Últimas notícias

Fique informado

HID Global apresentou no Biometrics HITech sensor de segurança utilizado no Registro Civil da Colômbia

21/08/2019

O modelo de sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01 da HID Global, recebeu no início de 2019 a homologação do Registro Nacional de Estado Civil da Colômbia, na qualidade de dispositivo atendendo aos requisitos técnicos da nova versão (V2) do anexo técnico 2.

Esta solução foi apresentada na edição 2019 da Biometrics HITech Summit (estande #1), evento realizado nos dias 20 e 21 de agosto no Centro FECOMERCIO, na cidade de São Paulo.

Com a publicação da versão 2 do anexo técnico 2, o Registro Nacional de Estado Civil busca garantir a proteção da identidade dos cidadãos colombianos, quando eles realizam operações com entidades públicas ou privadas, que requeiram a validação das impressões digitais junto ao banco de dados dos registros do governo.

Em complemento, o Registro exige ainda que os sensores de impressões digitais sejam certificados por seus laboratórios, antes de serem incorporados em qualquer aplicação que envie imagens ou templates para o banco de dados.

Os novos requisitos de segurança incluem também a detecção de vivacidade dos dedos e a detecção de dedos falsos, feitos com materiais como acetato, borracha, cola, látex e silicone, dentre outros.

O sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01 foi desenvolvido para simplificar as transações e reduzir as fraudes em instituições financeiras, governos e qualquer outra entidade que requeira altos níveis de segurança. Adicionalmente, ele proporciona uma autenticação biométrica segura de ponta a ponta.

É importante lembrar que a tecnologia de captura de imagens multiespectrais possui a certificação da norma ISO/IEC 30107-3, que inclui a detecção de submissão de amostras biométricas falsas, ao sistema de captura biométrica.

Esta certificação é focada na detecção das tentativas de burlar o sistema de controle biométrico por meio do furto de identidades e na detecção de impressões digitais vivas, a fim de determinar se os dados de impressões digitais capturados pelo sensor são originados de uma pessoa real viva, ou cópia falsa de plástico, ou ainda uma outra cópia artificial.

Na América Latina, existem mais de 150 milhões de cidadãos que usam a tecnologia multiespectral Lumidigm®. Dentre essas aplicações, destacam-se:

Bancos: no Brasil, 85 milhões de pessoas usam sensores de impressões digitais multiespectrais em mais de 130.000 caixas eletrônicos. No Chile, 4 milhões de clientes bancários usam esses sensores para verificar sua identidade antes de abrir uma nova conta, alterar o beneficiário ou realizar transações.

Sistemas públicos de pagamentos dos benefícios de aposentadoria: em outro país da América do Sul, mais de 8 milhões de aposentados e pensionistas, acessam seus benefícios após verificação de suas identidades, através de tecnologia multiespectral.

Prevenção de fraude de identidade em sistemas de saúde do governo (Estado): mais de 60 milhões de cidadãos, em um dos países da América Latina, usam a tecnologia biométrica da Lumidigm para autenticar suas identidades antes do acesso aos serviços de saúde do Estado.

Juan Carlos Tejedor Luna, Diretor de Vendas da HID Lumidigm para a América do Sul, ressaltou: “O cidadão deseja dispor de uma boa experiência, então se faz necessário proporcionar uma solução relevante e confiável. Estabelecer e confirmar com 100% de confiança a identidade do cidadão, é o núcleo dos sistemas de identificação dos países, sobretudo nos momentos onde aumentam as fraudes de identidades. A biometria das impressões digitais é um componente essencial para a identidade do cidadão, uma ferramenta que permite aos estados fornecer serviços de maneira simples e confiável”.

Sobre a HID Global

A HID Global tem a tecnologia que suporta, de forma segura, as identidades das pessoas, lugares e objetos no mundo todo. Fazemos o possível que as pessoas realizem transações seguras, trabalhem de forma produtiva e viajem com liberdade.

Nossas soluções de identificação segura, permitem que as pessoas possam estar com comodidade e segurança dos sites físicos e digitais, além de conectar objetos que podem ser identificados com precisão, verificados e rastreados digitalmente.

Milhões de pessoas ao redor do mundo usam os produtos e serviços da HID em suas vidas cotidianas e mais de 2 milhões de objetos estão conectados mediante à tecnologia de HID.

Trabalhamos com governos, instituições educativas, hospitais, instituições financeiras, companhias industriais e algumas das companhias mais inovadoras do planeta.

Com sede em Austin, Texas, a HID Global tem mais de 3 mil empregados em todo o mundo e opera em escritórios internacionais que tem suporte em mais de 100 países. A HID Global® é uma companhia do grupo ASSA ABLOY. Para mais informações, visite o site da HID Global.

  Veja nossa coluna de Biometria

O que são dados biométricos?

Austrália interrompe projeto nacional de Serviço Biométrico de Identificação