Últimas notícias

Fique informado

Biometria comportamental: a chave para a transformação digital de instituições financeiras

2 de setembro de 2021

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Mais de metade dos brasileiros utiliza biometria para proteger suas informações, indica Mastercard

Estudo realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Datafolha também revelou que 24% dos entrevistados têm o hábito de compartilhar suas senhas pessoais com familiares.

5 de julho de 2021

Como a biometria comportamental reduz os gastos com sistemas antifraude?

A biometria comportamental é um modelo altamente disruptivo para a detecção e o rompimento de fraudes em plataformas digitais

30 de junho de 2021

DOCUSIGN firma parceria com empresa de Biometria para complementar a assinatura eletrônica

O uso da biometria facial está sendo exigido também nos processos de assinatura eletrônica junto aos órgãos públicos e instituições privada.

28 de junho de 2021

INSS pretende usar biometria para confirmação de consignados

A ideia é evitar o assédio praticado por instituições financeiras e correspondentes que, fazendo uso de informações vazadas pelo INSS

25 de junho de 2021

Embarque da ponte área Rio/São Paulo 100% com biometria começa 15 de junho

Conforme publicamos nesse sábado, o Brasil terá o primeiro embarque da ponte aérea Rio/São Paulo com autenticação 100% biométrica.

14 de junho de 2021

Por Matheus Raposo e Ran Shulkind

À medida em que o mundo se torna cada vez mais digital, a necessidade de ter uma segurança cibernética forte também aumenta. Felizmente, as tecnologias modernas têm facilitado o acesso a uma maior proteção sem sacrificar a conveniência.

A revolução digital não deixou nenhuma indústria intocada e, neste sentido, os bancos não são exceção. 

Os clientes deste setor são considerados uma força motriz primária, pois a tecnologia do consumidor se move em direção à conectividade móvel e on-line. Recursos como mobile e on-line banking, depósitos remotos e transferências instantâneas estão se tornando requisitos essenciais para os bancos.

E, com os smartphones se tornando o principal dispositivo de computação em todo o mundo, a demanda pelo mobile banking só tem aumentado.

Ainda assim, muitos bancos dependem de métodos convencionais de autenticação para bancos digitais, como nome de usuário, senhas, tokens e códigos únicos.

Esses processos apresentam dois problemas. Primeiro, eles interrompem a experiência do usuário, exigindo que insiram informações manualmente ou completem um subprocesso antes de continuar. Segundo os fraudadores podem roubar ou interceptar esses dados.

Isso não só deixa o usuário com uma experiência ruim, como garante pouca proteção contra fraudadores. A boa notícia é que a digitalização abre aos bancos a possibilidade para métodos modernos de autenticação com mais segurança e conveniência.

Com a biometria comportamental, por exemplo, os bancos podem autenticar os usuários de forma simples e segura. Ela funciona por meio da avaliação de como os usuários interagem fisicamente com seus dispositivos, seja desktop ou móveis.

A biometria comportamental rastreia uma série de métricas que são virtualmente impossíveis de duplicar quando comparadas a senhas ou tokens.

Por exemplo, é possível captar o ângulo que um usuário segura seu dispositivo móvel, a velocidade de digitação ou até mesmo sua mão preferida para usar o mouse, entre outras características.

Combinando essas medidas precisas, pode-se criar um perfil de usuário detalhado, que é virtualmente impossível de roubar ou copiar. O resultado é uma experiência mais rápida e disruptiva e que não compromete a segurança.

Com a nova diretiva de open banking do Banco Central do Brasil, o compartilhamento de dados no setor financeiro irá aumentar, permitindo que os bancos e seus clientes compartilhem informações financeiras com terceiros por meio de APIs (do Inglês, Application Programming Interface) e serviços padronizados.

No entanto, isso também abre novas ameaças para os bancos, uma vez que permite que informações financeiras trafeguem por meio de terceiros com mais facilidade.

Devido aos riscos envolvidos, isso exige que qualquer organização que ofereça serviços eletrônicos de pagamento ou transação proteja seus consumidores implementando a autenticação do cliente, o que significa que os usuários devem provar sua identidade usando pelo menos dois dos seguintes elementos: algo que eles sabem, como PIN ou senha; algo que possuem, tal qual um dispositivo ou cartão inteligente; e algo que lhes são característicos, a exemplo da biometria, impressão digital ou leitura facial. 

A biometria comportamental faz parte da terceira categoria e oferece muitos benefícios que superam os requisitos básicos, incluindo autenticações contínuas e baseadas em riscos.

Outro bônus adicional é que, embora esses métodos simplifiquem drasticamente a experiência do usuário, eles também possibilitam que os usuários completem transações de maior risco.

Então, sim, a biometria comportamental é realmente a chave para a transformação digital das instituições financeiras. É preciso equilibrar a experiência do usuário com segurança, reforçando processos de verificação de usuários.

Assim, os bancos precisarão manter seu foco – especialmente à medida em que se tornam mais digitais e precisam atender às necessidades de seus clientes, tanto na adoção de métodos modernos, quando se trata de autenticação do usuário, quanto de métodos de proteção contra fraudes.

Mais de metade dos brasileiros utiliza biometria para proteger suas informações, indica Mastercard

Como a biometria comportamental reduz os gastos com sistemas antifraude?

Biometria da Nuance adicionada ao mercado de aplicativos de contact center para combater fraudes

A NA-AT Technologies, chega ao Brasil com tecnologia multibiométrica para assinatura de documentos eletrônicos

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!