Últimas notícias

Fique informado
A Inteligência Artificial e a tecnologia multi biométrica são a solução para fraudes em seguros de saúde? 

A Inteligência Artificial e a tecnologia multi biométrica são a solução para fraudes em seguros de saúde? 

12 de dezembro de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A IA e a tecnologia biométrica múltipla, uma combinação poderosa para combater fraudes em seguros médicos no Brasil

Por Carlos Chavarría, CEO da NAAT Tech

Carlos Chavarría, CEO da NAAT Tech

Há alguns dias, deparei-me com a notícia de um ex-jogador da NBA condenado por fraude contra um plano de seguros médicos. As acusações falsas incluíam reivindicações médicas e dentárias que desencadearam uma investigação minuciosa.

Esse incidente provocou uma reflexão sobre a necessidade urgente de implementar medidas avançadas no campo dos seguros médicos.

Como poderíamos ter evitado essa situação? A resposta é simples: combinando inteligência artificial e tecnologia biométrica múltipla.

O mercado segurador brasileiro, com seus 129 grupos ativos e 933 operadores de seguros de saúde ou odontológicos, destaca a magnitude desse desafio que enfrentamos.

Esse setor não é apenas um pilar fundamental para a saúde financeira de milhões de cidadãos, mas também desempenha um papel crucial na economia nacional.

O uso de tecnologias separadas, como assinaturas digitais, validação por voz, impressões digitais e biometria facial, tem se mostrado insuficiente para proteger contra fraudes sofisticadas, especialmente na explosão de deep fake.

É nesse contexto que a união entre inteligência artificial e tecnologia biométrica múltipla se revela como ferramentas essenciais. Juntas, elas fortalecem a autenticação da identidade e oferecem uma camada adicional de segurança, criando um sistema robusto e completo que atua como um escudo contra práticas fraudulentas.

Instituições como a Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides) apontam que cerca de 15% dos contratos de seguros feitos no Brasil apresentam alguma irregularidade. Enquanto a CNseg (Confederação Nacional de Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) indica que, em 2022, as seguradoras tiveram perdas de 824,9 milhões de reais.

Implementar processos inovadores tem um efeito dissuasório, já que as pessoas que tentam cometer fraudes, obter reembolsos e fazer reclamações desistem quando percebem que há validação biométrica múltipla em andamento.

Diante desse cenário, podemos afirmar que a evolução do setor é inadiável, refletindo-se não apenas em nível nacional, mas também no panorama latino-americano, onde o mercado de seguros tem um valor de $174 bilhões de dólares, de acordo com o Relatório Global de Seguros 2023 da McKinsey & Company.

Como mencionei no início, a resposta é simples, mas só será alcançada se estivermos dispostos a nos aproximar das empresas que nos oferecem essas soluções. Para aqueles que optarem por outros caminhos, o processo será lento e acarretará perdas patrimoniais para os clientes.

NAAT Tech apresenta novas tecnologias de segurança contra fraudes e roubos de identidade na FEBRABAN TECH 2022

NAAT Tech disponibiliza gratuitamente plataforma de participação cidadã digital ao governo federal brasileiro

A NAAT Technologies, chega ao Brasil com tecnologia multibiométrica para assinatura de documentos eletrônicos

Crypto ID entrevista: Carlos Chavarría sobre autenticação multibiométrica para o mercado financeiro

Sobre NAAT Tech

A NAAT Tech é uma organização de origem mexicana com presença internacional, fundada em 2005 com o objetivo de desenvolver plataformas tecnológicas para transformar o ecossistema financeiro latino-americano por meio de tecnologias que permitam digitalizar processos, validar identidade e legitimar operações remotas.

Com mais de 200 engenheiros altamente especializados, a companhia está presente em mercados internacionais como EUA, Chile, Colômbia, Panamá, Argentina e Brasil, além de possuir patente nos Estados Unidos e União Europeia.