Últimas notícias

Fique informado

Capacitação para Transformação Digital: Entrevista com o presidente do Grupo Impacta

04/05/2018

Falamos muito sobre a Transformação Digital e Indústria 4.0, mas será que o mercado está preparando seus profissionais para esta jornada?

Célio Antunes – Fundador e presidente do Grupo Impacta

Procuramos Célio Antunes, fundador e presidente do Grupo Impacta que tem como missão “Conhecimento sem limites”.

Desde 1988 essa é a missão do Grupo Impacta Tecnologia: treinamento de profissionais especializados e preparados para assumir posições de liderança nos mercados de TI, Gestão e Design. Atualmente o grupo disponibiliza mais de 300 treinamentos e 40 certificações

O portfólio de cursos especializados em tecnologia e mercado digital  é um dos mais completos da América Latina, fundamentado na expertise de um grupo educacional pioneiro e instrutores altamente qualificados.

Célio Antunes começou sua carreira na indústria de microcomputadores na década de 1980. Nesse momento enxergou que, com o advento da microinformática e o surgimento da internet, haveria uma enorme revolução no mundo, e que aquilo impactaria todas as atividades produtivas e as comunicações globais.

Ele previu a grande falta de pessoal capacitado na tecnologia da informação e em áreas afins e criou, 30 anos atrás, um empreendimento educacional que hoje é uma das iniciativas mais arrojadas, quando se fala e habilitação empresarial e formação de capital intelectual para o mercado.

E agora? Como o Grupo Impacta pode contribuir para a capacitação de profissionais para a Transformação Digital?

Crypto ID: Célio, falando um pouco sobre o histórico da Impacta, qual foi o primeiro curso disponibilizado pela Impacta e a que público se destinava?

Célio Antunes: O primeiro curso foi Hardware – Manutenção de Computadores, o treinamento foi desenvolvido após perceber o déficit de mão de obra especializada na manutenção de computadores, ele foi desenhado para capacitar técnicos eletrônicos e pessoas interessadas em ingressar no mercado que estava em ebulição.

Crypto ID: De lá pra cá, quantos cursos técnicos vocês criaram?

Célio Antunes: Nesses 30 anos de história criamos mais de 3.000 cursos livres com a MEI – metodologia de ensino IMPACTA e ICS (IMPACTA Certified Specialist), além de mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação.

Crypto ID: Qual é o curso em que vocês mais capacitam mão de obra para o mercado?

Célio Antunes: Capacitamos mais de 1,5 milhão de alunos em diferentes áreas de atuação, podemos destacar os seguintes cursos como bestsellers: Desenvolvimento de Aplicação, Infraestrutura de Redes, Banco de Dados e Ferramentas Administrativas.

Crypto ID: Quando pensou em criar cursos superiores de graduação e de pós-graduação? E o que mais o motivou?

Célio Antunes: Analisando a alta demanda do mercado e alinhado com a missão do Grupo Impacta, que é fazer a diferença na vida das pessoas e das empresas, proporcionando condições que desenvolvam seu potencial e atinjam sua plenitude com qualidade. Lançamos a Faculdade Impacta, especializada em TI que tem o objetivo de fechar o ciclo de formação que chamo de VCC (Visão de Ciclo Completo) através dos nossos cursos de graduação e pós-graduação.

Crypto ID: Hoje se fala muito na indústria 4.0 e em Transformação Digital. Você acha que o Brasil está capacitado para o que estar por vir?

Célio Antunes: Muitas empresas já estão investindo em ações práticas para fazer essa transição, principalmente. Outras já são startups que nasceram no meio da Transformação Digital. É claro que o mercado brasileiro é muito amplo e ainda está começando a entender essas mudanças, mas acredito que os novos modelos de negócio tendem a puxar essa demanda e em pouco tempo teremos muitas empresas inovando.

Crypto ID: As empresas já entenderam que tem um déficit da capacitação nesse sentido?

Célio Antunes: Sim, principalmente as grandes e mais novas empresas. A concorrência, o compartilhamento de informações e o surgimento das grandes startups mundiais, fizeram com que muitos gestores entendessem que precisam atualizar seus times e investir na formação de líderes focados em inovação e soluções criativas.

Crypto ID: E vocês já estão capacitando profissionais para essa jornada?

Célio Antunes: Sim, aqui na Impacta recebemos muitos clientes que buscam justamente maneiras de capacitar seus times para fazer a transformação digital no negócio. Além disso, criamos a primeira pós-graduação em Big Data do Brasil e lançamos agora cursos de Pós em Engenharia Robótica e Cloud Computing. Sem contar as que estão no “forno” como Indústria 4.0 e Inteligência Artificial.

Crypto ID: Quais são os cursos direcionados a capacitação de profissionais para a Transformação Digital?

Célio Antunes: Além dos cursos citados, o que nós fazemos na verdade é oferecer um serviço completo de consultoria, passando pelo mapeamento de necessidades, planejamento de ações, execução e mensuração de resultados. Só depois é que serão definidos quais os cursos e modelos de aplicação ideais para a realidade e necessidade da empresa. Há casos em que criamos uma Universidade Corporativa, outros mais focados em infraestrutura de serviços ou até mesmo na aplicação de conceitos de economia criativa.

Crypto ID: Quais são áreas em que essa capacitação será mais necessária?

Célio Antunes: A capacitação para a transformação digital é necessária em muitos setores, mas podemos apontar as áreas de maior impacta nesse novo cenário como: gestão de negócios, TI e atendimento e experiência do cliente.

Crypto ID: O MEC divulgou as portaria 330 e 315 respectivamente que trata da obrigatoriedade do diploma eletrônico e a que trata dos acervos – Veja a matéria. Qual é o reflexo para o mercado educacional dessas duas portarias? E quais os benefícios para instituições de ensino, alunos e empresas?

Célio Antunes: Nós vemos essas portarias como uma ótima modernização, tanto para alunos como para o meio acadêmico, pois facilitará e agilizará o acesso aos documentos e acervos, além de diminuir o risco de fraudes.  Acredito que todos têm a ganhar com esse avanço!

Crypto ID: Vocês já estão se preparando para atender as duas portarias?

Célio Antunes: Sim, já estamos alinhando e analisando a melhor maneira de se adequar o quanto antes. Como as portarias são bem recentes, ainda estamos estudando e buscando informações com o MEC, mas a intenção é atendê-las o quanto antes para oferecer maior comodidade aos nossos alunos na Faculdade Impacta.

Leia também…

Diploma Digital é a onda do momento

O diploma digital será obrigatório em todo o território nacional e as Instituições de Ensino Superior terão dois anos para implementar o processo

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<