Últimas notícias

Fique informado

Blockchain GuardTime combaterá a falsificação de diplomas no Brasil

24 de novembro de 2020

Spotlight

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova emissão primária por videoconferência

A aprovação cria o amparo jurídico necessário para a edição da Instrução Normativa que regulamentará e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

22 de janeiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Blockchain GuardTime é utilizado pelo departamento de segurança dos EUA e da OTAN   

O crescimento da falsificação de diplomas físicos e digitais afeta fortemente a imagem das instituições de ensino. Existem várias inovações tecnológicas para enfrentar o problema.

A Ceptis Digital, por exemplo, lançou este mês o sistema Certus de proteção inviolável de dados de diversos tipos de documentos.

A segundo a empresa a solução garante a autenticidade de diplomas, documentos governamentais, jurídicos, cartoriais, entre outros com a solução Certus desenvolvida pela empresa que apresenta como inovação a geração de QR Codes invioláveis para a proteção de dados de documentos digitais e impressos – e garante ser totalmente à prova de hackers e falsificadores.

Philippe Ryser

“Não existe a possibilidade de adulteração de dados de documentos que utilizam o Certus porque a tecnologia utiliza Criptografia e KSI Blockchain Guardtime, as mesmas soluções utilizadas pelo departamento de segurança dos EUA e pela OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte”, explica Philippe Ryser, CEO da Ceptis. 

Segundo a Ceptis, esse tipo de recurso é de segurança de última geração – que une Blockchain e criptografia avançada – e é inédita no Brasil. Especialistas afirmam que as atuais tecnologias disponíveis no mercado brasileiro ainda utilizam recursos frágeis como, por exemplo, assinaturas eletrônicas e digitais convencionais e QR Codes comuns – sujeitos a diversos tipos de adulterações. 

De acordo com Ryser, “as marcações de segurança do Certus protegem todo o conteúdo dos documentos integralmente – textos e dados – e verificam a instituição emissora, sua impressão e registro”, explica.

Quando são documentos impressos, por exemplo, a proteção une o mundo digital ao físico – garantindo a sua autenticidade por meio de checagem por meio de um app gratuito ou pelo site da www.certusdoc.com 

Os desenvolvedores do Certus afirmam que, além do sistema impossibilitar falsificações, também colabora com a proteção da reputação de uma instituição de ensino.

Por exemplo, uma escola ou universidade pode ter a imagem prejudicada quando pessoas não qualificadas utilizam diplomas falsos com o nome da instituição.

A qualidade da formação passa a ser questionada. A necessidade de um sistema seguro de verificação também é fundamental para empresas de recrutamento checarem a verdadeira qualificação e formação dos candidatos. 

Como funciona o Certus 

No caso de um diploma, por exemplo: primeiro todo o conteúdo relevante do documento é criptografado e enviado para uma nuvem protegida pelo blockchain KSI GuardTime, absolutamente seguro. Então, é gerado um QR Code seguro e criptografado que é inserido ao documento – e já poderá ser checado por um app gratuito ou pelo website do Certus. 

Apenas com o Certus é possível garantir esse nível de segurança aos diversos usuários – oferecendo a eles a possibilidade de provar suas respectivas identidades e, também, todas as suas realizações educacionais e/ou títulos.

As informações fornecidas pelo Certus respeitam totalmente a privacidade dos dados pessoais. Nenhuma informação sensível é armazenada na nuvem. Assim, o Certus garante a segurança, a credibilidade e reputação das instituições, gerando confiança aos profissionais, aos recrutadores e às instituições envolvidas. 

Sobre a Ceptis

Criada em 2016, a Ceptis detém o direito de explorar as atividades tecnológicas de rastreabilidade segura garantindo a originalidade e a qualidade de diversos produtos. A empresa utiliza produtos e soluções desenvolvidos há mais de 90 anos na Suíça, aplicadas em mais 20 países.

A Ceptis tem como propósito integrar tecnologias digitais, de tintas de segurança e soluções sustentáveis para a produção agrícola.

Uso de diploma digital gera economia, segurança e agilidade para universidades e estudantes

Primeira reunião aberta online sobre Diploma Digital da UFSC. Assista aqui se você perdeu.

Como funciona a tecnologia por trás do diploma digital lançado pelo MEC

Content Syndication

Content syndication – distribuição de conteúdo é um método de republicar conteúdo desenvolvido por sua empresa em outros sites para atingir um público mais amplo e levar novos visitantes a seu site. Fale conosco sobre Content Syndication, contato@cryptoid.com.br | +55 11 3881 0019.

Surpreenda-se com a qualificação da nossa audiência! Mídia Kit.