Últimas notícias

Fique informado
Como o Blockchain pode revolucionar o Mercado Imobiliário

Como o Blockchain pode revolucionar o Mercado Imobiliário

24 de março de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A tokenização de ativos utiliza o Blockchain onde as transações são registradas com uma assinatura criptográfica imutável

Qualquer pessoa que já tenha comprado ou vendido um imóvel sabe como essa operação pode ser cara e demorada. 

Ao mesmo tempo que o mercado imobiliário é o maior mercado de ativos do mundo, ele também possui algumas características que necessitam ser aprimoradas por conta do alto custo, demora ou dificuldade de transações.

Por Rubens Neistein

Rubens Neistein, FIBREE Co-Chair Brasil

A tecnologia Blockchain tem potencial para transformar em diversos setores a forma como as transações são realizadas e concluídas, além de fornecer um sistema seguro, protegido e a prova de falhas. Uma de suas conquistas recentes é o setor imobiliário, que está sofrendo uma rápida digitalização e inovação devido à tecnologia blockchain.

O mercado imobiliário global é estimado em U$ 232 trilhões, mas é geralmente um mercado de ativos com baixa liquidez.

A tokenização de ativos pode revolucionar este mercado devido à transparência e natureza imutável dos dados gravados na blockchain, podendo resolver o problema de liquidez, que é um dos maiores desafios deste mercado.

A tokenização de imóveis aumentará a liquidez dos ativos, que poderão ser negociados com maior facilidade em diversas corretoras de tokens imobiliários no mundo todo. Este processo requer a aplicação de tecnologia DLT (Distributed Ledger Technology), escolhendo-se uma plataforma blockchain que opere com Smart Contracts (contratos inteligentes).

Atualmente, os fundos de investimento imobiliário (FIIs) são listados publicamente nas bolsas de valores e fornecem liquidez ao fundo, mas geralmente são caros de se constituir e restrito à alguns investidores qualificados. Alguns FIIs têm uma entrada mínima para investidores de R$ 5.000 ou superior. No entanto, a tokenização pode dar aos pequenos investidores a possibilidade de investir a partir de R$ 10 através de tokens de bons ativos imobiliários no mundo todo.

Para tokenizar uma propriedade, casa ou imóvel comercial, é necessário escolher uma plataforma blockchain devidamente regulamentada com os direitos de armazenar propriedade em seus tokens através das autoridades competentes.

Depois disso, verificar se a plataforma também fornece a função ao proprietário de transferir esses direitos para alguém e transferir a propriedade completa para outra pessoa de forma autorizada.

Como os investidores se beneficiam da tokenização imobiliária?

1.O principal benefício da tokenização de propriedades ou ativos é que ela remove o intermediário. Isso torna o processo mais fácil e barato para os investidores comprarem ou venderem seus ativos imobiliários.

2.Os investidores podem negociar tokens imediatamente com uma taxa muito baixa.

3.A tokenização possibilita que proprietários ou incorporadores levantem capital sem intermediários financeiros para subscrever o projeto.

4.Os tokens imobiliários são respaldados por ativos reais, portanto, eles têm menos riscos do que criptomoedas ou ICOs.

Podem ser incluídas medidas de estabilização no smart contract para garantir que o valor do token não se desvie muito do valor patrimonial líquido subjacente da propriedade.

Projetos de tokenização imobiliária de sucesso

Tokenizar uma propriedade imobiliária não é mais uma moda passageira. Já temos vários casos de vendas de tokens imobiliários com sucesso. Um deles é um condomínio de luxo em Manhattan localizado na East 13th Street no East Village que vendeu com sucesso tokens no valor de $ 30 milhões registrados no blockchain. Outro exemplo, o prédio ocupado pela We Work, avaliado em US $ 65,5 milhões, no centro de Miami, Flórida, está aberto para ser vendido usando tokens blockchain Até mesmo alguns resorts buscaram fundos por meio de tokens imobiliários e tiveram sucesso em levantar o capital necessário em menos de uma hora.

Sem dúvida, o setor imobiliário produz historicamente retornos atraentes, mas possui barreiras à entrada de um número maior de investidores. A tokenização pode ser uma excelente solução, pois os ativos imobiliários podem obter o melhor dos dois mundos: os bons retornos dos investimentos imobiliários e a liquidez do mercado de ações.

Não se pode negar que o blockchain está revolucionando quase todas as esferas de nossas vidas, e o mercado imobiliário não é uma exceção a essa transformação. Com o mundo cada vez menor com o alcance da tecnologia e o cenário imobiliário se tornando global, a tokenização de bens imobiliários baseada em blockchain não pode ser evitada.

Como um empreendedor do setor, você certamente deve considerar em desenvolver um projeto imobiliário através da tokenização. Este novo modelo de negociação imobiliária está predestinado a ser um dos negócios mais lucrativos do futuro.

Se você quiser capitalizar sobre essa pequena onda que está prestes a ser um tsunami, tudo o que você precisa fazer é entrar em contato comigo. Eu terei o prazer em te ajudar, para que você possa fazer seu negócio prosperar, encontrando um modelo de tokenização de ativos adequada a sua necessidade.

DLT – Distributed Ledger Technology

DLT (Distributed Ledger Technology) é um banco de dados descentralizado gerenciado por vários participantes, em vários nós onde as transações são registradas com uma assinatura criptográfica imutável.

Blockchain Rio Festival: O maior evento de Blockchain da América Latina

The metaverse is money and crypto is king – why you’ll be on a blockchain when you’re virtual-world hopping

Integração de blockchain e biometria para redefinir a identidade digital até 2030: relatorio Frost & Sullivan

Cartórios de Notas passam a utilizar Blockchain para reconhecer firma por autenticidade de forma digital

Como a Assinatura Digital pode impulsionar a produtividade das imobiliárias.

Compra digital de fazendas: startup brasileira lança a primeira NFT de propriedade rural do Brasil

O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança Digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna de Criptoativos.

CATEGORIAS

Blockchain Notícias