Moscou é hoje a cidade com maior uso de tecnologia de reconhecimento facial do mundo para pagamento
Moscou adicionou sistema de pagamento por reconhecimento facial em mais de a mais de 240 estações de metrô e com isso torna-se o maior case de uso de tecnologia de reconhecimento facial no mundo
Todas as estações da Mosmetro, a partir do dia 15 de outubro 2021, utilizam um sistema de pagamento biométrico de tarifas com câmeras nas catracas. Trata-se da tecnologia Face Pay, que permite passar no metro “sem mãos” e sem colocar cartão, apenas olhando para a câmara.
O serviço depende de fotografias armazenadas para validar os pagamentos do metrô, uma preocupação óbvia de privacidade, dados os usos anteriores da tecnologia de reconhecimento facial pelas autoridades policiais da capital russa.
A prefeitura de Moscou declarou que estima que de 10 a 15 por cento dos passageiros usem o Face Pay regularmente nos próximos dois a três anos. Isso ajudará circulação nas estações uma vez que as pessoas gastam que menos tempo em filas para o pagamento e e nos sistemas de acesso.
As autoridades estimam ajustar a quantidade de catracas do Face Pay a partir da demanda pelo novo serviço de pagamento. Agora, há uma catraca está instalada no saguão de cada estação, e apenas duas estações estão com três catracas com reconhecimento facial para pagamento.
A relativa conveniência que o reconhecimento biométrico pode agregar aos sistemas de pagamento é um conceito que está sendo divulgado atualmente nos Estados Unidos por meio da Amazon One.
Conforme publicação do The Verge – Amazon One permite que você pague com a palma da mão, a Amazon quer que sua tecnologia de reconhecimento da palma da mão seja utilizada em lojas, em estádios e em prédios de escritórios para pagamento sem contato e para controle de acesso inclusive.
Conforme o Departamento de Tecnologia da Informação de Moscou afirmou, as fotos são coletadas por meio de canais oficiais não serão entregues à polícia e, em vez disso, serão criptografadas com segurança no sistema GIS ETSHD (Centro de Processamento e Armazenamento Unificado de Dados de Moscou).
Mesmo assim, os defensores da privacidade russos consideram que o uso da biometria facial pelo sistema de transporte de Moscou pode representar uma ameaça a privacidade do cidadão e alertam que como o metrô de Moscou é uma instituição governamental, todos os dados podem acabar nas mãos dos serviços de segurança e este é um novo passo perigoso no empenho da Rússia pelo controle de sua população.
“Precisamos ter total transparência sobre como esse aplicativo funcionará na prática”, disse Stanislav Shakirov, fundador do grupo de direitos digitais Roskomsvoboda, ao The Guardian.
Segundo o The Verge, Shakirov tem bons motivos para se preocupar. A implementação de reconhecimento facial por Moscou em sua vasta rede de mais de 10.000 câmeras CCTV é mais do que um pouco assustadora. Pior do que a possibilidade de abuso por parte da polícia local de Moscou, o sistema pode aparentemente ser sequestrado por apenas US $ 200 por hackers empreendedores.
Esse é o risco real de aplicar o reconhecimento facial a cada vez mais no cotidiano da cidade, não apenas porque o governo poderia ter mais facilidade para rastrear os movimentos dos cidadãos, mas também porque o próprio sistema é um alvo vulnerável para abusos ainda piores.
Com informações da Prefeitura de Moscou, The Verge e The Guadian
Pagamento com reconhecimento Facial cresce ao redor do Mundo
Sistema de reconhecimento facial e de placas serão implementados em 80 cidades baianas
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!