Iniciativa faz parte dos planos de inovação da Uze de fomento do varejo, a partir do desenvolvimento tecnológico
A Uze , empresa especializada em crédito para o varejo, fez uma parceria com a Universidade Federal da Bahia, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, para o desenvolvimento de soluções de pagamentos que melhorem as experiências dos consumidores, que utilizam cartões da marca.
O primeiro projeto, que já está em andamento, é uma tecnologia que funcionará por meio de biometria facial. Ou seja, o cliente não precisará mais digitar sua senha toda vez que fizer uma compra. A transação será finalizada a partir da validação da biometria.
As inovações nos meios de pagamento representam uma forte tendência, que tem sido acelerada pela pandemia de Covid-19. Um estudo da Economist Intelligence Unit aponta que a biometria será o método dominante de autenticação de pagamento de clientes da década.
“Os clientes estão cada vez mais exigentes, gostam de comodidade e, com a pandemia, quanto menor o contato físico com os dispositivos no momento do checkout, melhor e mais segura será a experiência do usuário“, diz André Vilas, Co-CEO da Uze.
O executivo destaca que a parceria com a Academia faz parte dos planos estratégicos da Uze, de se integrar, cada vez mais, ao ecossistema de inovação.
“Nossa ideia é construir parcerias de desenvolvimento tecnológico e transformação digital, que possibilitem criar novas soluções de fomento ao varejo, especialmente, o das grandes redes regionais“, completa.
O acordo com a Universidade Federal da Bahia vai até dezembro de 2021 e tende a ser renovado, com outras soluções.
“Como é a primeira vez que estamos fazendo a parceria, estamos querendo testar o modelo de trabalho para concluir se ambas as partes se adaptam e futuramente escalar novos projetos“, explica Thirza Cardona Franca, Head de DevOps e Inovação da Uze. Segundo ela, a empresa está em contato com outros institutos de fomento à pesquisa e inovação.
O projeto piloto tem a participação direta da área de DevOps e Inovação da Uze e de quatro pesquisadores da UFBA. A solução começará a rodar no final de agosto pela UZE, ainda na fase de testes, e em novembro deverá ser liberada como piloto no varejo.
Sobre a UZE
A UZE é uma empresa que nasceu com o propósito de entregar a melhor experiência em serviços e produtos de crédito para o varejo, facilitando o dia a dia do consumidor e dos profissionais do setor. Em parceria com o Grupo Omni, a Uze já emitiu mais de dois milhões de cartões e está presente em todo o Brasil.
Biometria comportamental: a chave para a transformação digital de instituições financeiras
Mais de metade dos brasileiros utiliza biometria para proteger suas informações, indica Mastercard
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!