Tecnologia de reconhecimento facial, que previne fraudes, impede prejuízos a transportadores
Durante o mês de junho, a Buonny Check impediu 36 sinistros e evitou mais de R$ 6 milhões em prejuízos a clientes da área de transportes.
Esses sinistros puderam ser evitados por meio da tecnologia de reconhecimento facial, que previne fraudes e impede que transportadores e embarcadores tenham milhões de prejuízos nas mãos de clonadores.
Normalmente, as vítimas dos clonadores são motoristas que perderam, extraviaram ou tiveram seus documentos furtados.
“Com recursos de edição, as quadrilhas acrescentam ao documento informações que serão necessárias para a aplicação do golpe e, a partir daí, fazem compras em nome da vítima ou se passam por ela para enganar embarcadores e transportadores e conseguir acesso à carga, por exemplo”, explica Eliel Fernandes, CEO da Buonny.
Reconhecimento facial
A tecnologia se baseia na técnica biométrica cujos softwares codificam cerca de 80 pontos do rosto humano, como o tamanho do queixo e a distância entre os olhos, para reconhecer em vídeos e fotos posteriormente. Outros pontos que o sistema considera importante são aqueles tidos como únicos, como marcas de nascença e cicatrizes.
Esses pontos mapeados são comparados por meio de uma série de algoritmos matemáticos que dividem as imagens em pixels e, posteriormente, os pixels em pontos de dados – cujo conjunto é chamado de assinatura facial. A partir daí é que o sistema encontra pontos em comum entre a foto armazenada e a foto apresentada.
Porém, essa tecnologia vai além, encontrando soluções para problemas que sequer imaginamos que existam em um primeiro momento. Como o grau de assertividade dessa comparação pode mudar de acordo com a posição, iluminação e expressão em que o rosto em questão foi fotografado, o programa tem a capacidade de simular em 3D alguns moldes digitais para essa fotografia. Dessa forma, ele consegue avaliar a foto em diferentes ângulos, poses, iluminações e até mesmo simular a musculatura facial tensa e relaxada.
Sobre Buonny Check
Desde a sua fundação, em 1995, a Buonny possui vocação pioneira em tecnologia para gerenciamento de riscos no transporte rodoviário de cargas. Foi assim que, ao longo desses 26 anos, introduzimos a principais inovações tecnológicas e nos transformamos em líderes de mercado no Brasil, com mais de 13 mil clientes e 1,8 milhão de motoristas presentes no maior serviço de cadastro e consulta de profissionais do país.
Com uma estratégia fortemente pautada pela inovação e pelo ideal de contribuir para a construção de um Brasil mais seguro e produtivo, em 2020 a Buonny se tornou parte da nstech, vertical da SK Tarpon. A aliança com a nstech marcou o início de um novo ciclo de expansão para uma Buonny cada vez mais tecnológica.
E se os hackers se juntassem aos caminhoneiros?
11.5 milhões de fraudes digitais foram evitadas com o uso da biometria facial
Biometria facial: entenda o que é e como ela ajuda a prevenir fraudes
Com multa de R$ 10 mil por trabalhador, TST condena empresas que desrespeitam LPD
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.