Últimas notícias

Fique informado
Flamengo confirma uso de biometria facial no Maracanã em 2024

Flamengo confirma uso de biometria facial no Maracanã em 2024

15 de dezembro de 2023

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, tem capacidade para 78.838 espectadores. É o maior estádio do Brasil em termos de capacidade 

Após firmar parceria e realizar testes em 2023, Flamengo confirma implementação de biometria facial em todo o Maracanã a partir de 2024

O Flamengo fechou um contrato com a empresa Beepass – Tecnologia Innovatrics é uma fornecedora de soluções biométricas sediada na UE, fundada em 2004, para ter biometria facial no Maracanã e o sistema já estará em funcionamento nos primeiros jogos de 2024. 

Em anúncio do Pacote Maracanã do próximo ano, feito nesta quinta-feira (13), o clube confirmou a instalação da tecnologia e colocou como requisito para compra de ingressos. Entenda como vai funcionar a nova medida de segurança.

Após uma série de testes em 2023, o Flamengo se prepara para implementar a biometria facial em todas as 156 catracas do Maracanã a partir de 2024.

De acordo com comunicado do clube, a nova regra valerá para todas as vendas de ingressos para os jogos que o Rubro-Negro for mandante no estádio. Apesar de dividir a administração com o Fluminense, o acordo contempla apenas o Flamengo.

A medida promete agilizar a entrada ao estádio e a comodidade do torcedor, sem a necessidade ou perda de tempo para comprovação da veracidade da entrada nas catracas. O sistema também dificulta a ação de cambistas, problema grave em jogos do Flamengo e no futebol brasileiro como um todo.

O Flamengo conseguiu fechar parceria para adicionar a melhoria ao Maracanã muito rapidamente. Os primeiros contatos com a empresa Beepass foram feitos em setembro deste ano e a confirmação da novidade acontece três meses depois. Assim, o MRN listou as razões que fizeram o Fla adotar o sistema, confira abaixo:

Lei Geral do Esporte tornará biometria facial obrigatória em 2025

A Lei Geral do Esporte, sancionada no dia 15 de junho, prevê a obrigatoriedade do sistema de biometria facial. Todos os estádios com capacidade máxima acima de 20 mil pessoas se enquadram na nova legislação e receberam prazo de dois anos para se adequarem.

O artigo em questão é o 148, que fala sobre o controle e a fiscalização do acesso do público aos estádios. A Lei Geral do Esporte exige que os clubes possam monitorar por imagem das catracas e com identificação biométrica dos torcedores.

Em paralelo, a CBF montou o Projeto Estádio Seguro em parceria com o Governo Federal. O acordo da entidade com o governo prevê cooperação para o cruzamento de dados de torcedores que frequentam estádios e a biometria facial será fundamental.

Dessa forma, dirigentes da CBF entendem que o Maracanã deve ser piloto na implementação do sistema e fizeram o pedido ao presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.

Fla fecha parceria com Beepass

Em novembro, o Flamengo fechou a parceria com a empresa Beepass, responsável pelo sistema no estádio do Palmeiras. Atualmente, o Allianz Parque é o único estádio 100% coberto pela biometria facial, onde os torcedores acessam via celular, em menos de 10 segundos, sem a necessidade de ingresso físico.

A empresa realizou alguns testes durante jogos do Fla em 2023, todos utilizando apenas o setor Maracanã Mais. O objetivo do clube era solucionar possíveis problemas como formação de longas filas ou erro na análise da tecnologia.

Com o anúncio que o sistema estará em todo o estádio a partir do próximo ano, o clube dá entender que a tecnologia funcionou corretamente.

Clube de Regatas do Flamengo a maior torcida do Brasil

O Clube de Regatas do Flamengo, conhecido popularmente como Flamengo, é um dos clubes de futebol mais populares do Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel, o Flamengo tem a maior torcida do Brasil, com 21,9% da preferência.

Quanto ao público que comparece anualmente ao Maracanã, o Flamengo tem uma forte presença. Em 2023, durante o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Flamengo atraiu um total de 492.008 torcedores pagantes em nove jogos no Maracanã, o que resulta em uma média de 54.668 espectadores por jogo. Além disso, em 2022, o Maracanã ultrapassou a marca de dois milhões de espectadores, com uma média de 46.746 torcedores presentes por jogo.

Esses números demonstram a paixão e o comprometimento da torcida do Flamengo, que é conhecida por sua lealdade e entusiasmo. A implementação da biometria facial no Maracanã em 2024 certamente será bem recebida por essa base de torcedores apaixonados, proporcionando uma experiência de jogo mais segura e eficiente. O Flamengo continua a liderar o caminho na adoção de tecnologias inovadoras para melhorar a experiência dos torcedores.

Como se cadastrar no sistema de biometria facial do Flamengo

O Flamengo informou a obrigatoriedade dos sócios se cadastrarem no sistema de biometria facial, mas ainda não divulgou a forma. No sistema da Beepass utilizado no Palmeiras, os torcedores se cadastram através do celular em processo que dura cerca de 30 segundos.

A tendência é que o Flamengo utilize a mesma maneira para realizar o cadastro de seus torcedores. O clube informou que enviará comunicado aos sócios via e-mail e também fará um anunciou oficial nas redes sociais.

Fonte: Com informações do mundorubronegro.com

Empresas brasileiras mostraram muitos usos positivos da tecnologia biométrica na BioCon Brasil 2023

Innovatrics apresenta soluções de biometria latente no Febraban Tech 2023

A CBF pressiona os clubes para implementarem o reconhecimento facial e participa de campanha contra o racismo

A Biometria Facial já é realidade para coibir violência nos estádios de futebol

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!