Unidade subordinada à Polícia Civil tem como objetivo combater fraudes para a obtenção de RG e CNH
A Polícia Civil de São Paulo inaugurou nesta semana – 24 de novembro de 2022 – a primeira delegacia especializada no combate a crimes de fraudes biométricas no estado.
A delegacia vai investigar casos de documentos e identidades falsos e fraudes biométricas por meio de impressões digitais etc.
“A Polícia Civil é orgulho do nosso Estado. Nunca perdeu a capacidade de renovação, inovação e atualização. Anos atrás os profissionais gastavam mais tempo na formalização das ações e, agora, com as facilidades impostas pelas novas tecnologias, os procedimentos ficaram mais rápidos. A inauguração desta delegacia vem para dar mais capacidade para a polícia evitar fraudes documentais e biométricas”, disse Rodrigo Garcia.
A Delegacia de Polícia foi criada pelo Decreto nº 66.860, de 21 de junho de 2022, e instalada na sede do Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” – IIRGD.
As atividades policiais começarão na mesma data da sua inauguração. Lo
A unidade especializada terá como objetivo combater as fraudes documentais e biométricas realizadas para obtenção dos documentos de identidade, como o RG e CNH.
O foco inicial serão os crimes cometidos na cidade de São Paulo.
Desde 2015 todas as biometrias foram inseridas no Sistema Afis, usado para comparar uma impressão digital com impressões previamente arquivadas no banco de dados do sistema.
A delegacia será subordinada ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol).
A Delegacia de Polícia de Combate a Crimes de Fraude Documental e Biometria vai funcionar na Avenida Casper Líbero, na Luz, Centro da capital paulista.
A decisão de se criar uma delegacia especializada se deve ao fato de que era preciso centralizar as operações de combate aos crimes biométricos, que têm aumentado em razão da tecnologia estar sendo muito utilizada pelos criminosos.
Na atualidade, em razão da evolução tecnológica e da aquisição de ferramentas de identificação eletrônica de impressões digitais, expandiu-se o leque de atribuições do DIPOL, fato que reclama centralização investigativa e especialização funcional”, explicou o delegado Maurício Correali, do Dipol.
O Departamento de Inteligência da Polícia Civil é comandado pelo delegado Caetano Paulo Filho. “Essa nova delegacia será mais um serviço que a instituição oferecerá à população de São Paulo”, disse ele.
Em princípio, o foco do trabalho da delegacia será na capital, mas, dependendo das investigações, poderá ser ampliado para outras cidades do estado.
Entrevistamos Sarra Ghaïb da HID sobre o uso da biometria nos setores: público, saúde e varejo
Biometria e identidade auto-soberana podem resolver muitos desafios de autenticação
A biometria desempenha papel de destaque em planos ambiciosos para Mastercard e FIDO Alliance com cartões Thales
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, de íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.