Últimas notícias

Fique informado

Tecnologia biométrica: como a metodologia pode ser usada para segurança de dados

30 de março de 2022

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A tecnologia biométrica é atualmente uma das mais usadas para garantir a segurança e privacidade, recorrer à biometria é uma boa solução

Por Bruno Favari, Gerente de Desenvolvimento na Pontomais

Por Bruno Favari, Gerente de Desenvolvimento na Pontomais

A tecnologia biométrica é atualmente uma das mais usadas para garantir a segurança e privacidade de dados. Se antes para prevenir as fraudes era necessária a criação de senhas com diferentes técnicas contra possíveis invasores, hoje em dia recorrer à biometria é uma boa solução. 

Quando falamos em segurança de dados, essa tecnologia – que se baseia no estudo das características físicas e/ou comportamentais do ser humano e consiste na aplicação de métricas e atributos biológicos para a identificação de um indivíduo -, torna os sistemas mais seguros e eficientes, uma vez que a biometria é pessoal e intransferível. Por se tratar de uma ferramenta muito versátil, já tem sido aplicada em diversos setores e soluções, inclusive no RH. 

O modelo tradicional do relógio de ponto biométrico – aparelho que fica acoplado à parede e precisa do cadastro da digital de cada indivíduo para realizar as marcações de ponto todos os dias – já é muito conhecido no setor. Porém, com as inovações no mercado, surgiram outras formas de registro de jornada por meio do reconhecimento biométrico digital e que permitem, até mesmo, o registro de ponto a distância. 

Reconhecimento Facial – Software de Controle de Ponto

Essa ferramenta é utilizada por softwares de controle de ponto de alta tecnologia, que armazenam os dados na nuvem com segurança cloud para memorizar e codificar as informações de cada colaborador. Diferente dos relógios de ponto biométrico, os sistemas de controle de ponto online que utilizam o reconhecimento facial funcionam de forma segura e com auditoria por foto. Ao marcar o ponto, a plataforma faz uma selfie para que a marcação seja registrada com sucesso. 

Além disso, o registro de jornada por meio de softwares não precisa ser feito em aparelhos específicos, como os relógios biométricos. O colaborador pode ter acesso à ferramenta em seu computador, tablet ou smartphone pessoal, o que garante mais praticidade e segurança no dia a dia dos colaboradores e da empresa. 

Como usar o Relógio de Ponto Biométrico no seu Software de Controle de Ponto? 

Em alguns casos, é possível otimizar a gestão de jornada dos seus colaboradores utilizando um software de controle de ponto online. Essa ferramenta funciona muito bem sozinha, mas também pode ser integrada ao relógio de ponto biométrico já existente no seu ambiente de trabalho, facilitando ainda mais o dia a dia do setor de RH.

Por exemplo: caso parte do seu time trabalhe remotamente, enquanto outra esteja no escritório, é possível utilizar as duas tecnologias para acompanhar a jornada de trabalho de todos os colaboradores. Fazendo a integração entre as duas ferramentas, o fechamento do ponto ao final do mês é facilitado, pois todos os dados podem ser encontrados em um só lugar. 

O que diz a legislação sobre o uso do Relógio de Ponto Biométrico?

Essa ferramenta de controle de ponto digital é regida pela Portaria 671 do Ministério do Trabalho, também conhecida como Lei do Ponto Eletrônico, que permite a utilização de aparelhos como o relógio de ponto biométrico para o controle de ponto dos colaboradores, obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários.

A Portaria 671 estabelece algumas exigências básicas para os equipamentos, como:

– O aparelho deve ter, obrigatoriamente, memória com registro dos pontos marcados pelo colaborador;

– Porta fiscal para captação de dados fiscais;

– Impressora em bobina de papel, que funciona para emissão do comprovante de marcação de ponto;

– Relógio interno;

– Programas específicos para o tratamento dos dados, como softwares de controle de ponto.

Assim, é fundamental que as empresas fiquem atentas às exigências completas da Portaria 671 antes de adquirir o equipamento ou o software de controle de ponto online, a fim de manter-se de acordo com as leis trabalhistas.

Sobre a Pontomais:

Com atuação desde 2016, a Pontomais é a startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs. Já são mais de 670 mil colaboradores e 18 mil clientes ativos na solução de otimização da empresa. Por meio de tecnologia, a startup desburocratiza processos como jornada de trabalho e horas extras para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores.

Stefanini apoia ponto eletrônico com certificação digital para a Rumo, maior operadora de ferrovias no Brasil

Registros de ponto eletrônico deverão utilizar Certificado Digital ICP-Brasil

10 mitos e verdades sobre biometria de voz

LGPD: o que muda para as empresas que utilizam a biometria?

Biometria facial evita roubo de identidade no e-commerce

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!