A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) trabalhará para acelerar a adoção de um único identificador biométrico através de sua iniciativa One ID por decisão unânime em sua 75ª Reunião Geral Anual.
A resolução pede que as companhias aéreas, aeroportos, autoridades governamentais e outras partes interessadas trabalhem juntas na implementação de um processo de uso de papel sem uso de papel usando a biometria.
A organização observou, ao propor a resolução, que até 40 por cento do espaço dos terminais poderia ser liberado com a implantação biométrica.
“O reconhecimento biométrico usando o conceito One ID moderniza a experiência do aeroporto para os passageiros e melhora a eficiência e a segurança dos processos de identificação. O uso de padrões globais para identidade digital e troca de dados nos dará um grande passo para uma experiência de aeroporto livre de problemas para os passageiros. Todos os viajantes apreciarão a conveniência de ir do meio-fio até o portão, sem nunca precisar mostrar passaporte ou cartão de embarque”, comenta o Diretor Geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.
As companhias aéreas pediram aos Estados Membros da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) que endossassem as especificações de credenciais de viagem digitais como alternativa aos passaportes e que a indústria e os estados aeronáuticos trabalhassem juntos para desenvolver padrões globais de acesso seguro, transferência e uso de dados de identidade do passageiro em uma base de necessidade de conhecimento ou permissão para conhecimento em conformidade com vários requisitos de privacidade de dados, de acordo com o anúncio.
Um dos conceitos de identificação está sendo testado nos aeroportos internacionais de Atlanta, Aruba Internacional, Heathrow, Sydney, Schiphol, Changi e Dubai e outros nos EUA.
O Acuity prevê que o número de pontos de contato biométricos nos aeroportos em todo o mundo aumentará em 27% o CAGR até 2022.
Texto original em inglês
Fonte: Biometric Update