Três nomes rivais no setor de luxo europeu estabeleceram um novo consórcio blockchain que permitirá aos compradores rastrear a procedência de suas compras e autenticar produtos.
LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, que revelou os planos para um sistema global baseado em blockchain em 2019, terá a companhia do Prada Group e da Compagnie Financière Richemont no Aura Blockchain Consortium , um grupo sem fins lucrativos que promoverá o uso de uma única solução de blockchain aberta para todas as marcas de luxo em todo o mundo.
Muitos setores estão considerando a possibilidade de usar o blockchain, o sistema de contabilidade distribuído que sustenta o Bitcoin e outras criptomoedas.
Como os blockchains são imutáveis e descentralizados, os dados armazenados neles são confiáveis e seguros.
Nesse caso, cada produto receberá um código digital exclusivo durante o processo de fabricação, que será registrado no livro razão Aura.
Quando os clientes fazem uma compra, eles recebem detalhes de login para uma plataforma que irá fornecer o histórico do produto, incluindo sua origem, componentes, informações ambientais e éticas, comprovante de propriedade, uma garantia e instruções de cuidados.
Bulgari, Cartier, Hublot, Louis Vuitton e Prada já estão usando o sistema, com “conversas avançadas” sendo mantidas com uma série de outras marcas de luxo, de acordo com um comunicado divulgado terça-feira.
As marcas de luxo participantes pagam uma taxa de licenciamento anual e uma taxa por volume.
Aura, com sede em Genebra, foi desenvolvida em parceria com a Microsoft e a ConsenSys, uma empresa de tecnologia de software blockchain de Nova York.
“O Consórcio Aura representa uma cooperação sem precedentes na indústria de luxo”, disse o presidente-executivo da Cartier, Cyrille Vigneron, acrescentando que convidou “toda a profissão” a se juntar ao consórcio.
“A indústria de luxo cria peças atemporais e deve garantir que esses padrões rigorosos durem e permaneçam em mãos confiáveis”, disse ele.
Fonte: The New York Times, por Elizabeth paton
Entenda qual o futuro da tecnologia Blockchain e seus benefícios para as empresas
Kryptus fala sobre o Blockchain na estrutura de Carimbo do Tempo da ICP-Brasil

A força invisível que constrói reputações
Em um cenário digital saturado, a reputação se constrói com conteúdo inteligente e estratégico. O Crypto ID, desde 2014, oferece essa plataforma de profundidade em tecnologia, segurança e regulação, diferenciando-se pelo foco na análise e no aprendizado, não no sensacionalismo. Marcas que buscam autoridade duradoura encontram aqui um público qualificado e engajado, ávido por conhecimento.
Para empresas visionárias, o Crypto ID representa a oportunidade de construir uma presença inteligente e respeitada. Nossa linha editorial independente e nosso compromisso com conteúdo relevante e atemporal solidificam a reputação de nossos parceiros. Junte-se a nós e posicione sua marca onde a informação tem valor e gera confiança. Fale com a gente! [contato@cryptoid.com.br]

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!