Últimas notícias

Fique informado

Prefeitura de São Paulo adota Blockchain no atendimento aos moradores

20 de fevereiro de 2024

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Entrevista com Cleiton Jorge sobre Blockchain na Prefeitura de São Paulo

Nesta entrevista Cleiton Jorge, diretor da Metasix apresenta a solução de Blockchain da Prefeitura de São Paulo.

28 de fevereiro de 2024

Modelo de chaves criptográficas começa a ser incorporado à estrutura multicanal de interação com os cidadãos

A “Rede Blockchain do Município” foi anunciada em janeiro de 2023 que instituiu a “Política de Dados Abertos e Transparência Ativa”.

A Lei consolida a política municipal de dados abertos e transparência ativa e, segundo publicação no Diário Oficial, tem como objetivo tornar mais transparente os dados da administração publica bem como os dados coletados pelo governo municipal promovendo a integração entre os poderes, autarquias, entidades e cidadãos.

A Prefeitura de São Paulo ativou a sua primeira solução de solicitação de serviços públicos para o cidadão com o emprego da tecnologia blockchain de registro criptográfico. A funcionalidade foi desenvolvida pela Metasix, empresa que responde pela tecnologia de atendimento multicanal da prefeitura (serviço SP- 156).

Com essa ativação, os usuários passam a receber chaves criptográficas, virtualmente inalteráveis, para o rastreamento de suas solicitações, sem a necessidade de senhas. O sistema multicanal da Prefeitura de SP realiza cerca de 200 mil atendimentos mensais com apoio de soluções Metasix e integra os atendimentos por Call Center, Portal, chat, balcão e canal de contato Whatsapp assistido por bots.

De acordo com a Metasix, trata-se da primeira experiência com esta tecnologia entre as prefeituras brasileiras. Ela marca o início de implantação da “Rede Blockchain do Munícipio, anunciada em janeiro de 2023, pela LEI Nº 17.901 DE 11 DE JANEIRO DE 2023, que institui a “Política de Dados Abertos e Transparência Ativa”, da atual administração.

Com esta ativação, os usuários passam a receber chaves criptográficas, virtualmente inalteráveis, para o rastreamento suas solicitações, sem a necessidade de senhas.

O funcionamento segue a estruturação de dados distribuídos, idêntica à das criptomoedas. Está disponível, inicialmente, para o cadastro e acompanhamento do “Cartão do Idoso” e do “CartãoDefis” (relativo a vagas para pessoas com deficiência).

Logo na liberação do serviço, a Prefeitura emitiu cerca de 5.100 chaves de registro, mas um grande número de outros serviços ainda aguardam para entrar na rede Blockchain ao longo de 2024.

Segundo Cleiton Jorge, diretor da Metasix, o desenvolvimento de Blockchain está em linha com a estratégia de criar soluções convergentes, unindo o aprendizado de máquina com as mensagerias novas e as tradicionais, e escalando as interações do usuário para a nuvem híbrida ou a central de dados.

“A escrituração por ‘hashes’ criptográficos garante rastreamento imediato de demandas do cidadão, com a mínima exposição de dados, através do token alfanumérico gerado no registro de blocos”, comenta ele.

O sistema multicanal da Prefeitura de SP realiza cerca de 200 mil atendimentos mensais com apoio de soluções Metasix. 

Ficará a cargo de cada secretaria, poder e autarquia a definição da tecnologia/sistema a ser adotado para promover os objetivos da lei, sendo que a tecnologia blockchain é um dos pilares da nova determinação.

Sobre a Metasix

A Metasix é uma empresa brasileira especialista em inovação em soluções multicanal com tecnologia analítica e uso intensivo de bots com aprendizado de máquina. Ao longo de mais de 10 anos, a Metasix Tecnologia tem se dedicado a redescobrir a maneira como as empresas se conectam com seus clientes, através de plataformas omnichannel. Seu portfólio contempla soluções de varejo, cidades digitais, treinamento, suporte, serviços para o cidadão e plataformas de ouvidoria. Em 2023, os assistentes virtuais da Metasix realizaram mais de 10 milhões de atendimentos para os clientes da empresa em dezenas de ramos de negócios.

Entrevista com Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, sobre sigilo e assinatura digital

O poder transformador dos dados e da IA: como as empresas utilizam essas ferramentas no dia a dia

O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança Digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna de Criptoativos.

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

TCMSP e Inecripto firmam acordo de cooperação sobre criptoativos na administração pública

Prefeitura de São Paulo adota Blockchain no atendimento aos moradores

Como controlar seus ativos para se preparar para a computação pós-quântica?

Governo começa a utilizar o blockchain na emissão da Carteira de Identidade Nacional

O que garante aos usuários a segurança e a solvência das empresas cripto?

DINAMO Networks participa do principal evento de blockchain do país

TAGS

Blockchain