A FIFPRO1, aponta tecnologias como o reconhecimento facial como uma das melhores formas de combater a violência nos locais de jogo
As autoridades que administram a LaLiga, a principal liga de futebol da Espanha, anunciaram no ano passado que implantariam um sistema de reconhecimento facial nos estádios para acesso dos torcedores, mas o plano está sendo seriamente questionado pela autoridade de proteção de dados do país.
A LaLiga abriu concurso para escolha de fronecedor para o projeto de reconhecimento facial do estádio em outubro, conforme noticiado então pela Economia Digital.
De acordo com a Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD), o tratamento de dados biométricos levanta a necessidade de uma revisão aprofundada da governação, dos aspetos legislativos e técnicos relacionados.
O órgão também recomendou que qualquer tentativa de implantar a tecnologia deve atender aos requisitos de avaliação de impacto na proteção de dados, de acordo com o GDPR, a Lei de Proteção de Dados do país, bem como a Constituição, caso contrário a LaLiga estaria se expondo a sanções. Consultas suficientes, segundo o órgão, também devem ser realizadas para minimizar qualquer impacto negativo.
A AEPD, por sua vez, sugeriu que a liga de futebol deveria recorrer a métodos alternativos e menos invasivos para atingir os mesmos objetivos de segurança de torcedores e jogadores.
Entretanto, o StadiumDB , uma publicação dedicada aos estádios de futebol, opina num relatório que a motivação por detrás da mudança da LaLiga é “nobre”, mas a execução é fraca, descrevendo as autoridades da liga como sendo “tão descuidadas na introdução de soluções tão abrangentes.”
Ele lembra um caso anterior em 2019, quando a LaLiga se envolveu em um problema de privacidade de dados com usuários do aplicativo oficial da LaLiga, resultando em uma multa de € 250.000 (US$ 272.000).
O desafio contra o plano das autoridades espanholas da LaLiga de implementar um sistema de reconhecimento facial para o acesso dos torcedores aos estádios surge num momento em que um estudo encomendado pelo sindicato global dos jogadores de futebol, FIFPRO, aponta tecnologias como o reconhecimento facial como uma das melhores formas de combater a violência nos locais de jogo, que se diz estar a pôr cada vez mais em perigo a segurança dos jogadores e torcedores do futebol bonito.
Entretanto, outro veículo, Techno Lawyer, sublinha a posição da AEDP sobre a utilização de tecnologias biométricas para controlo de acessos e segurança pública.
Cita o órgão de proteção de dados que enfatiza a necessidade de equilibrar o uso de tais tecnologias biométricas com as necessárias garantias de proteção e segurança de dados. Observa que, embora as organizações e as empresas considerem os benefícios práticos da implantação de sistemas de reconhecimento facial, têm a responsabilidade de estudar com igual cuidado e responder adequadamente a todas as consequências jurídicas ou sociais daí decorrentes.
Apesar das críticas e do apelo da AEDP, a LaLiga defendeu a sua posição dizendo que o único objetivo do projeto é melhorar a segurança dos torcedores .
- Fédération Internationale des Associations de Footballeurs Professionnels, é a Federação Internacional das Associações de Jogadores Profissionais de Futebol. É uma organização internacional que representa os interesses dos jogadores profissionais de futebol em todo o mundo. ↩︎
Fonte: Biometricsupdate
Flamengo confirma uso de biometria facial no Maracanã em 2024
Por que as ligas inferiores do futebol são menos interessantes de assistir?
Empresas brasileiras mostraram muitos usos positivos da tecnologia biométrica na BioCon Brasil 2023
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, de íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!
Ao anunciar no CRYPTO ID, sua organização contribui para a divulgação de inovações tecnológicas que visam agregar segurança ao relacionamento entre empresas e indivíduos no ambiente eletrônico para possibilitar transações eletrônicas seguras e confiáveis em ambientes públicos e privados.
Fale com a gente: +55 11 3881-0053 ou contato@cryptoid.com.br