Uma das soluções que pode reduzir, consideravelmente, o número de roubos de cargas e ações de quadrilhas de fraudadores, é a biometria facial
A Unico, uma das principais IDTechs do país, está levando a biometria facial, já usada em outros setores, como o bancário, para ser a nova aliada contra fraudes no transporte de cargas.
Em 2022, a tecnologia já freou mais de 2 milhões de tentativas de fraudes
A segurança é ainda um dos principais gargalos que o setor logístico enfrenta.
Com uma frota estimada de 2,5 milhões de veículos, as cerca de 266 mil empresas, os 847 mil transportadores autônomos e as 519 cooperativas do transporte rodoviário de cargas (CTC)* sofreram, somente em 2021, com 14.400 ocorrências de roubos.
Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, as fraudes causaram um prejuízo de mais de R$ 1,2 bilhão ao segmento ano passado.
Uma das soluções que pode reduzir, consideravelmente, o número de roubos de cargas e ações de quadrilhas de fraudadores, é a biometria facial.
A Unico, startup unicórnio pioneira em identidade digital no país, está levando essa tecnologia ao setor de logística por meio do Unico Check, uma solução de autenticação de identidades que, através do reconhecimento biométrico facial, pode comprovar se a pessoa que está ao vivo, diante da câmera, é realmente a mesma dona do CPF.
“O processo de identificação dos motoristas e veículos, o rastreamento e o controle das rotas, são essenciais para tornar o transporte rodoviário de cargas mais seguro. A tecnologia de biometria facial, muito usada no mercado financeiro, é uma das soluções que atende perfeitamente esse público porque reduz consideravelmente o ingresso de fraudadores no setor”, explica Sílvia Andrade, diretora de parcerias da Unico.
A Fretebras, por exemplo, maior plataforma de fretes da América Latina e que atua como conexão entre quem tem e quem leva a carga, é uma das empresas investindo na biometria facial para segurança de seus usuários e parceiros.
Há cerca de dois meses utilizando a tecnologia Unico Check, a Fretebras já autenticou mais de 260 mil caminhoneiros.
“Ganhamos em agilidade e segurança. A biometria facial permitiu fazer a autenticação de identidade dos caminhoneiros de forma simples e efetiva pois, despois de cadastrado, ele não precisa mais inserir senhas e códigos. Seu rosto é sua assinatura e garantia de segurança”, comenta Michael Bogajo, Head de Risco e Prevenção à Fraude da Fretebras.
Somente neste ano de 2022, a Unico autenticou mais de 100 milhões de transações e conseguiu impedir mais de 2 milhões de tentativas de fraudes em diversos setores da economia.
Aplicada no segmento de logística, a tecnologia do Unico Check, pode autenticar, logo no início, a identidade do motorista com uma acuracidade de 99,9%.
“A tecnologia de biometria facial identifica e mapeia uma série de pontos no rosto de uma pessoa, gerando uma sequência numérica para cada indivíduo. Essa sequência é única, por isso o uso da tecnologia na logística não só auxilia na redução de roubos, mas também atua em todo o processo de controle da carga, uma vez que o motorista pode se identificar no recebimento da mercadoria, e na entrega. Além disso, facilita e agiliza toda a gestão de documentos e notas fiscais digitais para controle”, completa Andrade.
Sobre a Unico
Fundada em 2007, a Unico é a IDTech pioneira e líder em soluções de identidade digital no Brasil.
A startup se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e, oito meses depois, recebeu a quarta rodada de investimento de sua história, sendo avaliada em USD 2.6 bilhões.
A IDTech desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas.
São elas: biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica, admissão digital, plataformas de educação corporativa e gestão de compra e venda de veículos.
A Unico está presente em mais de 800 empresas, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Foi reconhecida em 2021 entre as “100 Startups to Watch”, ranking da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e apontada uma das “Companies to Watch in 2022” pela Liminal, empresa de consultoria estratégica focada em identidade digital, fintechs e cibersegurança. Saiba mais em Link
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