A mais recente tecnologia 3D integrada no ultramoderno ecrã TFT da BMW Motorrad
Os modelos BMW Motorrad Boxer estão entre os modelos de motos mais populares e procurados do mundo, infelizmente também entre os ladrões.
Por isso, a BMW Motorrad torna-se agora no primeiro fabricante de motociclos do mundo a enfrentar esse desafio com o BMW iFace – um sistema de reconhecimento facial que torna supérflua a chave de ignição, complementando desta forma e perfeitamente a tecnologia Keyless Go que já disponibilizava nos seus modelos.
O BMW iFace foi desenvolvido em cooperação com o professor Dr. Gerhard Lesjöh, chefe do principal instituto mundial de oftalmologia da Universidade de Munique. O sistema oferece, por um lado, reconhecimento facial do rosto do motociclista e, por outro lado também, uma comparação íris-córnea dos olhos, para uma identificação ainda mais precisa.
Este reconhecimento facial utiliza a mais recente tecnologia 3D integrada no ultramoderno ecrã TFT da BMW Motorrad. Assim, com o capacete removido, o rosto do motociclista é digitalizado tridimensionalmente e biometricamente.
Essa imagem tridimensional é comparada com um registro de dados armazenado no sistema. Se a identificação for positiva, a ignição, a tranca da direção e outras funções são desbloqueadas e o motociclista pode pôr a sua moto em funcionamento. Como o sistema recorre a raios infravermelhos, o reconhecimento facial também pode ser efectuado no escuro.
O BMW iFace opera como um sistema duplo para atingir o mais alto nível de conforto e segurança. Por exemplo, o motociclista pode ser autenticado usando reconhecimento facial (sem capacete) ou por leitura da iris e córnea dos olhos. Esse tipo de autenticação permite que o sistema identifique o motociclista mesmo com o capacete colocado, pois apenas a íris e a córnea são scaneadas e comparadas com os dados armazenados no sistema.
Aqui também, a tecnologia infravermelha revela-se extremamente funcional mesmo na escuridão absoluta. Além disso, um filtro polarizador especial permite o processo de leitura mesmo através de viseiras fortemente coloridas e até mesmo espelhadas, e de diferentes tipos de óculos e lentes de contato. Antes do processo de digitalização, o motociclista define no sistema o tipo de viseira e auxílio visual que está a usar, através das diversas opções do menu correspondente.
Em caso de tentativa de roubo, a rede mundial de BMW eCall e iFace permite a identificação de ladrões. Para tal, o BMW iFace comunica com o serviço eletrônico de emergência eCall. O Call Center da BMW Motorrad não recebe apenas uma mensagem sobre a tentativa de roubo por meio de um código especial, mas recebe também os dados da leitura do intruso (face ou ocular) e os dados da posição geográfica da moto, que são transmitidos em simultâneo para o banco de dados central internacional das autoridades policiais.
Se os dados lidos corresponderem aos de algum indivíduo listado nessa base de dados, a busca pela pessoa em questão pode ser iniciada imediatamente. Se não houver correspondência, os dados da leitura serão guardados para possível uso numa ocasião posterior.
O BMW iFace foi desenvolvido e testado na prática por um período de mais de três anos. O Dr. Burkhard Hund, chefe de proteção contra roubo da BMW Motorrad comentou:
“Os nossos agradecimentos especiais vão não apenas para o Departamento Estadual de Investigação Criminal da Baviera, mas especialmente para Giovanni Häberle. Hoje, um respeitado proprietário de uma empresa de consultoria para proteção contra roubo área de Stuttgart-Stammheim, que foi uma ajuda inestimável para o desenvolvimento deste sistema, graças às suas décadas de experiência como ladrão profissional de veículos.“
O BMW iFace será apresentado ao público nos salões de outono de 2023 e será usado inicialmente nos modelos BMW Motorrad equipados com motores Boxer.
Fonte: MotoNews
Obra em NFT da BMW é adquirida em prol da ONG Gerando Falcões
Modelos BMW ganham conexão com Amazon Alexa
ID.Buzz, a Kombi elétrica autônoma é testada nas ruas da Alemanha pela primeira vez
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!