O Bradesco disponibilizou uma nova camada de segurança com Biometria Facial para as operações via Pix em seus canais digitais.
Cada transação é automaticamente avaliada por sofisticados algoritmos, incluindo Inteligência Artificial, e caso uma transação seja considerada atípica, o sistema de segurança do banco exigirá uma autorização com reconhecimento facial do cliente no próprio app, para então liberar a operação.
O novo mecanismo está sendo aplicado para clientes Pessoa Jurídica no app Net Empresa, a plataforma PJ do Banco.
A solução também será ampliada para clientes Pessoa Física no app Bradesco a partir de março deste ano. A tecnologia trará maior eficiência no monitoramento e prevenção a fraudes, além de proporcionar mais agilidade e segurança às operações.
A utilização da Biometria Facial reforça o compromisso do Banco em contribuir com o avanço da tecnologia no setor financeiro, criando soluções eficientes que proporcionam maior segurança nas transações financeiras seus clientes, além de proporcionar uma melhor experiência digital.
A iniciativa complementa outras medidas de segurança já implementadas pelo Bradesco. No ano passado, o Banco passou a utilizar a biometria comportamental para analisar padrões de uso e prevenir fraudes, além de ter disponibilizado uma funcionalidade na BIA (Bradesco Inteligência Artificial) que contata o cliente por WhatsApp para confirmar transações suspeitas via Pix.
Conheça a solução utilizada pelo Bradesco em detalhes
É notável o compromisso do Bradesco com a segurança e a inovação em suas operações, especialmente com a implementação da biometria facial para transações Pix. A iniciativa de complementar essa camada de segurança com a análise de padrões de uso via biometria comportamental e a confirmação de transações suspeitas via WhatsApp demonstra uma abordagem abrangente para proteger seus clientes.
Mas como funciona essa tecnologia de biometria facial na prática e quais os desafios para garantir sua eficácia? Para entendermos melhor, vale a pena conferir a entrevista que o Crypto ID realizou com Marcelo Castilho, especialista em Identificação e Autenticação da área de Inovação do Bradesco – Inovabra.
Nessa entrevista, Castilho destaca a importância da detecção de vivacidade (“liveness”) para evitar fraudes com fotos, máscaras ou deepfakes. Ele explica como a parceria com a iProov, empresa especializada em soluções anti-spoofing, garante a segurança da biometria facial no Bradesco.
Um ponto interessante abordado na entrevista é o impacto positivo dessa tecnologia na experiência do cliente. Castilho menciona que a taxa de aprovação de solicitações de ativação de dispositivos móveis subiu de 16% para 85% com a implementação da biometria facial, tornando o processo mais rápido e conveniente.
Outro aspecto importante é a privacidade e segurança dos dados. Castilho reforça o compromisso do Bradesco com a LGPD, garantindo que as informações biométricas são armazenadas de forma criptografada e anonimizada.
O futuro da biometria facial no Bradesco parece promissor, com planos de expansão para outros casos de uso, como compras online e presenciais. A entrevista completa vale a pena conferir para entender melhor como o Bradesco está utilizando essa tecnologia para garantir a segurança de seus clientes.
Com a crescente digitalização do setor financeiro, a biometria facial surge como uma ferramenta essencial para garantir a segurança e a confiabilidade das transações. O Bradesco, ao investir nessa tecnologia e em outras soluções inovadoras, demonstra seu compromisso em proteger seus clientes e oferecer uma experiência digital cada vez mais segura e eficiente.
ID Talk com Marcelo Castilho: Liveness e o Futuro da Biometria Facial no Bradesco – 9 de dezembro de 2024
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Leia outros artigos de nossa coluna de Biometria!

Conheça nossa coluna sobre o Mercado Financeiro e leia outros artigos.

O Crypto ID, referência em conteúdo sobre criptografia e identidade estará presente no maior evento financeiro da América Latina: FEBRABAN TECH 2025.