O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, tem capacidade para 78.838 espectadores. É o maior estádio do Brasil em termos de capacidade
Após firmar parceria e realizar testes em 2023, Flamengo confirma implementação de biometria facial em todo o Maracanã a partir de 2024
O Flamengo fechou um contrato com a empresa Beepass – Tecnologia Innovatrics é uma fornecedora de soluções biométricas sediada na UE, fundada em 2004, para ter biometria facial no Maracanã e o sistema já estará em funcionamento nos primeiros jogos de 2024.
Em anúncio do Pacote Maracanã do próximo ano, feito nesta quinta-feira (13), o clube confirmou a instalação da tecnologia e colocou como requisito para compra de ingressos. Entenda como vai funcionar a nova medida de segurança.
Após uma série de testes em 2023, o Flamengo se prepara para implementar a biometria facial em todas as 156 catracas do Maracanã a partir de 2024.
De acordo com comunicado do clube, a nova regra valerá para todas as vendas de ingressos para os jogos que o Rubro-Negro for mandante no estádio. Apesar de dividir a administração com o Fluminense, o acordo contempla apenas o Flamengo.
A medida promete agilizar a entrada ao estádio e a comodidade do torcedor, sem a necessidade ou perda de tempo para comprovação da veracidade da entrada nas catracas. O sistema também dificulta a ação de cambistas, problema grave em jogos do Flamengo e no futebol brasileiro como um todo.
O Flamengo conseguiu fechar parceria para adicionar a melhoria ao Maracanã muito rapidamente. Os primeiros contatos com a empresa Beepass foram feitos em setembro deste ano e a confirmação da novidade acontece três meses depois. Assim, o MRN listou as razões que fizeram o Fla adotar o sistema, confira abaixo:
Lei Geral do Esporte tornará biometria facial obrigatória em 2025
A Lei Geral do Esporte, sancionada no dia 15 de junho, prevê a obrigatoriedade do sistema de biometria facial. Todos os estádios com capacidade máxima acima de 20 mil pessoas se enquadram na nova legislação e receberam prazo de dois anos para se adequarem.
O artigo em questão é o 148, que fala sobre o controle e a fiscalização do acesso do público aos estádios. A Lei Geral do Esporte exige que os clubes possam monitorar por imagem das catracas e com identificação biométrica dos torcedores.
Em paralelo, a CBF montou o Projeto Estádio Seguro em parceria com o Governo Federal. O acordo da entidade com o governo prevê cooperação para o cruzamento de dados de torcedores que frequentam estádios e a biometria facial será fundamental.
Dessa forma, dirigentes da CBF entendem que o Maracanã deve ser piloto na implementação do sistema e fizeram o pedido ao presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.
Fla fecha parceria com Beepass
Em novembro, o Flamengo fechou a parceria com a empresa Beepass, responsável pelo sistema no estádio do Palmeiras. Atualmente, o Allianz Parque é o único estádio 100% coberto pela biometria facial, onde os torcedores acessam via celular, em menos de 10 segundos, sem a necessidade de ingresso físico.
A empresa realizou alguns testes durante jogos do Fla em 2023, todos utilizando apenas o setor Maracanã Mais. O objetivo do clube era solucionar possíveis problemas como formação de longas filas ou erro na análise da tecnologia.
Com o anúncio que o sistema estará em todo o estádio a partir do próximo ano, o clube dá entender que a tecnologia funcionou corretamente.
Clube de Regatas do Flamengo a maior torcida do Brasil
O Clube de Regatas do Flamengo, conhecido popularmente como Flamengo, é um dos clubes de futebol mais populares do Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel, o Flamengo tem a maior torcida do Brasil, com 21,9% da preferência.
Quanto ao público que comparece anualmente ao Maracanã, o Flamengo tem uma forte presença. Em 2023, durante o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Flamengo atraiu um total de 492.008 torcedores pagantes em nove jogos no Maracanã, o que resulta em uma média de 54.668 espectadores por jogo. Além disso, em 2022, o Maracanã ultrapassou a marca de dois milhões de espectadores, com uma média de 46.746 torcedores presentes por jogo.
Esses números demonstram a paixão e o comprometimento da torcida do Flamengo, que é conhecida por sua lealdade e entusiasmo. A implementação da biometria facial no Maracanã em 2024 certamente será bem recebida por essa base de torcedores apaixonados, proporcionando uma experiência de jogo mais segura e eficiente. O Flamengo continua a liderar o caminho na adoção de tecnologias inovadoras para melhorar a experiência dos torcedores.
Como se cadastrar no sistema de biometria facial do Flamengo
O Flamengo informou a obrigatoriedade dos sócios se cadastrarem no sistema de biometria facial, mas ainda não divulgou a forma. No sistema da Beepass utilizado no Palmeiras, os torcedores se cadastram através do celular em processo que dura cerca de 30 segundos.
A tendência é que o Flamengo utilize a mesma maneira para realizar o cadastro de seus torcedores. O clube informou que enviará comunicado aos sócios via e-mail e também fará um anunciou oficial nas redes sociais.
Fonte: Com informações do mundorubronegro.com
Empresas brasileiras mostraram muitos usos positivos da tecnologia biométrica na BioCon Brasil 2023
Innovatrics apresenta soluções de biometria latente no Febraban Tech 2023
A Biometria Facial já é realidade para coibir violência nos estádios de futebol
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, de íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!
- A identificação facial é apenas o começo: Tecnologias-chave na verificação remota de identidade
- Nos bastidores: Com a modelagem 3D adequada, as impressões digitais sem contato podem ser significativamente mais precisas do que a simples comparação de fotos com o banco de dados
- Innovatrics permite o reconhecimento da impressão da palma da mão por meio de câmeras comuns, sem necessidade de scanner adicional
- Innovatrics revela detecção de ataques de injeção de vídeo para combater deepfakes e fraudes de identidade sintética no Febraban Tech 2024
- “Quando as empresas buscam serviços biométricos, isso demonstra responsabilidade e cuidado”, diz o especialista em verificação remota de identidade
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.