Bitcoin é uma moeda digital criada em 2008 por uma pessoa ou grupo com o nome fictício de Satoshi Nakamoto e que pode atingir apenas 21 milhões de unidades.
Os instrumentos financeiros funcionam como dinheiro digital, enquanto a tecnologia conhecida como blockchain mantém o registro de todas as transações de forma muito segura e que pode ser verificada por ambas as partes.
O blockchain pode ser considerado um extenso livro-razão público que preserva o registro de todas as transações feitas pelos usuários do Bitcoin. Assim, ele oferece transparência absoluta e segurança digital.
Por Que Investir em Bitcoin?
Investir em bitcoin hoje tem muitas vantagens. Nos últimos seis anos, o lucro do Bitcoin aumentou mais do que o dos principais índices de ações globais, commodities e fundos imobiliários, o que prova que ele é um bom ativo de capital. Ele atrai investidores que buscam um portfólio de investimentos equilibrado, imune à inflação e que também supre necessidades emergenciais em caso de turbulência econômica.
Além disso, o Bitcoin, com seu suprimento limitado de 21 milhões de moedas, é um fator de escassez que ajuda o mercado a aumentar seu preço ao longo do tempo.
Pessoas bem conhecidas no mundo financeiro, como Paul Tudor Jones e o CEO da Blackrock, Larry Fink, enfatizam a necessidade de incluir o Bitcoin nas carteiras de investimento devido à sua confiabilidade e ao seu potencial de altos retornos, tornando-o, assim, um ator importante no cenário financeiro. Assim, o Bitcoin, além do potencial de altos retornos, serve como uma proteção contra a inflação.
Maneiras de Investir em Bitcoin
Existem várias maneiras de investir em Bitcoin, cada uma com características e benefícios diferentes. Estas são as principais opções:
- Compra direta em bolsas de valores
- Fundos de investimento e ETFs
- Negociação peer-to-peer (P2P)
- Mineração de bitcoin
Compra Direta nas Bolsas
A opção de compra distinta por meio das bolsas é altamente preferível, pois é a mais comum. Esses sites permitem que os corretores digitais troquem um dos ativos digitais para os compradores ou vendedores. O principal benefício desse método é que você obtém o mesmo nível de segurança de uma corretora de valores comum, o que é uma ótima opção para a maioria dos investidores.
Uma grande bolsa no Brasil é o Mercado Bitcoin, que tem várias opções de compra, incluindo ordem de limite e compra rápida. Assim, a corretora MB é bastante popular por sua maior segurança e eficiência quando se trata de negociação de Bitcoin. O uso seguro e prático dessas plataformas pode ser uma maneira significativa de iniciar seus investimentos em Bitcoin.
Fundos de Investimento e ETFs
Os fundos e ETFs para fins de investimento são opções atraentes para quem está procurando investimentos em Bitcoin com proteção e diversificação. O investidor pode, nesse caso, comprar ações em um fundo ou ETF, ganhando assim exposição ao Bitcoin sem a necessidade de possuir a própria criptomoeda. Isso ajudará a minimizar a volatilidade e o fator de risco. Além disso, esses fundos são regulados por órgãos como a B3, o que é uma camada extra de proteção para os investidores.
No Brasil, os principais ETFs listados na B3 que captam os movimentos de preço do Bitcoin são HASH11, BITH11 (100% Bitcoin) e ETHE11 (100% Ethereum). O importante a observar sobre o investimento nesses ETFs é que você também terá a oportunidade de diversificar seu portfólio geral com e liquidez, já que poderá negociar suas ações na bolsa de valores diariamente.
Peer-to-peer
A negociação P2P é um meio de obter Bitcoin de outras pessoas diretamente, sem qualquer intercessão. Os benefícios desse modelo incluem a ausência de taxas e, em geral, a simplicidade e a velocidade das transações. Por outro lado, no entanto, ele é instável e inseguro, pois não há um intermediário para regular o processo e há maiores chances de fraudes.
Mineração de Bitcoin
A validação de transações na cadeia de blocos é o que a mineração de Bitcoin representa, em que uma recompensa em BTC é dada como resultado. Novas unidades de moeda digital são produzidas pela criação e autenticação de transações. São eles, de fato, que mantêm a rede em funcionamento, pois recebem a recompensa em moedas recém-criadas.
Embora a mineração possa gerar lucros potenciais, ela também exige grandes investimentos em hardware e consumo de energia, além de enfrentar desafios como o aumento da concorrência e as regulamentações ambientais. Portanto, essa é uma opção adequada apenas para investidores experientes que têm o que é preciso para investir seu tempo e dinheiro para lidar com esse processo adequadamente.
Segurança no Investimento em Bitcoin
A segurança é uma das questões fundamentais quando se trata de investimentos em Bitcoin. Para ter certeza de que seus ativos estão seguros, é muito importante habilitar a autenticação de dois fatores (2FA) nas contas das empresas de câmbio de criptomoedas. Além disso, é recomendável que você use uma rotina de segurança digital, bem como e-mails e senhas complexos e seguros para reduzir o risco de ser vítima de um ataque de hackers.
Além disso, as cold wallets também são a melhor opção para armazenar Bitcoin com segurança, principalmente para aqueles que têm investimentos de longo prazo. Essas carteiras estão off-line e, portanto, são menos vulneráveis a ataques de hackers. Também é melhor fazer backup de suas chaves privadas e manter esses backups em locais seguros para evitar a perda de seus investimentos.
Como Começar a investir em Bitcoin
Primeiro, o investimento em Bitcoin é um processo que requer algumas etapas importantes. Primeiro, é preciso abrir uma conta em uma bolsa confiável e, em seguida, começar a negociar. Mais tarde, você envia os fundos para a bolsa e, no final, adquire a criptomoeda.
E uma dessas etapas será quando o banco de dados for usado, o que será descrito claramente, passo a passo, nas subseções a seguir.
Escolhendo uma bolsa
Optar por uma bolsa é uma etapa importante no processo de garantir a você mesmo um investimento seguro e tranquilo. Para começar, o histórico de transações da bolsa é uma grande parte de sua credibilidade; quanto mais crua for a bolsa, maior a probabilidade de ser uma fraude. Além disso, a bolsa deve ter licenças e operar em vários países, o que, por sua vez, a torna mais confiável.
Além disso, outros fatores a serem considerados são:
- Uma gama diversificada de métodos de pagamento
- Os custos que a bolsa está cobrando
- Certifique-se de que a plataforma tenha protocolos de segurança, como certificação SSL e conformidade com a LGPD
- Avalie a liquidez da bolsa para confirmar que você pode converter rapidamente suas criptomoedas em moeda fiduciária, se necessário.
Processo de Compra
A primeira etapa do processo de compra de Bitcoin é criar uma conta na criptomoeda que o usuário deseja. Em muitos casos, isso significa fornecer um endereço de e-mail, escolher uma senha segura e aceitar os termos e condições da plataforma. Algumas bolsas podem exigir que o usuário forneça detalhes pessoais adicionais, como nome completo e data de nascimento, para criar a conta com sucesso.
Depois de criar uma conta, o usuário ainda precisa passar pelo processo de verificação de identidade, que pode exigir o envio de documentos como RG, CPF ou passaporte e comprovante de residência. Agora, você pode depositar os fundos de câmbio verificados pela conta, para os quais são usados métodos como transferência bancária ou cartão de crédito.
Uma vez que o dinheiro esteja na sua conta, você pode ir ao mercado de Bitcoin nessa plataforma, escolher a quantia que deseja comprar e concluir o pedido de compra.
Armazenamento Seguro
A transferência de bitcoins seguros é crucial para cuidar adequadamente do seu investimento. As carteiras de Bitcoin vêm em muitas variações, como:
- Versões para desktop
- Dispositivos móveis
- Online
- Baseadas em papel
- Hardware
Todos os ativos digitais são diferentes de alguma forma e têm seus próprios prós e contras, portanto, é melhor escolher o que mais se adapta a você. Quando se trata de uma proteção mais forte, é preferível o uso de carteiras digitais externas, como as cold wallets.
Além disso, o aumento da recepção institucional, inclusive por parte das instituições financeiras, e a possível estabilidade ou redução das taxas de juros pelo Federal Reserve podem ser os gatilhos de uma recuperação do Bitcoin em 2024. Além disso, a adoção da Lightning Network, que permite transferências mais rápidas, também pode ser um fator de aumento da aplicabilidade do Bitcoin como ferramenta de pagamento.
Investir em criptomoedas é seguro? Cinco pontos para entender o mercado
Leia outros artigos sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização aqui!
O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.