Como foi realizar o embarque por biometria facial da GOL
Por Dérek Arakaki
A GOL inaugurou dia 29 de maio o primeiro serviço de embarque por biometria facial do país. Fui acompanhar de perto essa nova tecnologia que promete agilizar o processo de embarque dos passageiros.
Como funciona o embarque por biometria facial?
Com essa nova tecnologia não é necessário ter em mãos o cartão de embarque físico ou mesmo em forma digital através do seu smartphone.
Apenas se posicionando em frente ao totem de reconhecimento facial será feita a verificação do passageiro e a liberação para a aeronave.
Importante ressaltar que, por normas de segurança, mesmo com a tecnologia da biometria facial ainda é obrigatória a apresentação de um documento de identificação para realizar o embarque.
Como é feito o reconhecimento facial?
Antes do embarque é necessário realizar um cadastro prévio junto a GOL.
Durante o período de testes, funcionários da empresa ficam próximos ao portão de embarque com tablets para realização do cadastro, bastando informar o número do seu localizador e utilizar a câmera do dispositivo para finalizar o processo.
A tecnologia utilizada é da FullFace Biometric Solutions, empresa especializada em identificação de pessoas com tecnologia de biometria.
Por meio de um algoritmo próprio, a ferramenta garante a precisão de 1024 pontos da face, em menos de um segundo.
Esses pontos são posteriormente convertidos em um código de caracteres.
Ou seja, a empresa não ficará com sua foto armazenada e sim com esse código de identificação gerado pela ferramenta.
A tecnologia já é utilizada pela GOL no Selfie Check-in
Desde 2017 a GOL disponibiliza em seu aplicativo de celular a tecnologia do Selfie Check-in, que usa o reconhecimento facial para a realização do check-in no aplicativo para celular da companhia.
Para usar, basta que o cliente faça um cadastro da sua biometria facial, sem necessidade de inclusão de qualquer outro dado adicional.
No futuro, o objetivo é integrar a base de dados que já consta no aplicativo com o recurso do embarque por biometria facial, agilizando assim o processo de cadastro prévio para uso do novo modelo de embarque.
Projeto piloto
Em um primeiro momento o serviço foi implementado como piloto no portão de número 34 no embarque doméstico do aeroporto RIOgaleão.
Após essa fase de testes no Rio, a tecnologia deve ser testada em outras bases da GOL pelo país.
Como foi a experiência?
Eu realizei todo o processo e achei rápido. O reconhecimento biométrico facial e a conferência do documento de identificação do passageiro ocorre de forma simultânea. No total demorei cerca de 3 segundos para receber a liberação para a aeronave, mas minha percepção foi de que o tempo gasto é o mesmo do método tradicional.
A novidade ainda está em fase de testes e somente após esse período conseguiremos saber se ela realmente vai agilizar o embarque.
De qualquer forma acho válido experimentar novas tecnologias que visam aprimorar a experiência do passageiro.
O que acharam do embarque por biometria facial?
Já utilizaram o serviço em outros aeroportos pelo mundo?
Fonte: Passageiro de Primeira