O cartão de sensor biométrico é alimentado através do terminal de pagamento.
A autenticação biométrica substitui o código PIN e habilita transações sem contato.
Amsterdã, 4 de janeiro de 2018 – a Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial em segurança digital, foi selecionada pelo Bank of Cyprus para fornecer o primeiro cartão de pagamento EMV biométrico de interface dupla do mundo, tanto para pagamentos de chip quanto para pagamentos sem contato.
Pormeio do uso do reconhecimento de impressões digitais, ao invés de um código PIN para autenticar o cartão dos assinantes, o cartão é compatível com os terminais de pagamento existentes instalados no país.
Quandoos clientes colocam suas impressões digitais no sensor, é realizada uma comparação entre as impressões digitais digitalizadas e os dados biométricos de referência armazenados de forma segura no cartão.
O cartão de sensor biométrico é alimentado pelo terminal de pagamento e não requer de bateria integrada. Isso significa que não há limite de duração da bateria nem da quantia de transações.
Uma solução biométrica e um processo de cadastro feitos para garantir a melhor privacidade para o usuário
O cartão de pagamento com sensor biométrico da Gemalto é baseado no princípio de que os dados biométricos devem sempre permanecer nas mãos dos usuários finais.
Osclientes do Bank of Cyprus preencherão o ágil processo de cadastramento nas sucursais do banco com o tablete da Gemalto desenhado para a solução.
Oprocesso de personalização biométrica e a ativação do cartão são feitos para evitar a transmissão de dados biométricos através do ar, para garantir a proteção da privacidade dos dados dos usuários.
Omodelo de impressão digital captado durante o processo de cadastramento é armazenado apenas no cartão.
“Os clientes do Bank of Cyprus serão os primeiros no mundo a desfrutar da conveniência biométrica por meio de um cartão de pagamento sem contato. O cartão de pagamento com sensor biométrico da Gemalto está desenhado para proporcionar a máxima segurança e a máxima privacidade dos dados”, disse Bertrand Knopf, Vice-presidente Executivo da Gemalto em Banca e Pagamentos. “O uso da biometria para pagamentos sem contato é um avanço lógico, pois se enquadra naturalmente com o gesto utilizado para pagar. Permite melhorar a experiência do usuário e habilitar transações de quantias maiores, sem precisar inserir o PIN, e, por sua vez, fornece conveniência da tecnologia sem contato”.
“Com o objetivo de fornecer autenticação sem rachaduras para o setor bancário, a Gemalto aproveitou sua vasta experiência em documentos seguros governamentais e sua liderança em aplicativos biométricos”, afirmou Stelios Trachonitis, Gerente do Centro de Cartões do BOC.“Nossos clientes serão beneficiados com esta solução inovadora de pagamento com a tranquilidade de que seus dados biométricos nunca sairão de suas mãos”.