“Transformação digital para reativação econômica e social” será o tema central do diálogo desta edição ministerial bienal que buscará redimensionar a relevância do governo digital na região diante da maior crise deste século.
A VI Reunião Ministerial de governo digital da América Latina e do Caribe será realizada nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020, virtualmente, embora para todos os efeitos da agenda seja considerada “Reunião de Lima” que foi a sede que foi acordada há dois anos.
Organizado pela Red Gealc com o apoio da OEA, do BID e do governo do Peru, o encontro mais importante da região sobre o assunto, pois é o único encontro específico de ministros com responsabilidades de governo digital, além de ser uma oportunidade para os dirigentes governamentais digitais da região se contactarem e com experiências de liderança globais.
Dadas as disposições e cuidados que devem ser observados diante das dificuldades de transferências internacionais derivadas da pandemia do coronavírus, esta Reunião Ministerial, originalmente programada para acontecer na cidade de Lima, Peru, será realizada em formato virtual com a participação do mais altas autoridades do Governo Digital das Américas e expositores internacionais reconhecidos no assunto.
O governo digital tem se mostrado uma prioridade para o Estado e a população em geral, e um instrumento central na gestão sanitária e social da crise do COVID-19. Foi essencial para manter o funcionamento dos governos, sociedades e economias e, da mesma forma, será essencial para a reativação econômica e social essencial de nossos países.
(A foto corresponde à V Reunião Ministerial, realizada no Panamá)