Últimas notícias

Fique informado
Criminosos do Rio de Janeiro usavam robôs para imitar assinatura de vítimas

Criminosos do Rio de Janeiro usavam robôs para imitar assinatura de vítimas

07/02/2020

Depois de três meses de investigação, a polícia do Rio de Janeiro prendeu integrantes de uma quadrilha de estelionatários que agiam contra idosos. Eles clonavam cartões, falsificavam documentos, cheques e as assinaturas das vítimas. Para isso, os criminosos utilizavam um equipamento para fazer desenhos industriais adaptada para fazer as assinaturas em cheques.

Confira a matéria do Jornal da Record

 

Porque uma assinatura eletrônica pode ser muito mais segura que a feita em nos documentos impressos?

Muito mais que uma simples imagem, a tecnologia de Biometria Manuscrita utilizada pela empresa brasileira Formalizar e-Signature captura de forma irrefutável e real time  evidência que compõem a assinatura feito em meio eletrônico o que torna muito mais confiável os documentos assinados de forma eletrônica que os documentos impressos assinados pelo próprio punho do signatário: Pressão, velocidade, movimento aéreo, ângulo, aceleração e ritmo.

Jéssica Fonseca, Diretora Executiva Formalizar e-Signature

Segundo Jéssica Fonseca, Diretora Executiva da Formalizar e-Signature com quem conversamos, “O mercado tem que compreender que a transformação digital não significa somente gerar produtividade, mas também confiança à todas as transações. Estes dois aspectos são indissociáveis para a sustentabilidade dessa migração digital.

A assinatura que as pessoas fazem nos documentos são formadas tanto pelo fator visual (imagem da assinatura), mas também pelo comportamento do indivíduo que assinou (aspecto biométrico).”

“A modalidade de assinatura eletrônica por biometria manuscrita fortalece operações digitais, pois é uma tecnologia preparada para reconhecer que nenhuma assinatura verdadeira é igual a outra, mas em contraponto reconhece a consistência do padrão comportamental. Como resultado, a tecnologia protege a identidade dos indivíduos contra fraudes, como a do robô criado na reportagem”, concluí a executiva.

A Biometria Manuscrita é considerada a tecnologia mais indicada para assinatura de documentos e contratos eletrônicos, pois tem segurança e validade jurídica, uma vez que:

  • A assinatura é periciável.
  • A biometria é criptografada.
  • Garante a Integridade do documento.
  • Tem a Unicidade da assinatura.
  • Tem Metadados no documento.

Veja os principais funcionalidades da nossa Assinatura Eletrônica

  • Cadastro da Assinatura Biométrica
  • Captura da foto e documentos
  • Cadastro de outras Biometrias
  • Assinatura de documentos eletrônicos
  • Validação da assinatura em Tempo Real
  • Selagem da assinatura no documento
  • Controle do status das assinaturas

A Validade Jurídica da assinatura eletrônica

Assinatura eletrônica é regulamentada pela Medida Provisória nº 2.220, de 24 de agosto de 2001, Art. 10º § 2º, desde que o documento seja aceito como válido entre as partes assinantes, seja íntegro e permita a comprovação da autoria.

Os documentos assinados eletronicamente com a Tecnologia de Biometria Manuscrita são selados com o Certificado Digital ICP-Brasil para garantir integridade e todas as assinaturas são periciáveis, permitindo a comprovação de autoria, através dos dados biométricos capturados. As partes que assinam o documento devem admitir e aceitar formalmente como válida a tecnologia utilizada.

O ato da assinatura manuscrita demonstra a manifestação de vontade. Nossas Soluções também podem comparar e validar todas as assinaturas em tempo real com o cadastro eletrônico criado previamente, para maior segurança.

A assinatura eletrotônica produzida pela Biometria Comportamental por meio da Assinatura Manuscrita assegura a transparência das transações eletrônicas e é um componente fundamental para empresas que pretendem se relacionar no meio eletrônico e promover a transformação digital em suas organizações.

A tecnologia é totalmente invisível para as pessoas que assinam porque elas assinam da mesma forma num dispositivo eletrônico que em uma folha de papel. É intuitivo e descomplicado.

Autopagamento e biometria são as tecnologias mais esperadas pelos consumidores no mundo

Assinatura digital, eletrônica e biometria. Entenda a diferença entre essas formas de identificação

Prova de Vida do INSS será feita com biometria digital e facial

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! 

  Explore outros artigos!