Entre as opções disponíveis no mercado, a biometria de voz identifica comportamentos suspeitos de usuários e possíveis fraudadores
Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian sobre fraudes, aponta que os consumidores confiam mais em biometrias físicas e comportamentais do que nas senhas e nos códigos de autenticação.
Nesse sentido, a Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no Brasil, vem ajudando na identificação e prevenção à fraude em transações financeiras e operações, da venda ao atendimento.
Desde 2017 no mercado, a Voice IDTech já evitou mais de R$ 20 milhões em fraudes bancárias.
De acordo com Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, a biometria pode ser considerada um dos métodos mais seguros de identificação, pois se baseia em características exclusivas de cada pessoa.
Aliando esse método com a inteligência artificial, o nível de confiança e velocidade da biometria chega a ser altíssimo.
O executivo conta que “A biometria de voz é uma tecnologia que permite confirmar a identidade de uma pessoa enquanto ela fala. Se estiver integrada aos sistemas da empresa, também é capaz de identificar comportamentos suspeitos de usuários, visando a prevenção de fraudes”.
Entre as vantagens no uso desse tipo de tecnologia, está a substituição de senhas, que embora sejam comuns não são mais tão seguras.
“O uso das senhas é hoje uma grande dor para os brasileiros. As biometrias trazem mais confiabilidade para o consumidor e para facilitar a sua vida, diminuindo a necessidade de anotar suas credenciais e correr o risco de esquecê-las”, afirma Peixoto.
Mesmo que as senhas ainda sejam o método de segurança mais adotado, o CEO comenta que a evolução da engenharia social está mostrando às instituições que é preciso uma atualização urgente.
“As instituições podem, por exemplo, adotar mais de uma validação e incluir diversas autenticações, como a biometria de voz”, conta Peixoto.
“Com a autenticação por voz, por exemplo, é possível mapear desvios de comportamento em ligações telefônicas, aplicativos e WhatsApp. A tecnologia necessita de apenas 1 segundo para identificar uma tentativa de fraude”, finaliza.
Sobre a Minds Digital:
Liderados por profissionais com uma grande bagagem no mercado, a Minds Digital é uma empresa especializada em biometria de voz.
Conta com uma equipe composta por engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em marketing, analistas de negócios e gerentes de projetos.
Com sede em São Paulo, a Minds Digital possui escritório em Belo Horizonte e atua tanto no Brasil quanto nos EUA.
É uma empresa com soluções em nuvem, o que traz muito mais segurança e velocidade aos negócios.
Está em conformidade com todas as regras exigidas pela LGPD por um preço competitivo em reais.
Além disso, recebeu recentemente um aporte no valor de R$2 milhões para fomentar as áreas de produto, comercial e marketing da empresa.
Apple está focando em biometria facial e pode aposentar de vez o Touch ID no iPhone
TSE aprova resolução sobre projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas
A biometria é o futuro do varejo
Biometria facial evita mais de R$ 8 bi em fraudes para as fintechs
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!