo câmeras/ sensores, cubo, reconhecimento facial, dashboards e cloud Azure), Seguro Rural e Crédito Agrícola e Zero Trust Network.
A solução de monitoração de agências automatiza o processo de gestão de TI, realiza a segurança patrimonial do ambiente do cliente e reduz o custo operacional das empresas.
Já o seguro rural e crédito agrícola viabiliza novas modalidades de crédito e de seguro agrícolas, permitindo ao produtor rural reduzir riscos e maximizar sua produção.
O Zero Trust Network, por sua vez, é um novo modo de enxergar a segurança da informação em um modelo baseado em um forte princípio: nunca confiar e sempre verificar, independente da entidade presente na rede (usuários, dispositivos, aplicativos e pacotes).
As soluções da Logicalis reduzem os custos operacionais das empresas, trazendo dashboards e insumos que otimizem a tomada de decisão. Além disso, elas ganham agilidade no atendimento ao cliente, conseguindo fazê-lo de forma mais rápida e personalizada.[/toggles]
[toggles title=”MATERA”]A empresa contará com um espaço voltado para palestras sobre diversos temas relacionados à tecnologia financeira, tendências e inovações deste segmento.
Os temas são: Neobank, Open banking, Bank as a Platform, Transformação Digital, Alta disponibilidade (StandIn), Back Office, Pagamentos instantâneos, Payment Initiator, Performance em Cloud, Marketplace de produtos financeiros, Contas de pagamento e IFRS9.
As soluções apresentadas pela Matera são voltadas para transformação digital e meios de pagamento, mostrando facilidades e vantagens para empresas e varejistas, bem como os benefícios para a população.
Com tecnologias exclusivas e ágeis que desburocratizam ações, a empresa incentiva que qualquer instituição, de qualquer segmento, pode ter o seu próprio banco, apresenta novas formas de monetizar para varejistas, bem como soluções para maior fluidez do dinheiro nas transações bancárias.[/toggles]
[toggles title=”NCR Corporation”]A NCR Corporation levará para o CIAB 2019 o novo terminal de autoatendimento que só precisa da palma da mão para concluir transações financeiras que começam pelo celular e terminam no ATM.
A tecnologia do novo terminal Kelpie da NCR permite que os usuários realizem suas transações bancárias sem precisar tocar fisicamente no equipamento.
O consumidor inicia a transação utilizando a câmera e o aplicativo bancário do seu celular e a solicitação é enviada para os dispositivos de autoatendimento da rede bancária.
Para concluir a transação, o consumidor só precisa acenar com a palma da mão para a tela do terminal, que reconhecerá a sua solicitação para finalizar a operação na mesma hora.
O consumidor poderá solicitar transações financeiras previamente pelo celular, como um saque por exemplo, e retirar o dinheiro no terminal apenas acenando com a palma da sua mão.
As operações comuns realizadas nos terminais de autoatendimento vão ganhar mais agilidade com o Kelpie, pois o consumidor terá acesso aos serviços literalmente na palma de suas mãos.
Assim como o Kelpie, as novas soluções da NCR possibilitam transformar a presença física dos bancos em experiências conectadas para o usuário final.[/toggles]
[toggles title=”Norky Indústria de Produtos Elétricos LTDA ME”]A NORKY levará para o CIAB 2019 modernos e compactos equipamentos para o processamento de numerários (cédulas e moedas).
Por meio da parceria com a Empresa Cata Company, foi responsável pelo desenvolvimento do Cofre Inteligente, e pela integração jamais vista no mercado, com toda inteligência de software e operacional utilizando nossa Validadora de cédulas SB9, a qual possui o menor tamanho de sua categoria e com todas as funcionalidades exigidas pelo mercado no reconhecimento de cédulas de diversas nacionalidades, deu vida ao produto CATACASH STRIKE.[/toggles]
[toggles title=”Pay Smart”]As contadoras e separadoras de moedas, feitas com tecnologia nacional, contam e separam as duas famílias de moedas em circulação no Brasil.
O cofre inteligente CataCash Strike é um equipamento eletrônico, blindado, moderno e de alta tecnologia capaz de contabilizar e armazenar com segurança todas as famílias e valores de cédulas de diferentes nacionalidades, conforme o modelo do equipamento.
Ele é indicado para grandes varejos, bancos e afins que lidam com uma elevada circulação de cédulas. A paySmart® irá levar para o CIAB 2019, a solução paySmart® EMV, utilizada por mais de 47 emissores e presente em mais de 25 milhões de dispositivos, entre cartíes, wearables e celulares, foi recentemente estendida para suportar funções completas de processamento, incluindo o gerenciamento e a autorização de cartões Elo e Elo contactless.
Voltada ao mercado de carteiras digitais (wallets), a solução fornece APIs intuitivas para Gestão e Processamento de cartões, o que permite que novos Emissores se conectem em poucos dias.
Além de emissão de cartões em personalizadoras tradicionais, em parceria com a Thales, a paySmart® também permite a emissão instantânea – inclusive de cartões contactless– em quiosques de autoatendimento.
Seguindo a tendência dos novos aplicativos de pagamento com QR Codes que têm transformado o cenário tradicional de adquirência, o paySmart® Capture é uma maneira simples e segura de realizar pagamentos de celular para celular sem depender de adquirentes, maquininhas e com menores custos.
Diferentemente de outras soluções que dependem do download de um app específico pelo cliente, o paySmart® Capture é voltado a Emissores e permite reutilizar o próprio aplicativo do Emissor, que já está na mão de milhões de usuários.
O lojista utiliza uma aplicação gratuita e pode capturar múltiplas bandeiras de alimentação, refeição e frotas, com segurança e conveniência.
Para o Emissor, a paySmart disponibiliza um SDK (bibliotecas Android™ e iOS™) que abstrai todas as técnicas de segurança utilizadas para proteger transações (incluindo a geração de credenciais em HSMs) e gerar QR Codes EMV, mesmo que o cliente esteja off-line.[/toggles]
[toggles title=”Pegasystems”]A empresa está iniciando as operações no Brasil e a solução de destaque apresentada no CIAB será o Pega Infinity, um portfólio avançado de soluções corporativas de software com possibilidades ilimitadas.
A solução tem como objetivo a adoção da verdadeira transformação digital, com a tecnologia acompanhando os planejamentos das empresas.
O Pega Infinity facilita a interação com o cliente e a automação de processos digitais em um portfólio unificado, com a tecnologia da plataforma no-code.
O Pega Infinity é o único pacote de CRM do mercado com automação robótica que permite a integração instantânea no emaranhado de aplicativos, com ou sem API.
Também é possível automatizar a qualquer momento, com os contínuos bots de software, capazes de corrigir problemas corporativos reais desde o back-office até o front-office.
Com o Pega Infinity também é possível usufruir de IA auto-otimizada para campanhas de marketing. Com o Pega Sales Coach, que também conta com o poder da IA, projetada para executivos, é possível interagir em qualquer canal com o T-switch para IA transparente e com os recursos mais personalizáveis para garantir conformidade com o GDPR.
Uma das principais soluções do Pega Infinity, o Build for Change®, ferramenta de desenvolvimento de aplicativos no-code escaláveis, permite criar um produto em 30 dias ou menos com espaço para desenvolvimento colaborativo e de forma contínua.[/toggles]
[toggles title=”Poly”]As soluções Poly são multiplataforma, pois se integram a ambientes e serviços de comunicação na nuvem como o Microsoft Teams, Zoom, Skype for Business, BlueJeans, Google Meet, Cisco Webex, Amazon Chime e Alexa.
Dessa maneira, o usuário preserva seu investimento e ambiente de comunicação existente. A Poly combina sua ampla experiência em áudio e os poderosos recursos de videoconferência às tecnologias que superaram as distrações e os ruídos em ambientes de trabalho e aos externos, a complexidade e a distância, ao mesmo tempo que proporciona aumento de produtividade dos profissionais, agilidade na tomada de decisão e redução nos custos com deslocamento.[/toggles]
[toggles title=”Prosegur”]O cofre inteligente Prosegur Smart Cash Reciclador e o Serviço de Correspondente Bancário são as duas novidades do Grupo PROSEGUR para o CIAB deste ano, além de destacar também inovações na área operacional, que inclui robotização por meio de soluções RPA e a Máquina M5 — classificadora de processamento de cédulas de alto desempenho.
A Cipher, mais nova empresa do grupo e provedora de produtos e serviços de cibersegurança também estará presente no CIAB 2019.
As inovações tecnológicas envolvem a implementação de solução RPA (Robotic Process Automation) com a ativação de dezenas de robôs que acessam, por exemplo, portais de clientes diariamente para realizar as operações automaticamente.
Com o processo automático de pedidos e outros serviços, a empresa consegue centralizar todo o atendimento ao cliente, dando mais agilidade e padronização no atendimento.
Já a Máquina M5 é uma classificadora de processamento de cédulas de alto desempenho totalmente automatizado para grandes volumes de cédulas.
Possui velocidade nominal de processamento de até 33,33 cédulas/segundo (120.000 cédulas/hora), podendo alcançar taxas de processamento elevadas, dependendo da qualidade das cédulas, do modo de operação, tipos de verificação das cédulas e organização do fluxo de processamento.[/toggles]
[toggles title=”Reply”]A Reply levará para o CIAB 2019, soluções de reconhecimento facial em agências premium e caixas eletrônicos, chatbot, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, serviços cognitivos, fábrica de testes, fábrica de software, inovação, Integração de sistemas, automação de testes, arquitetura de microsserviços, escalonamento automático, AMS, Cloud.
Todas as soluções são em nuvem e permitem, ao mesmo tempo, um alto nível de controle e compartilhamento de dados. Com isso, o usuário/cliente ganha mais flexibilidade e controle sobre os seus recursos.
Por meio de nossas soluções, a empresa consegue rodar ferramentas que trabalham com informações sigilosas e de alto valor em uma plataforma isolada, garantindo a segurança dos dados.
Além disso, a rotina de trabalho fica mais flexível, os serviços ganham maior escalabilidade e as operações de todos os setores passam a ser executadas com maior integração. Assim, o ganho de eficiência passa a impactar diretamente na forma como a empresa consegue competir no mercado.[/toggles]
[toggles title=”Resource”]Durante o CIAB FEBRABAN 2019, a empresa apresentará soluções de seu amplo portfólio voltado para o segmento financeiro, envolvendo RPA, Analytics, SAP S/4HANA Cloud, SMP, Agile, Big Data, Machine Learning, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), User Experience (UE), Customer Experience (CX) e outras tecnologias e conceitos emergentes aplicados a meios de pagamento, infraestrutura end to end e sistemas de parametrização, entre outras ofertas baseadas em abordagens estratégicas e em modelos consultivos.
As soluções de RPA trazem um impacto financeiro significativo porque visam a redução de custo aliada ao aumento da qualidade de atividades operacionais.
Permitem o acompanhamento em tempo real da exata experiência do usuário, o que é de grande importância para aplicações críticas como internet bankings ou estruturas de Estrutura de Repostas Audível (URA).
Também é possível obter uma visão detalhada de dados cruzados de diferentes origens: a plataforma pode informar como é a experiência de compra do usuário e relacionar com a capacidade de atendimento dos servidores ou exibir em gráficos o volume de faturamento de um e-commerce e relacionar com os preços cobrados por concorrentes de alguns produtos-chave.[/toggles]
[toggles title=”Ripple”]Durante o CIAB, anunciaremos o lançamento oficial da Ripple no Brasil. A empresa apresentará a RippleNet, tecnologia que permite que valores se movam pela rede da mesma forma que a informação.
Com a RippleNet, as instituições financeiras podem processar transações de valores entre países em tempo real, com baixo custo, segurança e transparência.
A RippleNet utiliza uma infraestrutura global descentralizada baseada em blockchain para proporcionar aos consumidores mais eficiência em seus pagamentos internacionais.
As demais tecnologias em uso são antigas, fragmentadas, lentas (as transações demoram em média de 3 a 5 dias), têm 4% de falha e a solução da RippleNet custa uma fração em relação aos concorrentes.
Além disso, a Ripple oferece oportunidade de aumento de liquidez financeira por meio de soluções que transacionam o token digital XRP de forma padronizada, ou seja, uma única infraestrutura descentralizada é utilizada em toda a rede, eliminando custos de integração.[/toggles]
[toggles title=”RTM – Rede de Telecomunicações para o Mercado”]O RTM Trade Solution é uma plataforma integrada de comunicação e colaboração para mesas de operações financeiras e centros de decisão, via Cloud, em rede privada.
Desenvolvida com tecnologias de ponta, a solução possui arquitetura eficiente para o gerenciamento de múltiplas chamadas de voz simultâneas e sistema de gravação integrado.
Sua interface simples e intuitiva permite acesso a inúmeras facilidades de comunicação de voz e gerenciamento das gravações. Além disso, há a possibilidade de visualização de canais de TV (áudio e/ou vídeo) diretamente na tela do terminal, com acesso individual de cada operador.
Já a tecnologia SD-WAN é uma alternativa inovadora para resolver problemas de gerenciamento de redes de forma inteligente. Por meio de uma arquitetura computacional estruturada por hardware e software no core da rede, consegue fornecer qualidade de serviço e segurança às diferentes aplicações, otimizando o uso dos variados tipos de acessos (internet dedicada, banda larga, 3G/4G, link dedicado, etc.).
Com esta solução, o tráfego é automaticamente roteado pelo caminho mais adequado, de forma dinâmica, trazendo mais agilidade.
Além disso, a RTM oferece espaço para colocation, serviços de hosting, Cloud Server Privado, backup, equipamentos de rede, licenças de software, storage para armazenamento de dados e serviços de administração e operação.
As instalações da RTM possuem infraestrutura para operação contínua, em regime 24×7, contando com sofisticados nobreaks e motogeradores capazes de manter o funcionamento em caso de falha no fornecimento de energia elétrica.[/toggles]
[toggles title=”SAP Brasil”]A SAP Brasil irá levar para o CIAB 2019, as soluções S4 Insurance para seguradoras, voltadas ao lançamento de produtos sem que seja necessária a intervenção nos legados de produtos, e sem investimentos em infraestrutura; a C4 Banking, para bancos parametrizada com as melhores práticas globais, direcionadas para a geração de serviços que a organização deseja lançar rapidamente no mercado; a SAP Total Spend Management, que unifica a visão e controle detalhada dos gastos de diretos, indiretos, viagens e despesas, serviços, mão-de-obra – líderes de Finanças, Compras, Supply Chain, RH e TI obtém o controle cada categoria de gastos e o poder de orquestrar gastos e processos matricialmente.
Além da SAP Customer Experience, portfólio que abrange todo o processo de interação com o cliente, desde o primeiro contato com a empresa até na decisão de compra, bem como em todas as interações futuras.
É um sistema integrado, abrangendo soluções para marketing, vendas e de gerenciamento do relacionamento com o cliente.[/toggles]
[toggles title=”SAS”]A solução SAS® Detection and Investigation estará embarcada em um óculos de realidade virtual que será apresentado no evento como plataforma de demonstração da tecnologia analítica do SAS.
A ideia é mostrar como essa tecnologia é capaz de fazer uma análise minuciosa da rede de relacionamento de um indivíduo, de forma proativa, tanto na área de prevenção a fraudes quanto de Customer Intelligence.
A tecnologia permite fazer a análise de toda a rede de contatos de uma pessoa, mostrando-a em um ambiente de realidade virtual por onde o analista pode navegar e ir conhecendo profundamente o perfil do cliente, situações em que há riscos de fraude, entre outras.
É algo que pode ser usado para se fazer a análise antes da concessão de crédito, por exemplo, ou da decisão de qual é o melhor produto a ser oferecido ao cliente de acordo com seu perfil e suas relações.[/toggles]
[toggles title=”SoftExpert Software”]A companhia apresentará sua plataforma de soluções de software para o setor financeiro, com destaque para: SoftExpert GRC, que atende às três linhas de defesa para a prevenção e mitigação de riscos de qualquer natureza, além de assegurar a conformidade multirregulamentar, implementando e monitorando o cumprimento de normativos internos e externos.
Já o SoftExpert BPM automatiza a gestão de todo o ciclo de vida dos processos, desde a definição e modelagem dos fluxos, implementação e controle da execução, até a mudança e melhoria contínua fundamentada por indicadores de eficiência e de eficácia.
O SoftExpert ECM permite a gestão de todo o ciclo de vida do conteúdo organizacional, da captura até o seu arquivamento ou descarte, assegurando o acesso rápido à informação correta para que os processos possam fluir com agilidade, aumentando a rastreabilidade e controle das informações e reduzindo drasticamente a circulação de documentos impressos.
O principal diferencial da plataforma SoftExpert Suite está exatamente na integração das tecnologias GRC, BPM e ECM em um único modelo de gestão corporativa em complemento ao ERP.
Assim, processos, políticas e procedimentos estão diretamente retratados em riscos e controles internos, e os controles aumentam a eficácia e produtividade através da sua implementação diretamente na automação dos processos, documentos e formulários.[/toggles]
[toggles title=”Stefanini”]Apoiando a transformação bancária, a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, desenvolveu a solução Topaz, com capacidade de realizar todas as etapas do gerenciamento do banco, permitindo que empresas financeiras de qualquer porte transformem seus processos de Core Banking com maior agilidade, facilidade, segurança e redução de custos.
Atualmente, existem três categorias do Topaz. A primeira delas é o Topaz Banking, que suporta todas as etapas e processos bancários, como verificação de contas e poupanças, depósitos a prazo e empréstimos comerciais e pessoais.
Ele permite operações bancárias em tempo real de forma centralizada, disponível em múltiplos canais, ajudando os bancos a redefinirem seu papel e reimaginarem as relações com os clientes, criando lealdade e novos fluxos de receita para atender seu cliente.
O Topaz Banking possui uma arquitetura aberta de alta performance, robusta e eficiente, permitindo realizar novas demandas de trabalho sem aumento exponencial de custos.
O Topaz Trace é totalmente especializado em compliance. Com ele, é possível fazer monitoramento, gerando listas restritivas, tanto internas como externas, alertas em tempo real, análise de perfil do cliente e também relatórios de conformidade.
Por fim, o Topaz Microfinance atende instituições de microfinanças e microcrédito especializada em processos de depósitos a prazo e remessas.[/toggles]
[toggles title=”TransUnion”]As soluções da TransUnion auxiliam bancos, seguradoras, financeiras e fintechs a compreenderem a realidade e o comportamento de seus consumidores.
As soluções inovadoras da empresa proporcionam uma melhor experiência de consumo a partir de uma prospecção mais assertiva, agilidade e automação na concessão de crédito, fidelização de clientes e combate à fraude.
Além disso, a TransUnion oferece mais transparência às decisões das empresas, pois permite entender melhor o comportamento de atuais e possíveis clientes destas empresas, oferecendo produtos, serviços e promoções mais adequadas para cada perfil, além de fornecer ações personalizadas que atendam às necessidades desses consumidores, com segurança e assertividade.
Tudo isto com base em técnicas de analytics e machine learning, tecnologia avançada de automação de processos e um crescente banco de dados alternativos, de onde são extraídos insights valiosos.[/toggles]
[toggles title=”TIVIT”]Durante o CIAB, a TIVIT irá apresentar soluções exclusivas para o setor financeiro. Nossas soluções incluem processamento de informações críticas.
Gerenciamos mais de 25 bilhões de transações por ano, suportando os principais players do mercado. Bancos e processadoras de cartão de crédito têm a TIVIT como um parceiro estratégico para a gestão de suas operações tecnológicas.
Hoje a TIVIT é a maior gestora de ATMS e a líder em processamentos de cartões em todo Brasil, além de gestora do sistema de pagamentos de Transporte público da cidade de São Paulo.
A TIVIT, multinacional brasileira de soluções digitais, oferece uma estrutura de missão crítica para apoiar empresas do setor financeiro, com soluções capazes de criar contingências de ambientes complexos de tecnologia para garantir a disponibilidade em datas como essa.
Os clientes da empresa contratam disponibilidade de processamento e de sistema para que consiga atingir a demanda dos negócios e atender todo volume transacional durante as datas comemorativas e gerar valor e uma boa experiência para o consumidor final.[/toggles]
[toggles title=”Vector ITC Group”]O Vector ITC Group desenvolve projetos com tecnologias de Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain, soluções mobile e de modernização digital.
A Inteligência Artificial e as tecnologias cognitivas, por exemplo, são aplicadas no gerenciamento de relacionamentos com clientes, na autenticação de identidades e no controle de riscos.
Soluções específicas para o setor bancário também fazem parte do portfólio do grupo. O Cash Light, uma nova arquitetura para caixas eletrônicos baseada em microserviços e o Cash4You, sistema de gestão de cédulas baseado em redes neurais, são duas de suas inovações mais importantes.[/toggles]
[toggles title=”Visa”]A Visa participa neste ano por meio de palestras. Seus executivos abordarão conteúdos relevantes sobre tendências da indústria de pagamentos digitais, pagamentos instantâneos, pagamentos por aproximação, o uso da inteligência artificial na prevenção a fraudes, o novo protocolo de autenticação de compras online 3DS 2.0 e também farão uma apresentação sobre o panorama do ecossistema de fintechs no Brasil.[/toggles]
[toggles title=”WACON”]A Wacom é líder do mercado de captura de assinatura digital manuscrita. Com uma garantia de 3 anos os produtos da Wacom são diferenciados em nível de qualidade e precisão.
Gestores de projetos bancários podem ficar tranquilos com a “user experience” dos clientes finais e o sucesso dos produtos Wacom no mercado corporativo.
Além disso, o uso dos produtos Wacom melhora o gerenciamento dos processos “customer facing” e a abrangência com o cliente final.
Para a CIAB 2019, a companhia irá levar hardware e software para processo de assinatura digital manuscrita para todas as situações que exigem assinatura – Ex: contratos, abertura de contas, crédito consignado.[/toggles]
[toggles title=”ZUP”]A Zup se posiciona como um parceiro estratégico que consegue conectar todas as competências necessárias no desenvolvimento de uma iniciativa digital.
Cocriamos soluções junto aos clientes em todas as fases da iniciativa. A metodologia inovadora é baseada na filosofia Lean, suportada por um processo de gestão de entrega, gestão de produto e change management.
Somos especialistas em desenvolver squads multidisciplinares com pessoas fora da curva, organizados por propósito para criar uma conexão clara com resultados de negócio e reduzir dependências que atrapalhem ou impeçam a entrega do valor.
Procuramos desenvolver produtos digitais pensando que tipo de valor que podemos gerar para o cliente final, da melhor maneira possível.[/toggles]
Sobre o CIAB FEBRABAN
O CIAB FEBRABAN – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras – é o maior evento da América Latina tanto para o setor financeiro quanto para a área de tecnologia.
Foi criado em 1990 e desde a sua primeira edição, em 1991, vem incentivando o desenvolvimento da tecnologia e inovação bancária. Anualmente, o congresso reúne público de aproximadamente 20 mil pessoas. Apresenta cerca de 120 personalidades entre conferencistas e debatedores em mais de 30 painéis.
Sobre a FEBRABAN
A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN é a principal entidade representativa do setor bancário. Foi fundada em 1967 visando o fortalecimento do sistema financeiro e de suas relações com a sociedade.
Reúne 121 instituições financeiras associadas de um universo de 172 instituições em operação no Brasil, as quais representam 97% dos ativos totais e 93% do patrimônio líquido do sistema bancário brasileiro.
Entre os objetivos estratégicos da Federação estão o desenvolvimento de iniciativas para a contínua melhoria da produtividade do sistema bancário e a redução dos seus níveis de risco, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.