Governo Federal testa Embarque + Seguro em Congonhas
Conforme publicamos nesse sábado, o Brasil terá o primeiro embarque da ponte aérea Rio/São Paulo com autenticação 100% biométrica.
Nesta terça-feira (15), o projeto Embarque + Seguro 100% Digital, com uso de reconhecimento facial, será testado no aeroporto de Congonhas (SP).
Pela primeira vez no mundo, a tecnologia de biometria será utilizada em uma ponte aérea de ponta a ponta. A tecnologia dispensa a apresentação do cartão de embarque e de documentos de identificação do passageiro.
O projeto Embarque +Seguro foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal.
O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos.
O Aeroporto de Congonhas convida para acompanhar a demonstração do projeto-piloto do embarque 100% digital com passageiros voluntários da Azul Linhas Aéreas.
O teste ocorrerá em três etapas: no check-in, onde os passageiros convidados pela Azul terão a foto e os dados validados com as bases governamentais; na entrada da sala de embarque, onde ocorrerá o reconhecimento facial do passageiro para acesso à sala de embarque; e no portão 1, onde os passageiros passarão pelo último ponto de controle biométrico para o embarque na aeronave.
Estarão presentes a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão, da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Fabiana Todesco, e o superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos do Serpro, Brenno Sampaio.
Brasil terá a 1ª Ponte Aérea Biométrica do mundo
Aeroportos tendem a ampliar uso de cibersegurança, gerenciamento de ocupação e biometria
Aeroporto Santos Dumont é o primeiro do país a testar embarque 100% digital