O Flamengo firmou uma parceria com a empresa Bepass para adotar o sistema de reconhecimento facial em todas as 156 catracas do Estádio do Maracanã. A projeção é de que o sistema seja implementado para a disputa do Campeonato Carioca de 2024.
A Bepass é a mesma empresa que selou uma parceria com o Palmeiras para adotar o sistema de reconhecimento facial no Allianz Parque.
A ideia é que todos os ingressos no Maracanã sejam realizados único e exclusivamente pelo uso da face, sem a utilização de ingresso físico.
De acordo com um comunicado oficial a respeito do acordo do Rubro-Negro com a empresa, o objetivo do Flamengo, além de se enquadrar com a nova Lei Geral do Esporte, é combater à atuação de cambistas na venda de ingressos aos torcedores.
A implementação do sistema de reconhecimento facial aumentará a segurança na validação dos ingressos aos torcedores, além da agilidade na entrada ao estádio e a comodidade, sem a necessidade ou perda de tempo para comprovação da veracidade da entrada nas catracas.
“Já estamos realizando todo acesso de credenciados por biometria facial no estádio e nosso objetivo é instalar o sistema em todas as 156 catracas do local, realizando a entrada por biometria de forma gradual, exclusivamente, para jogos do clube. A ideia é termos ao menos dois jogos ainda esse ano“, comenta Ricardo Cadar, fundador e CEO da Bepass.
Com a oficialização da parceria, o Flamengo se enquadra na exigência feita pela nova Lei Geral do Esporte Esporte (Lei nº 14.597/2023 – LGE), sancionada em junho. O artigo 148 trata da obrigatoriedade da adoção de biometria por reconhecimento facial em estádios com capacidade igual ou superior a 20 mil pessoas dentro de um prazo de dois anos.
A adoção do reconhecimento facial no Maracanã é uma medida que deve trazer benefícios para o clube, para os torcedores e para a segurança do estádio. O sistema deve ajudar a combater a atuação de cambistas, que vendem ingressos falsos ou de terceiros, o que pode gerar confusão e tumulto nas entradas dos jogos. Além disso, o sistema deve agilizar a entrada dos torcedores, tornando o processo mais eficiente e menos burocrático.
A torcida do Flamengo é uma das maiores e mais apaixonadas do mundo. Considerada a maior torcida do Brasil, com cerca de 40 milhões de torcedores. Eles são sempre presença marcante nos estádios, nas ruas e nas redes sociais.
O programa sócio-torcedor do Flamengo foi lançado em 2013 e, desde então, vem crescendo a cada ano. Em 2023, o Flamengo conta com mais de 100 mil sócios-torcedores.
O sócio-torcedor é um programa de fidelidade que oferece uma série de benefícios aos torcedores dos clubes como prioridade na compra de ingressos, descontos em produtos oficiais do clube e acesso a eventos exclusivos.
Empresas brasileiras mostraram muitos usos positivos da tecnologia biométrica na BioCon Brasil 2023
Assista o Case do Palmeiras na palestra feita por Ricardo Cadar, Bepass: A revolução dos acessos por Biometria Facial
Organizada pela Innovatrics, a conferência de parceiros inspirou os participantes com estudos de caso de melhorias trazidas pela biometria
Durante dois dias, a Innovatrics recebeu seus parceiros explicando os usos práticos de nossas tecnologias em diversas situações, desde a identificação criminal nos EUA até a facilitação da verificação da presença de alunos em escolas e a prevenção de fraudes em estádios de futebol.
Empresas brasileiras mostraram muitos usos positivos da tecnologia biométrica na BioCon Brasil 2023
Innovatrics apresenta soluções de biometria latente no Febraban Tech 2023
A Biometria Facial já é realidade para coibir violência nos estádios de futebol
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!