Quinta-feira, dia 1° de setembro, teve início a primeira edição do Blockchain Rio nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá no Centro do Rio de Janeiro
Por Maria Luiza Reis
O evento estava movimentado, cheio de empresários, executivos de tecnologia, do setor financeiro, advogados e era possível encontrar senador, representantes dos Ministérios da Economia e Ciência, Tecnologia e Inovações andando nos corredores. Um evento com múltiplos sotaques, mas todos com foco nessa nova tecnologia que tem o potencial para transformar o mundo.
Inicialmente, vale a pena falar sobre a linda vista da Baía de Guanabara e do ambiente descontraído do espaço que ajudava a animar o papo dos hackers entre uma empanada e uma cerveja servidas nos food trucks.
Fui convidada para falar no painel sobre Cybersegurança no Mundo Descentralizado. Um desafio e tanto por dois motivos: o primeiro porque vivemos um momento cheio de ameaças digitais e segundo porque o mundo descentralizado ainda é um sonho a ser alcançado na Web 3.0 onde tecnologias como o Blockchain irão predominar.
Desafios feito e aceito, eu optei por traçar um panorama desses conceitos de mundo descentralizado sob os diversos aspectos como: login único, as bigtechs e como o Blockchain poderá ser efetivo e seguro em operações sem recompensa financeira diferentemente do que acontece na mineração de cripto moedas.
Falei também da segurança e modelos de sigilo englobando informações públicas, informações secretas, informações corporativas e informações pessoais como um prontuário de saúde, por exemplo. Como proteger a privacidade e quebrar o sigilo quando for necessário pela lei? Como liberar informações privadas de saúde em caso de emergência sem o risco de ela ser liberada em outra situação sem a concordância do titular? Como manter a privacidade da informação corporativa em que profissionais que saem da corporação perdem acesso e aquele que entra ganha acesso sem existir a necessidade de um dono perpétuo da informação.
Por fim, falei como a inteligência artificial terá influência decisiva na forma como o mundo irá consultar informações e pesquisar no futuro. Como o mundo descentralizado conseguirá pesquisar por metadados? Sem uma grande base de dados para consultar, como chegaremos às informações que queremos encontrar?
Hoje, uma plataforma de inteligência artificial como a nossa Magali Robot, por exemplo, tem a capacidade de entender e classificar corretamente, por contexto, o documento em mais de 90% dos casos. Isso significa que o arquivamento de metadados associados aos conteúdos em uma base centralizada pode estar com seus dias contados. Seria absolutamente revolucionário! Pesquisar, encontrar uma loja, um endereço, informação técnica sem uma central como o Google ou o Bing será possível?
Os desafios do momento para chegar a esse patamar de descentralização seriam a velocidade de processamento para percorrer a rede em busca da informação e o desenvolvimento de uma rede de sinônimos, correspondência ou equivalência com aprendizado dinâmico espalhado pela rede. É uma questão de tempo para que esses obstáculos sejam superados.
Agora é esperar e ver como as movimentações das big techs, dos países e das comunidades vão compor esse novo cenário.
Blockchain Rio Festival: metaverso UPLAND é destaque no evento com encontros e palestras
CESAR participa do Blockchain Rio Festival, maior evento de blockchain da América Latina
Implementando com sucesso uma estrutura de identidade digital.
Por David Mahdi, CSO e CISO da Sectigo
Blockchain Rio Festival: metaverso UPLAND é destaque no evento com encontros e palestras
CESAR participa do Blockchain Rio Festival, maior evento de blockchain da América Latina
BlockBR e Ribus são presença confirmada na BlockchaIn Rio Festival
BlockchaIn Rio Festival sedia premiação Women In Tech Latam Awards 2022
Como a tecnologia blockchain pode construir confiança? Publicado por ICAEW
Web 3.0: relação Criatura e Criador.
O poder do conteúdo em suas mãos.
BlockchaIn Rio Festival lança programação oficial
Criptografia, inteligência artificial e blockchain devem fortalecer combate aos crimes digitais
BlockchaIn Rio promove debate sobre Web3 e novos rumos da indústria
O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.