O alarme está definido para 5h50, dando a você um período de 10 minutos para ficar pronto para seu próximo compromisso, a vacinação. Abra o laptop, faça o login e vá direto para a página de registro de vacinação. Ele o leva à página para selecionar um compromisso e você está pronto. É sua vez de tomar a vacina e obter seu cartão de vacinação. Embora ter o cartão seja a prova de que você tomou a vacina COVID-19, pode haver uma maneira melhor – o passaportes de vacina.
Em 2020, a pandemia COVID-19 criou novos desafios para o mundo. As principais empresas farmacêuticas, no ano passado, desenvolveram várias vacinas. Houve mais de 335 milhões de doses da vacina COVID-19 administradas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde .
As informações sobre vacinação têm sido historicamente transformadas em cartões impressos para indicar que uma pessoa foi vacinada. Quando se trata de viagens, esses cartões são inconvenientes e correm o risco de serem roubados.
À medida que mais pessoas se vacinam, tem se debatido muito sobre o tema para ajudar a provar que as pessoas estão viajando com segurança.
Qual é o método atual para documentar vacinas?
Para entender o contexto no qual os passaportes de vacinas foram conceituados, devemos primeiro cobrir o método atual para documentar quem recebeu a vacina e quem não a recebeu.
O documento atual para viajantes a outros países é o Certificado Internacional de Vacinação.
Este é um livreto amarelo que contém as datas das vacinas administradas ao indivíduo de posse do livreto. Ele é necessária para as autoridades de saúde e de fronteira para uso quando é verificado se os visitantes estão em conformidade com todas as vacinas necessárias para a entrada no país.
O que é um passaporte de vacina e quem tem trabalhado nele?
Houve vários relatórios sobre a implementação de passportes de Vacina após a pandemia. Um passaporte de vacina é um documento digital que prova que você foi vacinado contra COVID-19. Como é armazenado digitalmente em um dispositivo, o cartão físico não precisa mais ser carregado.
De acordo com o NY Times, existem muitas versões sendo trabalhadas por companhias aéreas, grupos da indústria, organizações sem fins lucrativos e empresas de tecnologia. O consenso parece ser que será digital e facilmente acessível no seu celular por meio de um aplicativo ou carteira digital .
Impacto da biometria na criação de passaportes de vacinas
Qualquer tipo de documento, especialmente um passaporte, precisa ser construído em uma base que permita operar além das fronteiras e jurisdições. A biometria pode ser o caminho mais fácil e rápido para começar. Ele pode adicionar conveniência e segurança, ao mesmo tempo que identifica facilmente o estado de vacinação de uma pessoa.
Documentos digitais, como passaporte de vacina, podem oferecer vários benefícios, mas para garantir que as informações pessoais e os registros de saúde estejam seguros, eles precisam estar protegidos. Segurança precisa está no topo da lista entre os requisitos para a criação de um documento digital, o que significa que a solução digital deve ser robusta.
O passaporte de vacina eletrônico poderia utilizar a biometria para fornecer segurança e dessa forma, ser mais seguro do que um certificado físico.
O que você é
A biometria depende de algo que você é, usando seu rosto, voz, íris, etc. Em vez de algo que você possui, como uma senha ou resposta a uma pergunta de segurança. Esse método de segurança mais forte pode diminuir o roubo ou hacking, garantindo que as informações pessoais permaneçam seguras.
Cibercriminosos falsificam certificados “oficiais” de vacinação na Darknet
A biometria pode ajudar na criação de passaportes de vacinas, integrando -se à funcionalidade de câmeras e microfones de smartphones. Por ser móvel, os passaportes podem ser usados em praticamente qualquer lugar.
Modalidade biométrica
Os tipos de biométrica mais provável previsto para serem utilizados nos passaportes de vacina são respectivamente a biometria de face ou reconhecimento por voz, porque com esses dois tipos a autenticação pode facilmente ser executada em um dispositivo móvel.
Para que uma pessoa tenha acesso a um passaporte de vacina, ela deve apresentar seu rosto como parte do processo de autenticação, em vez de inserir um username ou senha ou responder a uma pergunta de segurança.
Tem sido especulado que o certificado de vacina na forma de cartão de pape pode não ser suficiente para permitir as viagens internacionais. Uma razão potencial é porque eles são muito fácil de replicar.
A biometria usada para autenticar um passaporte digital pode ajudar a resolver esse problema. Principalmente se a solução usar detecção de atividade para prevenir ataques de spoofing.
Um “ataque de spoofing ” é uma tentativa de se passar por outra pessoa usando uma máscara, foto da foto e outras formas de falsificação de identidade. etc. A detecção de atividade é a prova de vida para inibir tais fraudes.
Utilizando a biometria na criação de passaportes de vacinação para provar, enquanto viaja, que essa pessoa foi vacinada poderia ser a chave notadamente mais segurança para inúmeros outros fins trazendo mais benefícios para o uso desse passaporte.
Com isso as as informações pessoais estariam mais seguras e protegidas.
Só o tempo dirá se, de fato, os passaportes de vacinas introduzidos vão encorajar viagens internacionais em um mundo pós-pandêmico.
Esperamos que a próxima vez que você definir um alarme para te acordar e acessar um site tão cedo pela manhã, seja para reservar um voo para onde você quiser.
Esse artigo foi publicado originalmente em inglês com o título Biometrics could hold the key to Vaccine Passports no site da empresa Aware. Você pode sugerir melhoria na tradução escrevendo para [redacao@localhost]
Sobre a Aware
A Aware é uma fornecedora líder global de produtos, soluções e serviços de software de biometria para capacitar os usuários a possuir e controlar sua identidade, minimizando o atrito, garantindo segurança, maximizando a conveniência e conhecendo seu cliente. Nossas soluções de verificação e gerenciamento de identidade oferecem suporte a serviços financeiros, segurança corporativa, saúde, recursos humanos, identificação do cidadão, gerenciamento de fronteiras, aplicação da lei, defesa e inteligência.
A tecnologia Aware líder de mercado ajuda as organizações a coletar, gerenciar, processar e combinar imagens e dados biométricos para esforços de identificação e autenticação. https://www.aware.com
Cibercriminosos falsificam certificados “oficiais” de vacinação na Darknet
Vacinas contra Covid-19 não verificadas são vendidas por até US$ 1.200 na Darknet, informa Kaspersky
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!
Liliana Guzman, da IDEMIA fala sobre o cenário de identificação digital pós 2020
Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça