Artigo escrito por HID Global Brasil
Com abordamos em nosso artigo publicado no Crypto ID “Por que o seu banco precisa de reconhecimento facial?” O aumento do uso de canais remotos e móveis foram impulsionados pela crescente onda de inovações digitais e está levando as instituições financeiras a repensarem suas operações para torná-las mais simples e assim gerar mais conforto aos seus clientes sem, no entanto, abrir mão da segurança que protege os ativos que estão sob a sua custódia.
Por um lado, existe a necessidade de tornar a autenticação mais simples porque as pessoas estão tendo experiências omnichannel extremamente mais simples e intuitivas quando consomem ou se relacionam com empresas de outros segmentos.
Porém, sempre vai prevalecer o fato de que as instituições financeiras precisam utilizar a segurança máxima para evitar o acesso às informações e aos próprios ativos que estão sob seus cuidados, o que acaba gerando despesas que anos atrás não existiam. Atualmente os bancos precisam provisioner despesas com contratação de seguro cibernéticos, despesas com ações jurídicas de usuários, multas provenientes de legislações específicas relacionadas à proteção e privacidade de dados como GDPR – General Data Protection Regulation e LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados,
As recentes atuações dos fraudadores priorizam suas ações na obtenção de senhas de clientes e funcionários – que são elos mais fracos – para acessarem os canais digitais. Eles agem por meio de engenharia social sem que seja necessário nenhum sofisticado “arsenal computacional” para obter sucesso.
No artigo em que falamos sobre a biometria facial e de impressões digitais utilizadas pelas instituições financeiras, apresentamos como a tecnologia biométrica é mais robusta que a maioria das outras formas de autenticação.
São recursos de autenticação que atendem a área de clientes/negócios dos bancos, assim como, as áreas que tratam da segurança da informação, transformação digital, controle de acesso e identidades e de cibersegurança, porque é simples e segura.
Segurança e Conveniência
A adoção da tecnologia biométrica no segmento financeiro avança em todo o mundo porque a maioria das instituições adotam Múltiplos Fatores de Autenticação – MFA e a biometria normalmente é um dos fatores.
Muito embora existam outras formas de verificação biométrica como a biometria por voz e a biometria comportamental, a biometria das digitais e a de face são as mais utilizadas e ambas oferecem uma sofisticada experiência ao cliente, garantindo a máxima proteção contra fraudes e conformidade regulatória.
Conforme explicou André Richter da HID Global em entrevista concedida ao Crypto ID, a solução da HID de biometria para o mercado financeiro pode ser contratada de forma modular, ou seja, as instituições financeiras podem adquirir os hardwares – leitores digitais e câmeras – para utilizarem em conjunto com sistemas legados ou podem também contratar as soluções em softwares, que no caso, seria a plataforma da HID que pode abranger vários canais das instituições – Omnichannel – onde os vários elementos trabalham em conjunto.
A competição entre instituições financeiras tradicionais e as fintechs que priorizam os canais digitais é muito intensa e isso significa que todas as instituições financeiras devem oferecer aos clientes a opção de abrir contas e transacionar por meio de um dispositivo móvel.
A tecnologia de integração móvel da HID utiliza a biometria facial e o reconhecimento de documentos para permitir que os usuários se cadastrem em um banco tirando uma selfie e uma foto de um documento de identidade emitido pelo governo.
O processo de integração é uma oportunidade crítica para criar confiança com novos clientes, e a HID permite que o sistema de inscrição seja facilmente integrado à sua oferta móvel existente, agregando à sua marca a conveniência e segurança líder do setor.
Combinando reconhecimento facial com inteligência artificial (IA) e algoritmos de aprendizado de máquina, a HID oferece uma das soluções de reconhecimento facial mais precisas e com desempenho mais rápido do mercado atualmente, conforme testado e verificado no fornecedor de reconhecimento facial do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) Teste (FRVT).
Reconhecimento por impressão digital
Os leitores de impressão digital oferecem forte segurança na agência física ou no caixa eletrônico. Os leitores de impressão digital da HID são rápidos e precisos, garantindo que os clientes possam autenticar e aprovar transações com maior conveniência e segurança do que com cartão e PIN.
Reconhecimento Facial
A tecnologia biométrica de face é aproveitada pela HID, independentemente do dispositivo, o que significa que os clientes podem utilizar seus smartphones e a instituição financeira pode utilizar equipamentos de qualquer fabricante ou câmeras multiespectrais da própria HID projetadas para funcionar nas condições de iluminação mais adversas.
A HID Global expandiu sua tecnologia patenteada de imagem multiespectral (MSI) para incluir biometria facial.
O que é imagem multiespectral (MSI)?
Uma imagem multiespectral consiste em imagens de um mesmo objeto, tomadas com diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas. Pode ser luz visível, infravermelha, ultravioleta, raio-X ou qualquer outra faixa do espectro.
Nem todas as tecnologias biométricas foram criadas da mesma forma, e isso é especialmente verdadeiro para leitores de impressões digitais.
A maioria dos sensores de impressão digital apenas escaneiam a superfície da pele de um usuário, mas os leitores HID Lumidigm® usam a tecnologia de imagem multiespectral (MSI) para olhar mais profundamente ao escanear a superfície e a subsuperfície da pele de um dedo. Isso significa maior precisão, especialmente ao detectar dedos falsos.
Também significa maior versatilidade — a tecnologia MSI pode autenticar com sucesso os usuários com as pontas dos dedos molhadas ou sujas, sob chuva ou calor extremo, e pode até funcionar para clientes com pontas dos dedos desgastadas.
Essa é a vantagem da imagem multiespectral que você obtém com a solução da HID.
Combinando MSI com tecnologia sofisticada de detecção de ataque de apresentação (PAD) que atende ao padrão ISO 30107-1, a HID oferece detecção de vivacidade passiva resiliente e frustra tentativas de falsificação nas quais os fraudadores usam fotos ou até máscaras realistas para tentar imitar clientes genuínos.
O reconhecimento facial multiespectral vê mais do que uma câmera comum, e essa é a chave para fornecer mais segurança e melhor experiência para o cliente na agência bancária física ou no caixa eletrônico.
Sobre HID
A HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.
A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID® é uma marca do grupo ASSA ABLOY.
Leia os artigos da HID publicados por Crypto ID aqui!
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, de íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!