O Onboarding Digital tem como objetivo automatizar um processo cadastral, desta forma, pode auxiliar na prevenção de tentativas de golpe
Os bancos digitais chegaram no país e estão cada vez mais em alta e de acordo com dados públicos coletados pela Boston Group, avalia-se que entre 500 mil e 1 milhão de contas são abertas por mês nessas plataformas sendo que no início do último ano, já haviam 11 milhões de novas contas cadastradas nessas instituições.
Em um mundo cada vez mais conectado, Cristina Diez, Diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies, fala da importância da aceitação do face match:
“O uso do face match vem se tornando cada vez mais comum no dia a dia das pessoas. É importante contar com essa tecnologia de forma que atenda às necessidades dos usuários e essa tecnologia proporciona isso”.
O Face Match é uma tecnologia de reconhecimento facial utilizada na identificação de pessoas, mais utilizado por bancos, seja para abertura de uma conta ou outros serviços. Com isso, essa tecnologia é considerada hoje um dos modos mais seguros de autenticação de transações financeiras utilizada pelos bancos por utilizar características físicas de uma pessoa para fazer o seu reconhecimento e distingui-la das demais.
Por meio de inteligência artificial, essa tecnologia é capaz de avaliar se o rosto na imagem do documento é o mesmo rosto da pessoa que está fazendo o processo de onboarding.
Segundo dados do estudo da Duo Security, no segmento bancário, o mobile banking, registrou um crescimento de 24% e alta de 80%, o que é duas vezes mais relevante que o internet banking. Sendo assim, os bancos precisam se adaptar às novas tecnologias e investir no processo de onboarding digital é um dos pontos primordiais.
Segundo Diez, o Onboarding Digital tem como objetivo automatizar um processo cadastral, desta forma, pode auxiliar na prevenção de tentativas de golpe por parte de fraudadores, evitando fraudes em diferentes transações e solicitações.
“Para melhoria contínua, o processo de onboarding nos bancos é um passo importante e para isso é preciso contar com softwares e tecnologias de qualidade que consigam fazer essa transformação de forma confiável e segura”.
Um estudo recente publicado pela Juniper Research aponta que o número de usuários da tecnologia de reconhecimento facial, à base de softwares para pagamentos, será de 1,4 bilhões no mundo em 2025.
No ano de 2020, o estudo verificou 671 milhões de usuários, o que mostra um crescimento rápido de 120%.
A tecnologia do face match ajuda a evitar possíveis fraudes, como no caso de uma pessoa tentar se passar por outra, a fim de praticar golpes.
De acordo com dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em 2020 as tentativas de fraude de identidade tiveram um aumento de 80%.
Hoje, o cliente quer acessar sua conta de qualquer lugar, realizar transações 24 horas por dia, não depender da autorização de terceiros e nem perder tempo com deslocamento até agência. Quer que tudo aconteça da forma mais rápida e prática possível, na palma da mão.
Com isso, cabe aos bancos digitais o desafio de criar ambientes seguros, canais eficientes e investir na modernização de processos, como é o caso de onboarding digital, que já mostrou que veio para ficar.
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!
TJ/SP: Biometria supre falta de assinatura em contrato eletrônico
Biometria facial evita roubo de identidade no e-commerce
Santander amplia uso de biometria facial a 10 milhões de correntistas