Últimas notícias

Fique informado

NA-AT Technologies disponibiliza gratuitamente plataforma de participação cidadã digital ao governo federal brasileiro

4 de abril de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Crypto ID entrevista: Carlos Chavarría sobre autenticação multibiométrica para o mercado financeiro

Crypto ID entrevista: Carlos Chavarría, Diretor Geral e Fundador da NA-AT Technologies, empresa que iniciou suas operações no Brasil

30 de setembro de 2021

Certisign apresenta solução de votação à distância neste domingo. Ouça

A Certisign, especialista em soluções digitais, é uma das empresas que atendeu ao chamamento público do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para propor uma alternativa tecnológica que viabilizasse a votação on-line

13 de novembro de 2020

Atualizada em 5/04/2022 às 11:42

A NA-AT Technologies, empresa mexicana especializada em biometria, soluções digitais e segurança, acaba de anunciar o interesse em disponibilizar gratuitamente sua plataforma de participação cidadã digital ao governo federal brasileiro.

Liderada pelo CEO da companhia Carlos Chavarría, a iniciativa tem como objetivo central beneficiar a participação igualitária de todos os brasileiros, onde quer que estejam, direcionando a consulta cidadã para uma decisão coletiva, inclusiva e transparente

Carlos Chavarría

A inovadora solução FAD® Participação Cidadã permitirá ao cidadão brasileiro manifestar sua vontade à distância, em votação popular e escrutínio com total liberdade, segurança, validade jurídica e, de forma totalmente gratuita

A iniciativa, liderada pelo CEO da companhia, Carlos Chavarría, visa beneficiar a participação igualitária de todos os brasileiros, onde quer que estejam, direcionando a consulta cidadã para uma decisão coletiva, inclusiva e transparente.

A solução permitirá ao cidadão manifestar sua vontade à distância, em votação popular e escrutínio com total liberdade, segurança, validade jurídica e, de forma totalmente gratuita.

De acordo com Chavarría, o intuito é unir-se aos esforços atuais em exercícios democráticos, por meio do uso da tecnologia biométrica remota, como eleições, consultas cidadãs, plebiscitos ou cassações de mandato, com as quais a redução de custos com logística de instalação de urnas eletrônicas e pessoal envolvido poderia ser reduzida em até 99%, além de aumentar a segurança no processo.

A participação dos cidadãos é de extrema importância para que possam expressar sua vontade sem o risco de coação, assédio ou compra de votos, práticas que, com a tecnologia adequada, devem ser erradicadas em todos os níveis de governo, se você quiser ser percebido como um país democrático”, diz Chavarría.

O executivo coloca no centro do debate social nacional a questão da seleção adequada das tecnologias que devem estar envolvidas, não apenas na votação eletrônica, mas também na validação remota de identidade, acessível de qualquer dispositivo e garantindo sigilo com cadeados digitais que impedem o compartilhamento da decisão do voto com outras pessoas, já que os cidadãos poderiam dar seu apoio de qualquer smartphone ou PC, inclusive com um link de whatsapp.

“Com a devida seleção, integração e implementação de tecnologia biométrica remota, o voto pode ser feito, sem estar fisicamente no local de votação e sem o risco de que alguém possa utilizar a sua identificação ou dados pessoais para fins maliciosos”, ressalta Chavarria. “Por isso, disponibilizamos ao governo federal brasileiro, a plataforma de forma totalmente gratuita, para que os cidadãos possam manifestar sua vontade de votar por meio de um dispositivo móvel, de casa ou de onde quiserem”, complementa o executivo.

A plataforma, já comprovada no setor financeiro há mais de cinco anos, integra elementos que vão desde a validação do registro geral (RG) ou Carteira nacional de Habilitação (CNH), prova de vida 3D, vídeo de aceitação do acordo e constância de conservação com tecnologia de segurança blockchain, o que permite atribuir a identidade da pessoa, garante a segurança dos dados e evita que o documento seja alterado ao longo do tempo, mitigando o risco de fraudes por roubo de identidade.

Segundo a NA-AT Technologies declarou ao Crypto ID a plataforma de votação e a oferta da gratuidade ainda não foram oficialmente apresentadas ao Governo Brasileiro.

Veja como funciona


Sobre NA-AT Technologies NA-AT Technologies é uma organização de origem mexicana com presença internacional. Foi fundada em 2005 com o objetivo de desenvolver plataformas tecnológicas para transformar o ecossistema financeiro latino-americano por meio de tecnologias que permitem digitalizar processos, validar identidade e legitimar operações remotas. Com mais de 200 engenheiros altamente especializados, a companhia está presente em mercados internacionais como EUA, Chile, Colômbia, Panamá, Argentina e Brasil, além de possuir patente nos Estados Unidos e União Europeia.

A NA-AT Technologies, chega ao Brasil com tecnologia multibiométrica para assinatura de documentos eletrônicos

Crypto ID entrevista: Carlos Chavarría sobre autenticação multibiométrica para o mercado financeiro

Solução de Biometria Comportamental eleva as expectativas de segurança bancária no mercado brasileiro

Biometria comportamental: a chave para a transformação digital de instituições financeiras

Votação em 2022 pode ser feita pelo celular com reconhecimento facial, diz presidente do TSE

Certisign apresenta solução de votação à distância neste domingo. Ouça

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!

O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.