A Meta anunciou seus planos para descontinuar seu sistema “Face Recognition”.
O “Face Recognition” em uma década acumulou mais de um bilhão de usuários e agora a Meta vai descontinuar o sistema e com isso vai excluir
Os especialistas do mercado de ID declaram que esse movimento da Meta é uma das maiores mudanças no uso do reconhecimento facial na história da tecnologia”.
Segundo declarações do Facebook, “As pessoas que optaram por nossa configuração de reconhecimento facial não serão mais reconhecidas automaticamente em fotos e vídeos e excluiremos o modelo de reconhecimento facial usado para identificá-las. “
O desligamento, que deve ocorrer nas próximas semanas, significa que os usuários que optaram anteriormente pela configuração não serão mais reconhecidos automaticamente em Memórias, fotos e vídeos ou verão tags sugeridas com seus nomes em fotos e vídeos que possam aparecer.
Além disso, a ferramenta Automatic Alt Text (AAT) da empresa, que cria descrições de imagens para deficientes visuais, não incluirá mais os nomes das pessoas identificadas nas fotos.
A descontinuação do programa pelo Facebook vem na sequência de preocupações éticas e de privacidade sustentadas levantadas pelo uso do reconhecimento facial divulgadas pela Electronic Frontier Foundation que é a principal organização sem fins lucrativos que defende as liberdades civis no mundo digital.
“Esta é uma grande notícia para os usuários do Facebook, e para o movimento global empurrando para trás sobre esta tecnologia”, da Electronic Frontier Foundation, disse em um tweet.
A EFF foi fundada em 1990 e desde então defende a privacidade do usuário, a liberdade de expressão e a inovação por meio de litígios de impacto, análise de políticas, ativismo de base e desenvolvimento de tecnologias.
A missão da EFF é de garantir que a tecnologia apoie a liberdade, a justiça e a inovação para todas as pessoas do mundo.
Uma das preocupações desse movimento em relação aos sistemas de reconhecimento facial é que essa tecnologia poderia ser usada para atingir comunidades marginalizadas, aumentar o preconceito racial e normalizar a vigilância intrusiva, levando à proibição do governo em várias cidades nos Estados Unidos, como Boston, San Francisco, New Orleans e Minneapolis, entre outros.
Em maio de 2021, a Amazon anunciou que prorrogaria indefinidamente uma moratória sobre o uso de seus sistemas de reconhecimento facial pela polícia.
A empresa disse que está fazendo a mudança devido à necessidade de “pesar os casos de uso positivo para reconhecimento facial contra as crescentes preocupações da sociedade, especialmente porque os reguladores ainda não estabeleceram regras claras”.
O Facebook disse que manterá o uso de reconhecimento facial em “serviços que ajudam as pessoas a obter acesso a uma conta bloqueada, verificar sua identidade em produtos financeiros ou desbloquear um dispositivo pessoal”.
O Facebook introduziu o reconhecimento facial em 2010 como um meio de marcar automaticamente fotos e vídeos com nomes com base em um “modelo de reconhecimento de rosto” gerado a partir de fotos de perfil dos usuários, bem como fotos e vídeos em que eles já foram marcados, além de notificar os usuários quando eles aparecem em conteúdo multimídia postado por outros usuários e fornecem recomendações para quem marcar nas fotos.
Embora habilitado por padrão no lançamento, o recurso foi reduzido e feito uma opção explícita em setembro de 2019, após o que mais de um terço dos usuários ativos diários do Facebook – cerca de 640 milhões de pessoas – teriam optado por ativar a configuração.
No mínimo, a decisão de Meta de se afastar do reconhecimento facial parece ser uma medida destinada a evitar qualquer escrutínio regulamentar após anos de problemas legais, incluindo um processo no estado americano de Illinois que levou a empresa a tribunal por violar as informações biométricas Privacy Act (BIPA) e usando a tecnologia para identificar fotos de residentes de Illinois sem seu consentimento. A empresa, no início de março, foi condenada a pagar US $ 650 milhões para encerrar a ação coletiva.
O desenvolvimento também chega enquanto o Facebook tenta mudar a marca e se distanciar de uma ampla gama de controvérsias que atormentaram seus produtos nos últimos anos, com a empresa recentemente entrando em cena por supostamente priorizar o engajamento e os lucros sobre a segurança dos usuários e o mundo real danos agravados por suas plataformas.
Resumo das principais mudanças divulgadas pelo Facebook
– Nossa tecnologia não reconhecerá mais automaticamente se os rostos das pessoas aparecerem em memórias, fotos ou vídeos.
– As pessoas não poderão mais ativar o reconhecimento de rosto para marcação sugerida ou ver uma marcação sugerida com seus nomes em fotos e vídeos em que possam aparecer. Ainda incentivaremos as pessoas a marcar postagens manualmente, para ajudar você e seus amigos a saberem quem está em uma foto ou vídeo.
– Essa mudança também afetará o Texto Alt Automático (AAT), uma tecnologia usada para criar descrições de imagens para pessoas cegas ou com deficiência visual. AAT atualmente identifica pessoas em cerca de 4% das fotos. Após a mudança, o AAT ainda será capaz de reconhecer quantas pessoas estão em uma foto, mas não tentará mais identificar quem cada pessoa está usando o reconhecimento facial. Caso contrário, o AAT continuará a funcionar normalmente e trabalharemos em estreita colaboração com a comunidade de cegos e deficientes visuais em tecnologias para melhorar continuamente o AAT. Você pode aprender mais sobre o que essas mudanças significam para as pessoas que usam AAT na página de acessibilidade do Facebook.
– Se você optou por nossa configuração de reconhecimento facial, excluiremos o modelo usado para identificá-lo. Se a configuração de reconhecimento de rosto estiver desativada, não haverá nenhum modelo a ser excluído e não haverá alterações.
Fonte: Com informações do site The Hacker News, Facebook e EFF.
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