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GOL apresenta as vantagens do reconhecimento facial do passageiro no portão de embarque no IT Forum X

16/10/2019

Gol faz reconhecimento facial do passageiro no portão de embarque

Tecnologia melhora a experiência do cliente e reduz em uma hora por dia o tempo das aeronaves em solo

Por Edileuza Soares, especial para o IT Forum 365

Pioneira no Brasil com serviço de check-in pelo smartphone, a Gol saiu na frente com mais uma inovação para facilitar a vida dos passageiros, reduzir custos e aumentar a lucratividade.

A novidade é o serviço de embarque biométrico, inaugurado no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O sistema identifica os clientes no portão de embarque pelo reconhecimento facial, diminuindo filas e o tempo das aeronaves em solo.

Paulo Palaia Sica, CIO da Gol

“Somos a primeira empresa aérea brasileira a utilizar essa tecnologia no processo de embarque e com segurança”, entusiasma-se Paulo Palaia Sica, CIO da Gol, vencedora do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia em parceria com a PwC, na categoria Transporte e Logística.

Ele informa que a companhia está negociando com a administrações de outros aeroportos para ampliar a iniciativa. Até agosto de 2020, ele espera levar o sistema de embarque biométrico para cinco aeroportos onde a companhia aérea registra mais movimento que são Santos Dumont (RJ); Guarulhos e Congonhas (SP); Brasília (DF) e Salvador (BA).

Embarque imediato

O reconhecimento facial dispensa a apresentação do cartão de embarque em papel ou no smartphone. Um totem instalado no portão de embarque faz foto do passageiro e checa as informações para liberação da sua entrada no avião. A ferramenta utiliza os mesmos recursos do serviço de Selfie Check-in pelo aplicativo da Gol, lançado em junho de 2017.

A nova tecnologia tem o objetivo de reduzir o intervalo entre pouso e decolagem das aeronaves. CIO da Gol avalia que a automação do processo de identificação do passageiro no portão do embarque traz mais agilidade. Os agentes não precisarão mais ticar o cartão de embarque nem consultar a reserva do cliente em caso de perde ou danificação desse documento.

“Seremos mais rápido e assertivos. Todos os minutos que conseguirmos economizar ao longo do dia contribuirão para uma economia expressiva para conter custos”, afirma o executivo.

Fonte: itforum365.com.br

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