ITI publicou o PTD que define metas e prazos para a implantação de infraestruturas críticas do Estado focadas na validação de documentos de saúde, biometria federal e segurança da identidade digital
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publicou o Plano de Transformação Digital (PTD) para o ciclo 2025-2027, que define metas e prazos para a implantação de infraestruturas críticas do Estado focadas na validação de documentos de saúde, biometria federal e segurança da identidade digital.
Pactuado com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o PTD ITI 2025–2027 tem por objetivo modernizar a oferta de serviços digitais, reduzir custos operacionais e ampliar a interoperabilidade entre bases de dados do governo. O plano estabelece, ainda, diretrizes para o uso responsável e ético de automação e inteligência artificial (IA), integradas a uma estratégia ampla de inovação, governança digital e segurança da informação.

Para o diretor-presidente do ITI, Enylson Camolesi, o plano reforça o papel da autarquia na segurança pública e digital. “O PTD não é apenas um cronograma de tarefas, é o compromisso do ITI em prover a infraestrutura de confiança necessária para o Estado. Nosso foco estratégico é ofertar serviços digitais simples, ágeis, seguros e alinhados às necessidades do cidadão e ao uso ético da tecnologia“, afirma.
Entre as entregas pactuadas, destaca-se a implementação do Serviço Biométrico Federal (SBF), incluindo a gestão operacional e a coordenação do tratamento de divergências, com implantação estruturada por fases. Na prática, a iniciativa reforça o uso da biometria como elemento de confiança para mitigar inconsistências e reduzir riscos de fraude em serviços públicos.
No eixo de interoperabilidade, está prevista a integração com a base do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, como parte da estratégia de automação de verificações e redução de etapas manuais no processo de cadastro de Agentes de Registro da ICP-Brasil.
Na agenda de saúde digital, o plano contempla a disponibilização e validação de assinatura eletrônica em parceria com o Ministério da Saúde para apoiar a validação de documentos médicos (como receitas, atestados e pedidos de exames), com evolução gradual e ampliação progressiva do uso no ecossistema de serviços públicos digitais.
O PTD ITI 2025-2027 é formalizado por meio do Documento Diretivo e do Anexo de Entregas, com metas, prazos, áreas responsáveis e indicadores do ciclo.
Para mais informações, acesse o Plano de Transformação Digital 2025-2027 do ITI.
Sobre o ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ITI, é dirigido por Enylson Camolesi, Diretor Presidente desde 12 de dezembro de 2023. O ITI foi criado a partir do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Atualmente o ITI é vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Conheça algumas das principais empresas do ecossistema da ICP-Brasil. AET EUROPE | | BRY TECNOLOGIA | CERTIFICA | DINAMO Networks |DOC9 | QUALITYCERT | SOLUTI | SYNGULAR ID | V/CERT | ZAPSIGN |
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!
IN ITI Nº 35/2026: o Brasil entra, oficialmente, na era pós-quântica da confiança digital
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Leia outros artigos de nossa coluna de Biometria!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!































