Últimas notícias

Fique informado

Biometria facial será utilizada na contratação do crédito consignado para coibir fraudes

1 de março de 2023

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que o crédito consignado só poderá ser concedido com a autenticação por biometria facial

O instituto é uma Autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social que tem como missão de promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social.

Segundo o instituto o objetivo da biometria facial no processo de solicitação é permitir a contratação do crédito consignado a distância, sem a necessidade de o segurado ir até uma agência bancária. Além disso, o método é mais seguro evitará os inúmeros golpes sofridos pelos aposentados.

Os bancos a terão que se adaptar a essa forma de contratação do empréstimo consignado por biometria facial. A mudança também aumenta as opções nos serviços de identificação das instituições financeiras.

Susana Taboas, Diretora e Sócia fundadora do Crypto ID
Susana Taboas, Diretora e Sócia fundadora do Crypto ID

Para Susana Taboas, cofundadora do Crypto ID, “o uso da biometria digital e a facial vem ganhando muito espaço junto a empresas públicas e privadas no sentido de garantir a identificação precisa das pessoas e com isso reduzir as fraudes. Atualmente existem muitas opções de onboarding digital e também contratações sendo realizadas de forma remota. Isso vem causado enormes prejuízos às instituições financeiras, empresas em geral e aos governos. Por isso, as organizações no mundo todo estão revendo seus processos e incluindo o reconhecimento facial para autenticação assim como aqui no Brasil fez o INSS.”

Quais serão as novas regras do crédito consignado do INSS?

Entretanto, para que o crédito seja liberado, ainda será exigida a apresentação da documentação oficial, como: Cadastro de Pessoa Física (CPF), e um documento oficial e original com foto.

Biometria facial ou contratação exclusivamente presencial

Por fim, as alterações também preveem a possibilidade de acesso ao crédito sem biometria, porém, para isso a contratação do empréstimo consignado deve ocorrer, exclusivamente no banco, instituição financeira ou canais eletrônicos da instituição, lembrando que a contratação por ligação telefônica não é permitida pelo INSS.

Biometria do Serpro garante segurança em operações de crédito para aposentados e pensionistas

Case: Alimentando o maior sistema de autenticação biométrico do mundo

INSS alerta para golpes relacionados a prova de vida

Prova de vida do INSS tem novas regras

Governo faz novo alerta de golpes junto aos aposentados, mas quando o INSS vai adotar uma ação efetiva sobre vazamentos de dados?

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!