A Brasscom propõe posicionar o Brasil nas cadeias globais de valor digital, com foco em transformação, inclusão e sustentabilidade
Na quarta-feira 7 de maio, a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais) participou do painel “Plano Brasil Digital 2030+” durante o ABRINT Global Congress 2025, principal evento da América Latina voltado para líderes em telecomunicações, tecnologia e conectividade.
Com mediação de Mauricélio Oliveira, presidente da ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), o debate reuniu Sérgio Sgobbi, diretor de relações institucionais da Brasscom, Carla Nicolau, gerente institucional da Vivo, e Ivan Santos, CEO da Agile Inc.
Desenvolvido sob liderança da Brasscom, com apoio da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e da consultoria Oliver Wyman, o Plano Brasil Digital 2030+ propõe uma estratégia nacional de longo prazo para consolidar o país nas cadeias globais de valor digital. Composto por seis pilares, o objetivo é fomentar transformação digital do Brasil, além de promover inovação, sustentabilidade e inclusão social.
Durante o painel, Sérgio Sgobbi destacou que o Brasil tem capacidade de repetir histórias de sucesso estruturadas a partir de planejamentos com metas reais, como o Proálcool, a criação da Embraer, com apoio do ITA, e a consolidação do agronegócio como setor de referência global. Para o diretor, “é com essa mesma concepção que nasce o Plano Brasil Digital 2030+”.
Ainda durante o evento, os painelistas reforçaram que a transformação digital não é apenas uma questão do setor de tecnologia, mas impacta toda a sociedade.
“Hoje, a tecnologia é a base que viabiliza mudanças profundas em todas as áreas. Seja no meio ambiente, na economia ou na gestão pública. Quando desenvolvemos soluções que, por exemplo, permitem a redução de custos por meio de sistemas digitais, não estamos apenas inovando tecnicamente estamos contribuindo diretamente para uma sociedade mais eficiente, acessível e sustentável”, afirmou Sgobbi.
Questionado sobre os setores com maior potencial de transformação ao qual o Plano BD30+ pode impactar, Sgobbi apontou a saúde como uma das áreas de destaque. “A ausência de um prontuário eletrônico único compromete a eficiência do SUS. A digitalização pode racionalizar custos e melhorar a experiência do cidadão”, destacou.
Ele também citou iniciativas como o cadastro positivo e o open banking como exemplos de como a digitalização já vem beneficiando diretamente a população.
Diante de todo o potencial de ganhos para o país, Sgobbi também reforçou a importância da capacitação e do letramento digital como pilares fundamentais do Plano. “Hoje, um em cada quatro brasileiros não consegue interpretar informações em uma plataforma de streaming, por exemplo. Isso evidencia que, antes de falarmos em acesso à tecnologia, é preciso garantir o letramento básico para que a população possa, de fato, se beneficiar das oportunidades geradas pela transformação digital”, destacou.
O Plano Brasil Digital 2030+ foi desenvolvido sob a liderança do “Conselhão”, organizado pela Brasscom, com o apoio da ABES e da Oliver Wyman. A iniciativa propõe que o Brasil desenvolva uma estratégia de longo prazo, posicionando-se nas cadeias de valor digitais globais e contribuindo de forma decisiva para o crescimento da economia, promovendo maior sustentabilidade e inclusão social.
Conheça a Brasscom

A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC alinhadas com a Era Digital. A entidade atua para defender e promover o desenvolvimento do Macrossetor de TIC e de tecnologias digitais, em prol de um País Digital, Conectado e Inovador.
Acesse a coluna da Brasscom aqui!
Brasscom passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo
Brasscom participa do Abrint Global Congress 2025
Perspectivas do setor TIC para 2025
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!