Com o avanço da tecnologia, muitas empresas mudaram de métodos de autenticação ortodoxos para autenticação biométrica de ponta e seus componentes. O reconhecimento de impressão digital, facial e palmar continua sendo os tipos mais comuns, o reconhecimento biométrico de voz aumentou.
O que é o Reconhecimento de Voz Biométrico?
O Reconhecimento de Voz Biométrico é o uso da voz humana para identificar exclusivamente características biológicas para autenticar um indivíduo, ao contrário de senhas ou tokens que requerem entrada física.
Avanços maciços na tecnologia de redes neurais levaram ao desenvolvimento de biometria de voz mais rápida e precisa do que outros métodos. Esses sistemas biométricos de reconhecimento de voz têm acesso a casos de uso maiores e podem identificar um indivíduo com menos amostras de fala.
Para onde está indo o mercado de voz biométrica?
Espera-se que o tamanho do mercado de reconhecimento de voz biométrico cresça de US$ 1,1 bilhão em 2020 para US$ 3,9 bilhões em 2026, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 22,8% durante o período de previsão.
Devido a recursos de segurança insuficientes, as interações de dispositivos no setor financeiro são limitadas. Os ataques de fraude contra instituições financeiras aumentaram 269% nos últimos quatro anos, mais do que a maioria dos outros setores investigados.
As instituições financeiras provavelmente empregarão o reconhecimento de voz em combinação com seus aplicativos de reconhecimento de fala no futuro.
Como funciona o reconhecimento biométrico de voz?
O reconhecimento biométrico de voz funciona inserindo a voz do indivíduo cuja identidade deve ser armazenada no sistema. Esta entrada é mantida como uma impressão para autenticação. A impressão de entrada é feita com um software que pode dividir a declaração de voz em várias frequências.
Atributos comportamentais são identificados neste estágio que trabalham mutuamente para compor a impressão de voz. O reconhecimento de voz é muito parecido com o reconhecimento de íris ou impressão digital. Cada um é único para um indivíduo e não pode ser duplicado. Essas impressões são armazenadas no banco de dados para posterior autenticação.
Enquanto isso, um sistema independente de texto focaliza e combina fala desconhecida com informações de voz armazenadas anteriormente.
Existem dois tipos de autenticação de voz
Reconhecimento independente de texto: O sistema não mantém nenhum áudio pré-gravado para comparar com a entrada neste caso. É uma abordagem de autenticação de voz que não exige que nenhum material de fala anterior seja inserido no sistema biométrico. É muito mais prático porque permite a liberdade de expressão.
Reconhecimento dependente de texto: Necessita da repetição de uma frase previamente entregue que foi armazenada no sistema, apresentando uma limitação do conteúdo da fala.
Casos de uso de biometria de voz
O reconhecimento biométrico de voz tem vários casos de uso. Alguns deles são:
Centro de contato
A indústria de contact center é talvez a aplicação mais comum de biometria de fala. Ao evitar as árduas perguntas de segurança no início de cada interação de atendimento ao cliente, usar a voz para verificar e autenticar os chamadores economiza tempo e esforço tanto para o consumidor quanto para o agente.
Detecção de fraude
A biometria de voz é uma poderosa ferramenta de detecção de fraude. A autenticação multifator está sendo cada vez mais usada para impedir o acesso não autorizado a dados de clientes ou recursos financeiros, já que o roubo de identidade está aumentando. A biometria de voz oferece um mecanismo de autenticação seguro e resistente a falsificações.
Serviços financeiros
Nos últimos anos, o mercado global de serviços financeiros passou por mudanças significativas. A vida dos clientes foi facilitada pelo mobile banking e outras alternativas FinTech, mas também houve um aumento no perigo. Milhares de verificações por dia, em vários idiomas, são processadas usando biometria de voz.
Assinaturas digitais
A biometria de voz pode ser usada para estabelecer assinaturas de voz, que são um meio juridicamente vinculativo de subscrever documentos como contratos de seguro de vida. As transações financeiras também podem ser autorizadas usando assinaturas de voz.
Gerenciamento de força de trabalho
Atualmente, o uso de biometria de voz em aplicativos de gerenciamento de força de trabalho é comum. A verificação de fala é uma alternativa segura aos sistemas de crachás para organizações com uma força de trabalho grande e dispersa.
Vantagens do Reconhecimento de Voz Biométrico
1. Baixos custos operacionais
Call centers e até mesmo bancos podem economizar dinheiro usando a autenticação de voz. Isso economiza milhões de dólares ao eliminar muitas das etapas necessárias nos métodos de verificação tradicionais. Ele pode reconhecer a voz do cliente durante um bate-papo de ponta a ponta para autenticar sua identidade sem a necessidade de consultas habituais.
2. Experiência do usuário aprimorada
Outra vantagem dos sistemas biométricos de voz que muitas vezes é negligenciada é que eles têm a capacidade de melhorar muito as experiências do cliente. Os chamadores não precisam mais fornecer senhas, PINs ou responder a perguntas desafiadoras para verificar sua identidade.
Isso torna a biometria de fala perfeita para implantações omnicanal e multicanal, pois a impressão de voz de um cliente pode ser usada em todos os canais de suporte da sua empresa depois que ele for inscrito.
3. Precisão aumentada
A autenticação por voz é mais precisa e confiável do que as senhas, que são fáceis de esquecer, modificar ou adivinhar. É semelhante às impressões digitais, que ninguém mais pode ter. Em outras palavras, ao contrário das senhas, você não pode esquecer ou reproduzir uma voz. Apesar do fato de que o som pode ser afetado por uma variedade de coisas, é muito mais confiável e conveniente.
4. Tecnologia Fácil de Implementar
Muitas empresas valorizam a simplicidade da biometria de reconhecimento de voz em termos de uso e implementação. Algumas tecnologias biométricas podem ser difíceis de integrar em um negócio e começar a usar. No entanto, os sistemas biométricos de voz geralmente podem ser implementados sem equipamentos ou sistemas adicionais porque exigem muito pouco.
Como essa tecnologia é tão simples de usar, as empresas geralmente podem realocar funcionários em outras partes da organização para aumentar o desempenho e a satisfação do cliente.
Conclusão
A autenticação de voz é uma ótima maneira de verificar a identificação de um usuário, pois adiciona camadas adicionais de proteção que os códigos de acesso manuais podem não fornecer. A autenticação por voz é benéfica tanto para os clientes quanto para a empresa, pois elimina a frustração associada a processos de login complicados.
Fonte: Imageware
Sobre Imageware
Identidade com Certeza Biométrica
Fundada em 1987, a Imageware é pioneira em tecnologia biométrica, com a primeira solução de reconhecimento facial implantada para aplicação da lei nos EUA em Los Angeles e a primeira plataforma de identidade com quatro modalidades biométricas. Apoiada por uma instalação dedicada de P&D baseada nos Estados Unidos, a Imageware detém atualmente 28 patentes de tecnologia biométrica em todo o mundo, com outras 14 pendentes.
São soluções biométricas multimodais baseadas em nuvem fornecem identificação mais rápida e precisa para melhor proteger comunidades, dados e ativos. As soluções de Imageware são confiáveis globalmente por agências governamentais, autoridades policiais e empresas privadas.
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