Últimas notícias

Fique informado

Desoneração é passo importante para contratações no setor de tecnologia

13 de outubro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Projeto de Lei 334/2023 será votado no Senado na próxima terça-feira (17/10). Proposta incentiva a criação de vagas de empregos e impulsiona a economia

O Projeto de Lei (PL) 334/2023, que prorroga a Desoneração da Folha de Pagamentos para 17 setores da economia até 31 de dezembro de 2027, de autoria do Senador Efraim Filho (União), será votado na próxima terça-feira 17/10 no Senado Federal.

O texto está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado, tendo como relator o Senador Angelo Coronel (PSD), após as mudanças aprovadas na Câmara dos Deputados.

Importa destacar que a Desoneração da Folha de Pagamentos se trata de uma opcionalidade das empresas em que a troca de base tributável de 20% sobre a folha de pagamentos é alternada para um percentual da receita bruta, que varia de 1 a 4%.

Para o Macrossetor de TIC (TIC, TI in House e Telecom), a medida é essencial para a manutenção e geração de empregos, o que impulsiona a construção de um país cada vez mais tecnológico e inovador.

O setor de tecnologia tornou-se um setor que reúne diversas oportunidades e que movimenta o mercado brasileiro. Segundo o Relatório Setorial produzido pela Brasscom, referente a 2022, nos últimos 5 anos o Macrossetor TIC cresceu 6,9%. Para o IDC (International Data Corporation), até 2026 a estimativa é de R$ 666 bilhões em investimentos para projetos de transformação digital no País.

No que diz respeito à empregabilidade, o Macrossetor de TIC encerrou 2022 com 2,02 milhões de empregos, um aumento notável de 117 mil postos de trabalho, segundo a Brasscom.

Esses resultados mostram o potencial de crescimento do setor e as oportunidades que podem vir com a continuidade da política da Desoneração da Folha.

Manifesto pela Desoneração da Folha de Pagamento

Representantes dos 17 setores econômicos do Brasil publicaram em 10 de maio um manifesto que expressa o apoio à aprovação do PL 334/23.

A medida veio após estudo realizado pela Brasscom onde observou-se que, entre os anos de 2017 e 2022, os 17 setores viram sua base de trabalhadores crescer em 1,2 milhão de pessoas, atingindo 8,9 milhões até o final de dezembro de 2022. Isso representou crescimento de 15,5% no emprego, enquanto os salários aumentaram em 20,7%.

Esses resultados demonstram que a desoneração tem sido benéfica tanto para as empresas quanto para os trabalhadores e para o governo, em um cenário de contínuo dinamismo econômico.

Para a Brasscom, esses números mostram o quanto a política é estruturante e, por isso, a associação, que representa as principais empresas de tecnologia no Brasil tem atuado intensamente para conscientização dos deputados federais quanto à importância da matéria.

Brasscom lança projeto em Itatiba – SP para incentivo à educação digital

Futurecom 2023: Brasscom participa do painel Profissionais do Futuro

Affonso Nina assume a Presidência Executiva da Brasscom e Conselho de administração assume novo mandato de dois anos

Conheça a Brasscom

A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC alinhadas com a Era Digital. A entidade atua para defender e promover o desenvolvimento do Macrossetor de TIC e de tecnologias digitais, em prol de um País Digital, Conectado e Inovador.

Acesse a coluna da Brasscom aqui!